Um psicólogo atende um paciente internado há 48 horas, devido a um quadro hepático grave. A equipe que pediu a intervenção do psicólogo não o informou das razões para o encaminhamento. A enfermagem comenta que o paciente está agitado e insone. Na entrevista com o psicólogo, o paciente apresenta sudorese e tremores intensos. Logo antes do diálogo iniciar, o paciente dirige o olhar para a parede, em um ponto à direita do psicólogo, faz um gesto negativo com a cabeça, fixa a atenção por um momento e, depois, começa a rir muito.
Com base nesses dados, qual é a hipótese diagnóstica mais provável que cabe ao psicólogo verificar?
- A) Manifestações sintomáticas de caráter iatrogênico
- B) Esquizofrenia ou algum outro transtorno psicótico
- C) Transtorno do humor
- D) Transtorno somatoforme
- E) Transtorno induzido pela abstinência de álcool
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Transtorno induzido pela abstinência de álcool
Com base no caso descrito, vejamos qual seria a opção de resposta mais adequada:
a) Manifestações sintomáticas de caráter iatrogênico
INCORRETA. Para eliminar essa alternativa, devemos saber o que significa "caráter iatrogênico". Esse termo refere-se os efeitos decorrentes do emprego de medicamentos, procedimentos cirurgicos, bem como manifestações decorrentes de qualquer tratamento indicado pelo médico ou auxiliares. Na descrição do caso, não temos a informação sobre o uso de alguma medicação ou qualquer processo médico envolvido. Logo, não se pode concluir que os sintomas possuem caráter iatrogênico.
b) Esquizofrenia ou algum outro transtorno psicótico
INCORRETA. Não foram mencionadas presença de sintomas típicos de um transtorno psicótico, como: alucinações, delírios, etc.
c) Transtorno do humor
INCORRETA. Para se enquadrar como um transtorno do humor, o paciente apresentaria alguma alteração no humor ou no afeto, como tristeza profunda; apatia; euforia; hiperatividade; etc. Apesar de haver relatos sobre agitação e insônia, os tremores e a sudorese são sintomas que se destacam no quadro clínico do paciente.
d) Transtorno somatoforme
INCORRETA. Para um diagnóstico provável de transtorno somatoforme, a apresentação clínica do paciente envolveria sintomas físicos, porém que não são completamente explicados por uma condição médica geral, pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental. No caso descrito, os sintomas podem estar relacionados ao uso de uma subtância.
e) Transtorno induzido pela abstinência de álcool
CORRETA. Conseguimos selecionar esta alternativa pela presença dos seguintes sintomas mencionados: agitação; insônia; sudorese e tremores intensos.
Deixe um comentário