Continua após a publicidade..
Um transtorno da personalidade ou comprometimento orgânico concomitante pode tornar um indivíduo mais vulnerável a um transtorno de ajustamento. A vulnerabilidade também está associada com a perda de um dos pais, durante a infância. O apoio real ou imaginário, dos relacionamentos fundamentais, pode medir as respostas comportamentais ou emocionais aos estressores. Fundamental ao entendimento do transtorno de ajustamento é a compreensão de três fatores, que são
- A) a natureza do estressor, os significados conscientes do estressor e a vulnerabilidade preexistente da pessoa.
- B) a natureza do estressor, os significados conscientes e inconscientes do estressor e a vulnerabilidade preexistente da pessoa.
- C) a natureza do estressor, os significados inconscientes do estressor e a vulnerabilidade preexistente da pessoa.
- D) a identidade do estressor, os significados conscientes e inconscientes do estressor e a vulnerabilidade preexistente da pessoa
- E) a natureza do estressor, os significados conscientes e inconscientes do estressor e a identificação da pessoa.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a natureza do estressor, os significados conscientes e inconscientes do estressor e a vulnerabilidade preexistente da pessoa.
O transtorno de ajustamento é uma resposta maladaptativa a um estressor ou conjunto de estressores que causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. Para compreender adequadamente o transtorno de ajustamento, é fundamental considerar três fatores:
- A natureza do estressor: Refere-se à causa ou evento desencadeante que desencadeia o transtorno de ajustamento.
- Os significados conscientes e inconscientes do estressor: Os significados atribuídos ao estressor pelo indivíduo, tanto de forma consciente quanto inconsciente, podem influenciar a sua resposta emocional e comportamental.
- A vulnerabilidade preexistente da pessoa: Indica a predisposição individual para desenvolver um transtorno de ajustamento, que pode ser influenciada por fatores como transtornos da personalidade, comprometimento orgânico ou experiências traumáticas passadas, como a perda de um dos pais durante a infância.
Portanto, a alternativa B) aborda de maneira abrangente os três fatores essenciais para compreender o transtorno de ajustamento.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário