Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas sobre os estágios do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo Jean Piaget, colocando entre parênteses a letra “V” , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( )No período sensório-motor as estruturas mentais das crianças restringem-se ao domínio dos objetos concretos. ( )No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico. ( )No período operatório-concreto a criança inicia o desenvolvimento da linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais. ( )No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato. ( )No período pré-operatório formal a criança aprende a dominar as classes, relações e números, e raciocina sobre eles. 

Analise as afirmativas sobre os estágios do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo Jean Piaget, colocando entre parênteses a letra “V” , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )No período sensório-motor as estruturas mentais das crianças restringem-se ao
domínio dos objetos concretos.

( )No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico.

( )No período operatório-concreto a criança inicia o desenvolvimento da
linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais.

( )No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato.

( )No período pré-operatório formal a criança aprende a dominar as classes,
relações e números, e raciocina sobre eles. 

Resposta:

A alternativa correta é A)

Analise as afirmativas sobre os estágios do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo Jean Piaget, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(V) No período sensório-motor as estruturas mentais das crianças restringem-se ao domínio dos objetos concretos.
(F) No período pré-operatório a criança aprende a dominar o pensamento lógico.
(F) No período operatório-concreto a criança inicia o desenvolvimento da linguagem, os sentimentos interpessoais e as relações sociais.
(V) No período operatório formal desenvolve-se o pensamento abstrato.
(F) No período pré-operatório formal a criança aprende a dominar as classes, relações e números, e raciocina sobre eles.

  • A) VFFVF
  • B) FVFFF
  • C) VVVFF
  • D) FFFVV
  • E) FVVFV

Portanto, a alternativa correta é A) VFFVF.

É importante lembrar que, segundo Jean Piaget, o desenvolvimento da inteligência na criança ocorre em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal. Cada estágio é caracterizado por uma forma específica de pensamento e de interação com o ambiente.

No estágio sensório-motor, que ocorre de 0 a 2 anos, a criança se concentra em explorar o ambiente por meio dos sentidos e da ação motora. Nesse estágio, as estruturas mentais das crianças restringem-se ao domínio dos objetos concretos, como mencionado na primeira afirmativa.

Já no estágio pré-operatório, que ocorre de 2 a 7 anos, a criança começa a desenvolver a linguagem e a imaginação, mas ainda não consegue pensar de forma lógica. A segunda afirmativa está errada, pois a criança não aprende a dominar o pensamento lógico nesse estágio.

No estágio operatório-concreto, que ocorre de 7 a 11 anos, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensamento lógico, mas apenas em relação a objetos concretos. A terceira afirmativa está errada, pois nesse estágio a criança não inicia o desenvolvimento da linguagem, dos sentimentos interpessoais e das relações sociais.

Por fim, no estágio operatório-formal, que ocorre a partir dos 11 anos, a criança desenvolve a capacidade de pensamento abstrato e pode raciocinar sobre conceitos e ideias. A quarta afirmativa está correta, pois nesse estágio desenvolve-se o pensamento abstrato.

A quinta afirmativa está errada, pois não existe um estágio pré-operatório formal. Além disso, as crianças aprendem a dominar as classes, relações e números, e raciocinam sobre eles no estágio operatório-concreto, e não no estágio pré-operatório formal.

Portanto, é fundamental entender cada estágio do desenvolvimento da inteligência na criança, segundo Jean Piaget, para saber quais são as características e habilidades que as crianças desenvolvem em cada uma dessas fases.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *