Um psicólogo hospitalar que trabalha em uma UTI, devido à exposição à rotina de casos entre a vida e a morte, comum entre seus pacientes, desenvolve uma síndrome decorrente da prevalência de estresse, caracterizada por esgotamento emocional e psíquico com desenvolvimento de imagem negativa de si, atitudes negativas em relação ao trabalho, despersonalização e desinteresse pelos seus pacientes. Além de se ausentar do trabalho com mais frequência, vem desenvolvendo comportamento cínico, em relação aos seus colegas de trabalho, e dependência de álcool.
O quadro patológico descrito na história é característico de
- A) Fibromialgia
- B) Síndrome de Burnout
- C) Transtorno de Personalidade Narcísica
- D) Transtorno de Personalidade Histriônica
- E) Transtorno de Personalidade Antissocial
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Síndrome de Burnout
Análise das alternativas:
a) Fibromialgia
INCORRETA. Dentre os sintomas estão: dor generalizada, fadiga e dificuldades cognitivas. Além disso, algumas comorbidades podem estar presentes, como: depressão, dores de cabeça, dor ou cólicas no abdome inferior.
b) Síndrome de Burnout;
CORRETA. Caracterizado pelo esgotamento físico e mental intenso, que se desenvolve como resposta a pressões prolongadas que uma pessoa sofre a partir de fatores emocionais estressantes e interpessoais relacionados com o trabalho. Estes sintomas coincidem com a queixa descrita pela questão. Portanto, esta alternativa será nossa resposta.
c) Transtorno de Personalidade Narcísica;
INCORRETA. De acordo com Dalgalarrondo (2008), o indivíduo com transtorno de personalidade narcisista apresenta senso grandioso (e irreal) da importância da sua pessoa. Julga ter talentos especiais, espera ser reconhecido como superior, sem que tenha feito algo concreto para isso. Requer admiração excessiva, não tem empatia pelas pessoas comuns e é frequentemente arrogante.
d) Transtorno de Personalidade Histriônica;
INCORRETA. Segundo a CID-10, dentre as características desse transtorno estão: autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções; sugestionabilidade, facilmente influenciada por outros ou por circunstâncias; afetividade superficial e lábil; busca contínua de excitação, apreciação por outros e atividades nas quais o paciente seja o centro das atenções; sedução inapropriada em aparência ou comportamento; preocupação excessiva com atratividade física.
e) Transtorno de Personalidade Antissocial;
INCORRETA. Segundo o DSM 5, indivíduos com transtorno da personalidade antissocial frequentemente carecem de empatia e tendem a ser insensíveis, cínicos e desdenhosos em relação aos sentimentos, direitos e sofrimento dos outros. Podem ter autoconceito inflado e arrogante e podem ser excessivamente opiniáticos, autoconfiantes ou convencidos. Podem exibir um charme desinibido e superficial e podem ser muito volúveis e verbalmente fluentes.
Fonte:
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM 5. American Psychiatric Association, 2013.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete. Edusp, 1994.
Deixe um comentário