Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Utilizando-se os critérios propostos no DSM-IV, é possível diagnosticar que há dependência de álcool quando uma pessoa

Resposta:

A alternativa correta é letra E) afirma beber cada vez mais para chegar à intoxicação; diz preferir ficar em casa bebendo a sair com a família para viagens de fim de semana que costumava realizar; afirma não parar de beber, mesmo que, nos últimos dois anos, tenha engordado e desestabilizado suas funções hepáticas por causa do álcool.

Questão Desatualizada

 

Utilizando-se os critérios propostos no DSM-IV, é possível diagnosticar que há dependência de álcool quando uma pessoa

 

Essa questão está desatualizada, pois atualmente as bancas utilizam o DSM-V. 

 

Observe o que o DSM-V fala sobre o Transtorno por Uso de Álcool:

 

A. Um padrão problemático de uso de álcool, levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos, manifestado por pelo menos dois dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses:


1. Álcool é frequentemente consumido em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.


2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool.


3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção de álcool, na utilização de álcool ou na recuperação de seus efeitos.


4. Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.


5. Uso recorrente de álcool, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.


6. Uso continuado de álcool, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.


7. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso de álcool.


8. Uso recorrente de álcool em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.


9. O uso de álcool é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo álcool.


10. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:


a. Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.


b. Efeito acentuadamente menor com o uso continuado da mesma quantidade de álcool.


11. Abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos:


a. Síndrome de abstinência característica de álcool (consultar os Critérios A e B do conjunto de critérios para abstinência de álcool, p. 499-500).


b. Álcool (ou uma substância estreitamente relacionada, como benzodiazepínicos) é consumido para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.

  

Com base nisso, nota-se que as alternativas abaixo não utilizam os mesmos termos e critérios:

 


a)  consome quantidades muito altas de bebida alcoólica a cada vez que se aborrece; percebe o álcool como um condicionante para a satisfação em situações sociais; apresenta comportamento problemático (beligerante.) após a ingestão de uma quantidade muito alta da substância.


b)  reconhece ter iniciado o consumo na adolescência e mantido o mesmo ritmo por mais de vinte anos; ingere próximo a 10 doses de bebida alcoólica por semana; começa a apresentar sinais graves de intoxicação com taxas de álcool no sangue de 0,4 g/l.


c)  teve problemas legais devido ao abuso do álcool; usa recorrentemente álcool antes de dirigir, colocando a vida em risco; tem problemas conjugais devido aos episódios de embriaguez.


d)  apresenta episódios de consumo exacerbado e prolongado, seguidos de esforço, sem sucesso, de abandonar o uso do álcool.


e)  afirma beber cada vez mais para chegar à intoxicação; diz preferir ficar em casa bebendo a sair com a família para viagens de fim de semana que costumava realizar; afirma não parar de beber, mesmo que, nos últimos dois anos, tenha engordado e desestabilizado suas funções hepáticas por causa do álcool. (Gabarito da Banca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *