Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma mulher, ao dar entrada em uma emergência hospitalar, quando perguntada sobre o que a motivou a tentar se matar, respondeu: “Nos últimos dias, eu realmente não tenho tido certeza sobre mim mesma. Eu não tinha certeza se estava viva. Foi um teste”. A intenção dessa mulher seria melhor descrita como:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Parassuicida.

Gabarito: Letra D

Uma mulher, ao dar entrada em uma emergência hospitalar, quando perguntada sobre o que a motivou a tentar se matar, respondeu: “Nos últimos dias, eu realmente não tenho tido certeza sobre mim mesma. Eu não tinha certeza se estava viva. Foi um teste”. A intenção dessa mulher seria melhor descrita como:
a)  Mania.
b)  Histeria.
c)  Divisão.
d)  Parassuicida.
e)  Dicotomização.

 

Essa paciente, através de sua fala, demonstra que não queria de fato morrer, e sim ter certeza de que estava viva. Esse comportamento demonstra uma intenção parassuicida:

“Comportamento parassuicida. Parassuicídio é um termo criado para descrever pacientes que causam danos a si mesmos por meio de automutilação (p. ex., cortes na pele), mas que normalmente não desejam morrer. Estudos mostram que cerca de 4% de todos os pacientes em hospitais psiquiátricos cortam a si mesmos; a proporção de mulheres para homens é de quase 3:1. Estima-se que a incidência de lesões autoinfligidas em pacientes psiquiátricos seja de mais de 50 vezes a observada na população em geral. Psiquiatras indicam que adeptos da prática o fazem ao longo de vários anos. Automutilação é encontrada em cerca de 30% de todos os indivíduos que abusam de substâncias por via oral e em 10% de todos os usuários de substâncias por via intravenosa internados em unidades de tratamento para usuários de substâncias. Esses pacientes normalmente estão na faixa dos 20 anos e podem ser solteiros ou casados. A maioria se corta delicadamente, e não de forma grosseira, em geral em segredo, com uma lâmina de barbear, faca, vidro ou espelho quebrado. Os punhos, os braços, as coxas e as pernas são os locais cortados com maior frequência; o rosto, os seios e o abdome, mais raramente. A maioria das pessoas que se corta afirma não sentir dor e dá motivos para esse comportamento como raiva contra si mesmo ou outros, alívio de tensão e desejo de morrer. Em sua maioria, são classificadas como tendo transtornos da personalidade e são significativamente mais introvertidas, neuróticas e hostis do que os controles. Abuso de álcool e de outras substâncias é comum, e a maioria já tentou cometer suicídio. A automutilação é encarada como autodestruição localizada, como uma forma errada de lidar com impulsos agressivos causados pelo desejo inconsciente de punir a si mesmo ou um objeto introjetado”

 

Vamos ver também a justificativa da banca para o gabarito:

“O parassuicídio é definido como o ato não fatal, na sequência de um comportamento invulgar, protagonizado por um indivíduo, sem a intervenção de outrem, que provoca autolesão ou ingestão de uma substância em sobredosagem para além do prescrito ou de ser reconhecida como terapêutica, e que visa mudanças desejadas pelo indivíduo, quer através desse ato quer através das suas consequências físicas. Portanto, caracteriza-se por condutas autodestrutivas sem intenção de morrer e que não conduzem à morte, embora indiquem significativo sofrimento psicológico. O caso apresentado na questão “Uma mulher, ao dar entrada em uma emergência hospitalar, quando perguntada sobre o que a motivou a tentar se matar, respondeu: “Nos últimos dias, eu realmente não tenho tido certeza sobre mim mesma. Eu não tinha certeza se estava viva. Foi um teste”.” Indica conflito existencial (não tenho tipo certeza sobre mim mesma), afeto aversivo por si mesma, baixa autoestima e sugere conduta autodestrutiva sem intenção de morrer como uma conferência de vida pela afirmação “eu não tinha certeza se estava viva”; ou seja, para extrair sentimentos de realidade da dor física frente a estados psicológicos como a culpa, a tristeza, o pessimismo e a ansiedade e, por isso, tende a se tornar uma estratégia de regulação emocional.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *