Uma das principais características da Psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos apresentados. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Na perspectiva cognitivista as cognições são essenciais ao funcionamento mental, tanto normal quanto patológico.
( ) Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão e conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores que o indivíduo não pode ter acesso.
( ) A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos e neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base do transtorno mental consiste em alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais.
( ) A perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes: a discriminação, a pobreza, a migração, o estresse ocupacional, a desmoralização sócio familiar, entre outros.
- A) V – V – V – F.
- B) F – V – V – F.
- C) V – F – F – V.
- D) V – V – V – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V – V – V – V.
Gabarito: Letra D
(V) Na perspectiva cognitivista as cognições são essenciais ao funcionamento mental, tanto normal quanto patológico.
Verdadeiro. Veja:
“a perspectiva cognitivista centra atenção sobre as representações cognitivas conscientes de cada indivíduo. As representações conscientes seriam vistas como essenciais ao funcionamento mental, normal e patológico. Os sintomas resultam de comportamentos e representações cognitivas disfuncionais, aprendidas e reforçadas pela experiência sociofamiliar”
(V) Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão e conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores que o indivíduo não pode ter acesso.
Verdadeiro. Veja:
“na visão psicanalítica, o homem é visto como ser “determinado”, dominado, por forças, desejos e conflitos inconscientes. A psicanálise dá grande importância aos afetos, que, segundo ela, dominam o psiquismo; o homem racional, autocontrolado, senhor de si e de seus desejos, é, para ela, uma enorme ilusão. Na visão psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão de conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso. O sintoma é encarado, nesse caso, como uma “formação de compromisso”, um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e as permissões culturais e as possibilidades reais de satisfação desse desejo. A resultante desse emaranhado de forças, dessa “trama conflitiva” inconsciente, é o que se identifica como sintoma psicopatológico.”
(V) A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos e neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base do transtorno mental consiste em alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais.
Verdadeiro. Veja:
“A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Nesse sentido, o aforismo do psiquiatra alemão Griesinger (1845) resume bem essa perspectiva: “doenças mentais são (de fato) doenças cerebrais”.”
(V) A perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes: a discriminação, a pobreza, a migração, o estresse ocupacional, a desmoralização sócio familiar, entre outros.
Verdadeiro. Veja:
“Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais, como discriminação, pobreza, migração, estresse ocupacional, desmoralização sociofamiliar, etc. Os sintomas e os transtornos devem ser estudados, segundo essa visão, no seu contexto eminentemente sociocultural, simbólico e histórico. É nesse contexto de normas, valores e símbolos culturalmente construídos que os sintomas recebem seu significado, e, portanto, poderiam ser precisamente estudados e tratados. Mais que isso, a cultura, em tal perspectiva, é elemento fundamental na própria determinação do que é normal ou patológico, na constituição dos transtornos e nos repertórios terapêuticos disponíveis em cada sociedade.”
Assim, a sequência correta é V, V, V, e V
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário