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Uma psicóloga atende a uma criança do sexo feminino, de 8 anos de idade, encaminhada por estar apresentando problemas de comportamento em sala de aula.

Segundo a professora, apesar de ser uma criança sem dificuldades de relacionamento, tinha dificuldades de atenção, era muito irrequieta, não conseguia realizar as tarefas, não parava de falar durante as aulas e estava sempre chamando a atenção dos colegas. Durante a entrevista, a criança estabeleceu uma boa relação com a psicóloga, mas apresentou alguns dos comportamentos referidos pela professora.

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Transtorno de déficit de atenção.

Gabarito: Letra B

 

Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto.
a)  Dislexia.

Errado. Não há, no relato, indícios de dificuldade na leitura.


b)  Transtorno de déficit de atenção.

Certo! Os sintomas apresentados por essa criança são compatíveis com um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

““A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

a. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades

b. Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas

c. Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente

d. Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho

e. Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas

 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:

.

a. Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.

b. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado

c. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)

d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente.

e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado”

f. Frequentemente fala demais.

g. Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez

i. Frequentemente interrompe ou se intromete

 

c)  Deficiência intelectual.

Errado. No relato a criança não apresenta déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência.


d)  Transtorno de ajustamento.

Errado. No transtorno de ajustamento há apresentações que se dão em resposta a um estressor identificável mas não satisfazem os critérios para qualquer outro transtorno específico. Não há indicativo de estressores no relato.


e)  Transtorno de conduta.

Errado. O transtorno de conduta se caracteriza por comportamentos que violam os direitos básicos de terceiros, como assédio e furtos. A criança do relato não apresenta esses comportamentos.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

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