Um estudante de filosofia de 23 anos de idade foi levado por seu pai a uma consulta médica, durante a qual o pai relatou que o filho não tinha muitos amigos e fazia o tipo geek: lia muita revista em quadrinho, jogava muito videogame e nunca teve namorada. Nos últimos seis meses, segundo o pai, o estudante passou a ficar progressivamente mais isolado e falando coisas às vezes difíceis de compreender. Durante a pandemia, começou a falar que a covid-19 era na verdade um juízo divino perpetrado pela deusa Bastet, razão pela qual a África não tinha sido muito atingida. Enviou vários e-mails para diferentes jornais, instituições públicas e embaixadas, pedindo para que todas as pessoas do mundo fossem evacuadas para o continente africano. O pai informou que o filho chegou a comprar uma passagem só de ida para Luanda, na Angola, para o fim de semana seguinte. O pai relatou, ainda, que o paciente sempre fora estudioso, meio esquisito, mas responsável e sensato e que, aos 20 anos de idade, havia apresentado quadro depressivo que fora tratado com fluoxetina, com aparente melhora na época.
A partir desse caso clínico, assinale a opção em que é apresentada, respectivamente, a principal hipótese diagnóstica e o melhor tratamento a ser indicado pelo médico ao paciente.
- A) transtorno afetivo bipolar; carbonato de lítio
- B) esquizofrenia; antipsicótico atípico
- C) transtorno depressivo maior; ISRS
- D) transtorno de personalidade esquizotípico; TCC
- E) transtorno de personalidade esquizoide; psicanálise
Resposta:
A alternativa correta é letra B) esquizofrenia; antipsicótico atípico
Gabarito: Letra B
a) transtorno afetivo bipolar; carbonato de lítio
Errado. A situação atual do estudante não é compatível com um episódio nem de mania nem de depressão.
b) esquizofrenia; antipsicótico atípico
Certo! O estudante está apresentando delírios, discurso desorganizado e sintomas negativos, por um período de seis meses, o que é suficiente para o diagnóstico de esquizofrenia.
c) transtorno depressivo maior; ISRS
Errado. O paciente não está apresentando humor deprimido ou perda de interesse em atividades.
d) transtorno de personalidade esquizotípico; TCC
Errado. O quadro atual do paciente vai além de um transtorno de personalidade esquizotípico.
e) transtorno de personalidade esquizoide; psicanálise
Errado. A personalidade esquizóide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional, que não é suficiente para explicar o caso do paciente.
Nosso gabarito é Letra B.
Deixe um comentário