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Uma cuidadora ocupa-se da higiene bucal de Leo, um estudante com deficiência que reage exageradamente a estímulos sensoriais. Para que Leo adquira e mantenha o hábito da higiene bucal, ela utiliza uma abordagem lúdica, com a técnica “dizer-mostrar-fazer”, em que a escovação é simulada com o uso de fantoches para, gradativamente, ganhar a sua confiança e, então, realizar o procedimento. A higienização é realizada com uma escova de cabo longo, pois assim a mão da cuidadora se mantém mais distante do rosto de Leo, diminuindo o desconforto do contato. Além disso, como ele tem dificuldade de abrir e manter aberta a boca para a escovação, a cuidadora adota a contagem de tempo, dividindo a boca em 4 quadrantes e realizando a contagem em um quadrante por vez. Na parede do banheiro, a cuidadora afixou cartões de imagens para estabelecer a rotina da escovação.

Com base no relato, assinale a opção que relaciona corretamente os procedimentos descritos às necessidades de Leo, um estudante com

Resposta:

A alternativa correta é letra E) transtorno de espectro autista.

Gabarito: Letra E

 

Com base no relato, assinale a opção que relaciona corretamente os procedimentos descritos às necessidades de Leo, um estudante com

 

A técnica utilizada é bastante apropriada para o manejo de pacientes com transtorno do espectro autista:

“O objetivo do manejo de pacientes com transtorno do espectro autista é aumentar a independência, melhorar o desenvolvimento da comunicação e fornecer assistência aos cuidadores. As abordagens psicológicas usadas nesse paciente são semelhantes às da Odontopediatria, como: dizer-mostrar-fazer, reforço positivo, distração, dessensibilização, modelação e controle de voz (AMARAL; MARACRIDA; VIDEIRA; PARIZI et al., 2012; GANDHI; KLEIN, 2014; NELSON; CHIM; SHELLER; MCKINNEY et al., 2017). Essas técnicas não farmacológicas são realizadas da seguinte maneira: Dizer-mostrar-fazer: O cirurgião dentista explica para o paciente o passo a passo do procedimento, faz uma demonstração e, em seguida, realiza (CAMERON; WIDMER, 2012).

 a)  afonia.

b)  síndrome de Tourette.

c)  baixa visão ou cegueira.

d)  deficiência auditiva severa.

e)  transtorno de espectro autista.

 

Nosso gabarito é Letra E.

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