Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um homem de quarenta anos, empregado na mesma empresa há 10 , começou a ter problemas no ambiente de trabalho,referente ao sentimento de estar sendo perseguido pelos colegas, que estariam “armando contra ele”. Os vínculos familiares mantiveram-se preservados e, afora esse sentimento de perseguição no trabalho, não foram encontrados outros sintomas e a personalidade do paciente manteve-se relativamente preservada. Os dados permitem levantar como hipótese diagnóstica um quadro de:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) paranoia;

Análise das alternativas:

 

a)  parafrenia;
 

INCORRETA. As parafrenias, de acordo com Dalgalarrondo (2008), são formas de psicose esquizofreniforme, aparecendo tardiamente, na qual estão presentes delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas há preservação da personalidade. 

 

b)  paranoia;
 

CORRETA. Segundo Dalgalarrondo (2008), a paranoia caracteriza-se por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado" em um domínio da personalidade, sem comprometer todo o resto. O sentimento de perseguição é típico da paranoia e como houve preservação de outros domínios, podemos dizer que este é o diagnóstico mais provável.

 

c)  esquizofrenia;
 

INCORRETA. Para que seja feito o diagnóstico de esquizofrenia, conforme o DSM 5, deve-se estar presente um conjunto de sinais e sintomas associados a um funcionamento profissional ou social prejudicado. Indivíduos com o transtorno apresentarão variações substanciais na maior parte das características, uma vez que a esquizofrenia é uma síndrome clínica heterogênea.

 

d)  síndrome delirante;
 

INCORRETA. Ocorre com mais frequência associada à esquizofrenia, em que há um comprometimento global do indivíduo, não pontual como apresentado pelo caso.

 

e)  síndrome produtiva.

 

INCORRETA. Refere-se aos sintomas positivos na esquizofrenia: alucinações (táteis, visuais, auditivas), idéias delirantes, comportamento bizarro, agitação psicomotora, etc.

 


Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *