Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Vários autores têm chamado a atenção para o fenômeno da depressão em crianças e adolescentes. Entre os sintomas que indicam o diagnóstico de transtorno depressivo maior, aqueles que aparecem com maior frequência na infância são:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) queixas somáticas, irritabilidade e retraimento social.

 

Vários autores têm chamado a atenção para o fenômeno da depressão em crianças e adolescentes. Entre os sintomas que indicam o diagnóstico de transtorno depressivo maior, aqueles que aparecem com maior frequência na infância são:

Considerando os aspectos clínicos da depressão em crianças e adolescentes, Bahls (2002, p. 360) menciona:

  • Sintomas mais frequentes e sintomas menos comuns:

“...os sintomas básicos de um episódio depressivo maior são os mesmos em adultos, adolescentes e crianças, embora existam dados sugerindo que a predominância de sintomas característicos pode mudar com a idade, citando sintomas muito comuns em crianças (queixas somáticas, irritabilidade e retraimento social) e sintomas menos comuns em crianças (retardo psicomotor, hipersonia e delírios).”

 
  • Sintomas mais raros:

“...o comportamento autodestrutivo na forma de bater a cabeça severa e repetidamente, morder-se, engolir objetos perigosos e a propenção a acidentes pode ser um equivalente suicida em crianças que não verbalizam emoções. Entretanto, a ideação suicida nesta faixa etária é considerada de ocorrência rara, podendo ocorrer em casos especiais.”


  

Com base no exposto vamos a análise das alternativas:

  

a)  queixas somáticas, irritabilidade e retraimento social.

Alternativa CORRETA. Os três sintomas citados, segundo Bahls (2002), são considerados os mais comuns em crianças, em relação aos aspectos concernentes a depressão, portanto, está CERTO o que preconiza a afirmativa..

 

b)  ideação suicida, comportamento autodestrutivo na forma de morder-se ou engolir objetos perigosos e irritabilidade.

Alternativa INCORRETA. Segundo a literatura supracitada tais comportamentos estão relacionados a ideação suicida, que é de ocorrência mais rara na caracterização do quadro.

  

c)  retraimento social, delírios e propensão a acidentes.

Alternativa INCORRETA. Sintomas como “retardo psicomotor, hipersonia e delírios” são citados pela literatura como os menos comuns em crianças, considerando aspectos clínicos da depressão.

 

d)  comportamento autodestrutivo na forma de morder-se ou engolir objetos perigosos, queixas somáticas e delírios.

Alternativa INCORRETA. Vide correção das alternativas “B” e “C”.

_______________

Fonte consultada:

 

Bahls, S. C. (2002). Aspectos clínicos da depressão em crianças e adolescentes. Jornal de Pediatria78(5), 359-366.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *