Uma psicóloga recebe uma mãe aflita com o recente hábito de arrancar os próprios cabelos desenvolvido por seu filho de 10 anos de idade.
A mãe relata que isso vem ocorrendo há cerca de um mês, e que o garoto tem se mostrado envergonhado com isso. Considerando esses dados para o diagnóstico, a psicóloga deve considerar que
- A) o caso atende aos critérios de transtorno de personalidade compulsiva.
- B) essa conduta é um dos primeiros sintomas de autismo.
- C) arrancar os cabelos costuma ser um comportamento associado a desequilíbrio hormonal.
- D) sentimentos de despersonalização tendem a provocar esse comportamento.
- E) esse comportamento pode ser um hábito temporário na infância.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) esse comportamento pode ser um hábito temporário na infância.
Uma psicóloga recebe uma mãe aflita com o recente hábito de arrancar os próprios cabelos desenvolvido por seu filho de 10 anos de idade.
A mãe relata que isso vem ocorrendo há cerca de um mês, e que o garoto tem se mostrado envergonhado com isso. Considerando esses dados para o diagnóstico, a psicóloga deve considerar que
a) o caso atende aos critérios de transtorno de personalidade compulsiva.
De acordo com o DSM-V, o nome do transtorno é Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva. Veja os critérios:
"Um padrão difuso de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal à custa de flexibilidade, abertura e eficiência que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:
1. É tão preocupado com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários a ponto de o objetivo principal da atividade ser perdido.
2. Demonstra perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas (p. ex., não consegue completar um projeto porque seus padrões próprios demasiadamente rígidos não são atingidos).3. É excessivamente dedicado ao trabalho e à produtividade em detrimento de atividades de lazer e amizades (não explicado por uma óbvia necessidade financeira).
4. É excessivamente consciencioso, escrupuloso e inflexível quanto a assuntos de moralidade, ética ou valores (não explicado por identificação cultural ou religiosa).
5. É incapaz de descartar objetos usados ou sem valor mesmo quando não têm valor sentimental.
6. Reluta em delegar tarefas ou trabalhar com outras pessoas a menos que elas se submetam à sua forma exata de fazer as coisas.
7. Adota um estilo miserável de gastos em relação a si e a outros; o dinheiro é visto como algo a ser acumulado para futuras catástrofes.
8. Exibe rigidez e teimosia."
O caso trazido pela questão não permite estabelecer esse diagnóstico.
Assertiva Falsa.
b) essa conduta é um dos primeiros sintomas de autismo.
Observe os critérios para o Transtorno do Espectro Autista:
"A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):
1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.
2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.
3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.
Especificar a gravidade atual:
A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamento restritos e repetitivos (ver Tabela 2).
B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; vér o texto):
1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereoti- pias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).
2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).
3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).
4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento).C. Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento (mas podem não se tornar plenamente manifestos até que as demandas sociais excedam as capacidades limitadas ou podem ser mascarados por estratégias aprendidas mais tarde na vida).
D. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente.
E. Essas perturbações não são mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento. Deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista costumam ser comórbidos; para fazer o diagnóstico da comorbidade de transtorno do espectro autista e deficiência intelectual, a comunicação social deve estar abaixo do esperado para o nível geral do desenvolvimento."
Com as informações apresentadas não podemos afirmar que se trata de um caso de autismo.
Assertiva Falsa.
c) arrancar os cabelos costuma ser um comportamento associado a desequilíbrio hormonal.
Na referência utilizada não há esse tipo de informação.
Assertiva Falsa.
d) sentimentos de despersonalização tendem a provocar esse comportamento.
Não há essa tendência, na despersonalização, de provocar esse comportamento.
Assertiva Falsa.
e) esse comportamento pode ser um hábito temporário na infância.
A questão fala sobre um comportamento recente e que não apresenta outros sintomas que podem fechar um diagnóstico. Portanto, pode ser algo temporário e sem a gravidade de uma psicopatologia.
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
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