Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um senhor de 72 anos de idade se queixa de visão e audição menos acuradas e de lapsos de memória, que considera incômodos, embora não tenham consequências importantes. Ele refere a preocupação com a possibilidade de se tornar dependente dos filhos ou de cuidadores caso venha a desenvolver uma doença degenerativa que lhe comprometa as funções cognitivas, incapacidade de reconhecer os familiares e de realizar os autocuidados de vida diária.Com base na situação hipotética acima, julgue o item.A avaliação continuada do paciente deve investigar a existência de afasia e apraxia, sintomas importantes para o diagnóstico do mal de Alzheimer, que, se diagnosticados ainda na fase secundária da doença, podem ser revertidos.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

Se diagnosticados na fase secundária provavelmente a doença já estará em um nível avançado, o que dificultaria a melhora dos sintomas. 

 

Ademais, a apraxia e a afasia são sintomas que aparecem na fase moderada da doença de Alzheimer. Veja o que Louzã Neto e Elkis (1995) falam sobre isso:

Na fase moderada da demência de Alzheimer, a deterioração mental torna-se mais importante e surgem sintomas decorrentes do comprometimento de outras áreas cerebrais. [...] As alterações de linguagem se agravam, surgindo afasia de expressão ou de compreensão, ecolalia e logoclonia. Outras alterações das funções corticais superiores, como apraxia, agnosia, acalculia e agrafia, podem emergir nessa fase. 


Os autores ainda explicam que a evolução de demência é progressiva, porém varia de paciente pra paciente. Destacam que a velocidade da deterioração é mais lenta no início da doença e se acelera à medida em que se torna mais grave. Em vista disso, o erro do item está em dizer que os sintomas (apraxia, afasia, etc) poderiam ser revertidos quando identificados em sua fase mais avançada. 

 

Fonte: LOUZÃ NETO, Mario Rodrigues et al. Psiquiatria básica. In: Psiquiatria básica. Artes Médicas, 1995.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *