As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear – antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada
As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear – antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada
- A)gratificação ou frustração de uma determinada zona erógena.
- B)resistência a fazer vir à tona lembranças esquecidas.
- C)frustração gerada a partir de uma experiência de abuso sexual.
- D)repressão que o ego faz de toda percepção que cause algum sofrimento.
- E)reação comportamental negativa (RCN).
Resposta:
A alternativa correta é A)
As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear - antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada
- A)gratificação ou frustração de uma determinada zona erógena.
- B)resistência a fazer vir à tona lembranças esquecidas.
- C)frustração gerada a partir de uma experiência de abuso sexual.
- D)repressão que o ego faz de toda percepção que cause algum sofrimento.
- E)reação comportamental negativa (RCN).
O gabarito correto é A). Isso ocorre porque, segundo a teoria psicanalítica, as zonas erógenas são áreas do corpo que, em diferentes fases do desenvolvimento infantil, são fontes de prazer e satisfação. A gratificação ou frustração dessas zonas pode levar à formação de pontos de fixação, que posteriormente podem influenciar o comportamento e a personalidade do indivíduo.
Além disso, é importante notar que os pontos de fixação não são necessariamente negativos. Eles podem ser positivos, caso a gratificação tenha sido saudável e adequada à fase de desenvolvimento. No entanto, quando a gratificação ou frustração é excessiva ou inadequada, pode levar à formação de pontos de fixação que posteriormente podem gerar conflitos e dificuldades para o indivíduo.
É importante ressaltar que a teoria psicanalítica não é a única abordagem que estuda a formação da personalidade. Existem outras teorias, como a behaviorista e a humanista, que também buscam entender como a personalidade se desenvolve. No entanto, a teoria psicanalítica é uma das mais influentes e amplamente aceitas na área da psicologia.
Em resumo, as etapas evolutivas na formação da personalidade da criança são complexas e influenciadas por various fatores. A formação de pontos de fixação é um dos processos que ocorrem durante essas etapas e pode influenciar a personalidade do indivíduo. É importante entender como esses processos ocorrem para que possamos desenvolver estratégias mais eficazes para ajudar as crianças a se desenvolverem de forma saudável.
Além disso, é fundamental que os pais e os educadores estejam cientes desses processos e trabalhem para criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento saudável da personalidade das crianças. Isso pode ser feito através da criação de um ambiente seguro e acolhedor, que permita às crianças explorar e aprender de forma segura.
Em última análise, a formação da personalidade é um processo complexo que envolve various fatores. É importante que os pais, os educadores e os profissionais de saúde mental trabalhem juntos para entender como esses processos ocorrem e como podem ser influenciados. Dessa forma, podemos desenvolver estratégias mais eficazes para ajudar as crianças a se desenvolverem de forma saudável e feliz.
Deixe um comentário