Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma senhora de 30 anos, mãe de 3 crianças, chocou a população da pequena e pacata cidadezinha onde reside. Sempre tida como pessoa de excelente convivência, alegre, zelosa e amorosa com todos familiares e vizinhos, matou a si mesma e aos seus filhos na última madrugada. O marido disse “não sei o que aconteceu, mas agora eu vejo que já faz uns meses que ela não andava bem, pois ficava muito angustiada e ansiosa. Pediu demissão do emprego e dizia que não ia voltar a trabalhar (era gerente de empresa), que foi sempre muito incompetente, e que só chegou à gerência porque seus superiores sentiam dó dela. Falava que tava muito cansada, sem energia, não queria comer e tomar banho… eu via que ela estava mais quieta, isolada, às vezes chorava muito e dizia que as coisas iam ser muito difíceis dali em diante, com o olhar distante, como se estivesse ‘fora do ar’, parecia ‘estar ouvindo coisas’, muito diferente do que sempre foi”. Dentre as alternativas abaixo, assinale qual seria o diagnóstico mais provável dessa senhora:

Resposta:

A resposta correta desta questão é letra B) Transtorno Depressivo Maior Grave com Características Psicóticas.

Os sintomas apresentados pela mulher descritos no enunciado são consistentes com um quadro de transtorno depressivo maior grave com características psicóticas. Ela demonstrou sinais de angústia, ansiedade, isolamento social, sentimentos de incompetência, falta de energia, alterações no sono e no apetite, choro frequente e ideação suicida. Além disso, ela também apresentou sintomas psicóticos, como olhar distante, sensação de "estar fora do ar" e "ouvir coisas".

Esses sintomas indicam a presença de uma depressão grave com características psicóticas, o que torna a alternativa B a mais adequada para o diagnóstico dessa senhora.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *