Uma criança que recebeu atendimento psicológico em um determinado serviço de saúde apresenta o seguinte quadro: limitações no comportamento social não verbal, incapacidade do contato do olhar, dificuldade em relação à expressão facial, atraso na fala com uso repetitivos e estereotipados da linguagem, andar na ponta dos pés e interesse pelos brinquedos giratórios.
A hipótese diagnóstica para o quadro clínico dessa criança é:
- A) esquizofrenia.
- B) autismo.
- C) obsessão.
- D) mania.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) autismo.
A hipótese diagnóstica para o quadro clínico dessa criança é:
A questão trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base no que destaca o DSM-5 (2014), atentando-se para os grifos em azul, acompanhe os recortes textuais a seguir, a fim de analisarmos as alternativas apresentadas:
- A idade e o padrão de início também devem ser observados para o transtorno do espectro autista. Os sintomas costumam ser reconhecidos durante o segundo ano de vida (12 a 24 meses), embora possam ser vistos antes dos 12 meses de idade, se os atrasos do desenvolvimento forem graves, ou percebidos após os 24 meses, se os sintomas forem mais sutis.
- O prejuízo pode ser relativamente sutil em áreas individuais (p. ex., alguém pode ter contato visual relativamente bom ao falar), mas perceptível na integração insatisfatória entre contato visual, gestos, postura corporal, prosódia e expressão facial para a comunicação social.
- O transtorno do espectro autista também é definido por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades [...] Comportamentos estereotipados ou repetitivos incluem estereotipias motoras simples (p. ex., abanar as mãos, estalar os dedos), uso repetitivo de objetos (p. ex., girar moedas, enfileirar objetos) e fala repetitiva (p. ex., ecolalia, repetição atrasada ou imediata de palavras ouvidas, uso de “tu” ao referir-se a si mesmo, uso estereotipado de palavras, frases ou padrões de prosódia).
Análise das alternativas
a) esquizofrenia.
INCORRETA. Segundo Carpenter & Thaker (2008):
“A esquizofrenia é uma síndrome clínica que provavelmente engloba várias doenças ainda não definidas [...] A maioria dos pacientes apresenta comprometimento sutil da cognição. Em muitos casos, os comprometimentos cognitivos e os aspectos emocionais e sociais da doença surgem precocemente na vida. Os sintomas psicóticos tipicamente se manifestam no final da adolescência ou início da fase adulta nos homens e um pouco mais tarde nas mulheres.”
b) autismo.
CORRETA. A alternativa corresponde ao quadro clínico requisitado pelo enunciado e corroborado pela literatura científica especializada, portanto, opção CERTA.
c) obsessão.
INCORRETA. Confira a definição do DSM-5 (2014, p.827) para o conceito de “obsessão”:
“Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados, em algum momento durante a perturbação, como intrusivos e indesejados e que na maioria dos indivíduos causam acentuada ansiedade ou sofrimento. O indivíduo tenta ignorar ou suprimir esses pensamentos, impulsos ou imagens ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação (i.e., executando uma compulsão).”
d) mania.
INCORRETA. Acompanhe a definição do DSM-5 (2014, p.826) para o conceito de “mania”:
“Estado mental de humor elevado, expansivo ou irritável e um nível persistentemente aumentado de atividade ou energia”
________________
Fonte consultada:
Carpenter WT, Thaker GK. Schizophrenia. ACP Medicine. 2008;1-12. Tradução: Soraya Imon de Oliveira. Disponível https://bit.ly/31HCjml Acesso em 16 de fev de 2021.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário