Questões Sobre Teorias da Personalidade - Psicologia - concurso
Questão 61
Pesquisando, Kurt Lewin identificou três fases no processo de mudança:
- A)congelamento, negação e mudança organizacional.
- B)negação, negociação e comprometimento.
- C)rejeição, barganha e comprometimento.
- D)rejeição, raiva e comprometimento.
- E)descongelamento, mudança e recongelamento.
A alternativa correta é E)
Pesquisando, Kurt Lewin identificou três fases no processo de mudança:
- A)congelamento, negação e mudança organizacional.
- B)negação, negociação e comprometimento.
- C)rejeição, barganha e comprometimento.
- D)rejeição, raiva e comprometimento.
- E)descongelamento, mudança e recongelamento.
O gabarito correto é E). A teoria de Kurt Lewin sobre as três fases do processo de mudança é amplamente utilizada em várias áreas, como administração, psicologia e sociologia. De acordo com Lewin, a mudança é um processo que ocorre em três estágios: descongelamento, mudança e recongelamento.
No primeiro estágio, o descongelamento, as pessoas começam a questionar o status quo e a se sentir insatisfeitas com a situação atual. Isso pode ocorrer devido a mudanças externas, como uma crise econômica, ou internas, como uma mudança na liderança. Nesse estágio, é comum que as pessoas sejam resistentes à mudança e que haja uma sensação de insegurança.
No segundo estágio, a mudança, as pessoas começam a se adaptar às novas circunstâncias e a encontrar maneiras de lidar com as mudanças. Isso pode envolver a aprendizagem de novas habilidades, a mudança de hábitos e a adaptação a novos processos.
No terceiro e último estágio, o recongelamento, as pessoas começam a se sentir mais seguras e a aceitar as mudanças como uma nova realidade. Nesse estágio, as pessoas começam a se adaptar às novas circunstâncias e a encontrar uma nova rotina.
A teoria de Lewin é importante porque nos ajuda a entender que a mudança é um processo natural e que é necessário passar por esses estágios para que a mudança seja eficaz. Além disso, a teoria de Lewin pode ser aplicada em diversas áreas, desde a mudança organizacional até a mudança pessoal.
Questão 62
A tipologia proposta por Carl Gustav Jung descreve como as pessoas usam critérios diferentes ao agir e ao fazer julgamentos. A função psicológica “sensação” refere-se a um enfoque
- A)em que se processam as informações muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada e informações relevantes à experiência imediata.
- B)relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos.
- C)orientado para o aspecto emocional da experiência, tomando decisões de acordo com julgamentos de valores próprios.
- D)que visa processar informações em termos da experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes.
- E)na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos - o que uma pessoa pode ver, tocar e cheirar.
A alternativa correta é E)
A tipologia proposta por Carl Gustav Jung descreve como as pessoas usam critérios diferentes ao agir e ao fazer julgamentos. A função psicológica "sensação" refere-se a um enfoque
- A)em que se processam as informações muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada e informações relevantes à experiência imediata.
- B)relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos.
- C)orientado para o aspecto emocional da experiência, tomando decisões de acordo com julgamentos de valores próprios.
- D)que visa processar informações em termos da experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes.
- E)na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos - o que uma pessoa pode ver, tocar e cheirar.
O gabarito correto é E). Isso significa que as pessoas que possuem como função psicológica dominante a "sensação" tendem a se concentrar em fatos concretos e observáveis, sem se preocupar muito com a interpretação ou análise desses fatos. Elas se baseiam em sua experiência direta e em sua percepção sensorial para tomar decisões e julgar situações.
Essa função psicológica é muito útil em situações que requerem uma resposta rápida e eficaz, como em emergências ou em situações de crise. No entanto, pode ser limitante em situações que requerem uma análise mais profunda ou uma visão mais ampla dos acontecimentos.
Além disso, é importante notar que nenhuma pessoa se encaixa completamente em uma única função psicológica. Todos nós temos uma combinação de funções, e a "sensação" é apenas uma delas. No entanto, entender melhor como funciona essa função pode ajudar a identificar nossas fortes e fracos pontos, e a desenvolver estratégias para melhorar nossas habilidades e tomar decisões mais informadas.
É interessante notar que a tipologia de Jung não é apenas uma ferramenta para entender a personalidade, mas também uma ferramenta para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ao compreender melhor nossas funções psicológicas, podemos aprender a trabalhar melhor com nossas habilidades e a superar nossos pontos fracos.
Além disso, a compreensão das funções psicológicas pode ajudar a melhorar as relações interpessoais e a comunicação. Quando conhecemos melhor as nossas próprias funções psicológicas, podemos também entender melhor as dos outros, e isso pode levar a uma melhor compreensão e a uma comunicação mais eficaz.
Em resumo, a função psicológica "sensação" é uma parte importante da tipologia de Jung, e entender melhor como ela funciona pode ajudar a desenvolver nossas habilidades, a melhorar nossas relações interpessoais e a tomar decisões mais informadas.
Questão 63
De acordo com a teoria do “campo de força” de Kurt Lewin, qualquer comportamento é resultante de um equilíbrio entre forças de
- A)atração e de repulsão.
- B)impulsão e de restrição.
- C)ação e de reação.
- D)atração e de reação.
- E)ação e de repulsão.
A alternativa correta é B)
De acordo com a teoria do "campo de força" de Kurt Lewin, qualquer comportamento é resultante de um equilíbrio entre forças de
- A)atração e de repulsão.
- B)impulsão e de restrição.
- C)ação e de reação.
- D)atração e de reação.
- E)ação e de repulsão.
A teoria do campo de força de Kurt Lewin é uma abordagem psicológica que busca entender como as pessoas tomam decisões e se comportam em diferentes situações. Segundo Lewin, o comportamento humano é influenciado por uma série de forças que atuam sobre o indivíduo, seja ele um indivíduo isolado ou inserido em um grupo.
Essas forças podem ser divididas em duas categorias: as forças impulsoras e as forças restritivas. As forças impulsoras são aquelas que estimulam o indivíduo a agir, enquanto as forças restritivas são aquelas que o impedem de agir. O equilíbrio entre essas duas forças é o que determina o comportamento final do indivíduo.
Um exemplo prático dessa teoria é quando alguém precisa decidir se deve ou não se candidatar a um emprego. As forças impulsoras nesse caso podem ser a possibilidade de aumento salarial, a oportunidade de crescimento profissional ou o desafio de uma nova função. Já as forças restritivas podem ser a falta de experiência, a insegurança sobre as habilidades ou o medo de mudanças.
O equilíbrio entre essas forças é o que vai determinar se a pessoa vai se candidatar ou não. Se as forças impulsoras forem mais fortes, a pessoa provavelmente vai se candidatar. Por outro lado, se as forças restritivas forem mais fortes, a pessoa pode decidir não se candidatar.
A teoria do campo de força de Kurt Lewin é uma ferramenta importante para entender como as pessoas tomam decisões e se comportam em diferentes situações. Ela pode ser aplicada em various áreas, como a psicologia, a educação, a administração e a marketing, entre outras.
Questão 64
As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear – antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada
- A)gratificação ou frustração de uma determinada zona erógena.
- B)resistência a fazer vir à tona lembranças esquecidas.
- C)frustração gerada a partir de uma experiência de abuso sexual.
- D)repressão que o ego faz de toda percepção que cause algum sofrimento.
- E)reação comportamental negativa (RCN).
A alternativa correta é A)
As etapas evolutivas na formação da personalidade da criança não são estanques e nem de uma progressão absolutamente linear - antes, elas se transformam, superpõem e interagem permanentemente entre si. Os diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os pontos de fixação formariam-se a partir de uma exagerada
- A)gratificação ou frustração de uma determinada zona erógena.
- B)resistência a fazer vir à tona lembranças esquecidas.
- C)frustração gerada a partir de uma experiência de abuso sexual.
- D)repressão que o ego faz de toda percepção que cause algum sofrimento.
- E)reação comportamental negativa (RCN).
O gabarito correto é A). Isso ocorre porque, segundo a teoria psicanalítica, as zonas erógenas são áreas do corpo que, em diferentes fases do desenvolvimento infantil, são fontes de prazer e satisfação. A gratificação ou frustração dessas zonas pode levar à formação de pontos de fixação, que posteriormente podem influenciar o comportamento e a personalidade do indivíduo.
Além disso, é importante notar que os pontos de fixação não são necessariamente negativos. Eles podem ser positivos, caso a gratificação tenha sido saudável e adequada à fase de desenvolvimento. No entanto, quando a gratificação ou frustração é excessiva ou inadequada, pode levar à formação de pontos de fixação que posteriormente podem gerar conflitos e dificuldades para o indivíduo.
É importante ressaltar que a teoria psicanalítica não é a única abordagem que estuda a formação da personalidade. Existem outras teorias, como a behaviorista e a humanista, que também buscam entender como a personalidade se desenvolve. No entanto, a teoria psicanalítica é uma das mais influentes e amplamente aceitas na área da psicologia.
Em resumo, as etapas evolutivas na formação da personalidade da criança são complexas e influenciadas por various fatores. A formação de pontos de fixação é um dos processos que ocorrem durante essas etapas e pode influenciar a personalidade do indivíduo. É importante entender como esses processos ocorrem para que possamos desenvolver estratégias mais eficazes para ajudar as crianças a se desenvolverem de forma saudável.
Além disso, é fundamental que os pais e os educadores estejam cientes desses processos e trabalhem para criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento saudável da personalidade das crianças. Isso pode ser feito através da criação de um ambiente seguro e acolhedor, que permita às crianças explorar e aprender de forma segura.
Em última análise, a formação da personalidade é um processo complexo que envolve various fatores. É importante que os pais, os educadores e os profissionais de saúde mental trabalhem juntos para entender como esses processos ocorrem e como podem ser influenciados. Dessa forma, podemos desenvolver estratégias mais eficazes para ajudar as crianças a se desenvolverem de forma saudável e feliz.
Questão 65
David E. Zimmerman acredita que ainda continua válida a clássica “equação etiológica” (ou “série complementar”) formulada por Freud (1916), por meio da qual ele postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredo-constitucionais, as antigas experiências emocionais com os pais e
- A)a evolução das capacidades sensoriais, motoras e intelectuais.
- B)a transmissão hereditária de características adquiridas de gerações anteriores.
- C)as experiências traumáticas da realidade da vida adulta.
- D)alguns fatores de natureza orgânica, como são alguns possíveis defeitos genéticos.
- E)os hemisférios cerebrais, que impõem certos talentos e não outros.
A alternativa correta é C)
David E. Zimmerman acredita que ainda continua válida a clássica "equação etiológica" (ou "série complementar") formulada por Freud (1916), por meio da qual ele postula que são três os fatores formadores da personalidade da criança: os heredo-constitucionais, as antigas experiências emocionais com os pais e as experiências traumáticas da realidade da vida adulta.
Essa teoria de Freud é interessante, pois nos permite entender como a personalidade de uma criança é moldada por uma combinação de fatores, desde a herança genética até as experiências vividas com os pais e no mundo exterior. Isso significa que a personalidade não é algo fixo e imutável, mas sim algo que pode ser influenciado e moldado ao longo do tempo.
Além disso, a teoria de Freud também destaca a importância das experiências emocionais na formação da personalidade. Isso é especialmente verdadeiro no caso das crianças, que estão mais suscetíveis às influências do ambiente e dos adultos que as cercam. As experiências emocionais positivas, como o amor e o carinho, podem contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade saudável e equilibrada, enquanto as experiências emocionais negativas, como o abandono ou o abuso, podem levar a problemas de personalidade e comportamento.
Outro fator importante a ser considerado é a realidade da vida adulta. As experiências traumáticas, como a perda de um ente querido ou uma situação de violência, podem ter um impacto profundo na personalidade da criança. Isso pode levar a criança a desenvolver mecanismos de defesa, como a negação ou a agressividade, para lidar com as emoções difíceis.
Em resumo, a teoria de Freud sobre a formação da personalidade é uma abordagem interessante e complexa que leva em consideração a interação entre fatores heredo-constitucionais, experiências emocionais e realidade da vida adulta. Embora não seja uma teoria definitiva ou infalível, ela pode ser uma ferramenta útil para entender como as crianças se desenvolvem e como podemos apoiá-las em seu crescimento.
É importante notar que a teoria de Freud não é a única abordagem para entender a formação da personalidade. Existem muitas outras teorias e perspectivas que buscam entender como as crianças se desenvolvem e como podemos apoiá-las. No entanto, a teoria de Freud é uma das mais influentes e amplamente aceitas, e continua a ser um ponto de referência importante na área da psicologia.
Questão 66
A personalidade representa a nossa individualidade, por isso é única, ou seja, cada pessoa tem a sua própria, que é diferente das demais. Em relação aos elementos da personalidade, é CORRETO afirmar:
- A)o temperamento é a parte herdada da personalidade, e expressa os dons vocacionais.
- B)as aptidões representam a manifestação da predisposição pelo interesse e vontade de potencializar características pessoais de forma a atingir o aprendizado.
- C)o caráter é a parte construída da personalidade, ou seja, não se nasce com ele definido, mas é moldado ao longo da vida.
- D)as capacidades são a parte da personalidade que representa o desenvolvimento contínuo do temperamento e do caráter.
A alternativa correta é C)
A personalidade representa a nossa individualidade, por isso é única, ou seja, cada pessoa tem a sua própria, que é diferente das demais. Em relação aos elementos da personalidade, é CORRETO afirmar:
- A)o temperamento é a parte herdada da personalidade, e expressa os dons vocacionais.
- B)as aptidões representam a manifestação da predisposição pelo interesse e vontade de potencializar características pessoais de forma a atingir o aprendizado.
- C)o caráter é a parte construída da personalidade, ou seja, não se nasce com ele definido, mas é moldado ao longo da vida.
- D)as capacidades são a parte da personalidade que representa o desenvolvimento contínuo do temperamento e do caráter.
O gabarito correto é C). Isso significa que o caráter é a parte da personalidade que é construída ao longo da vida, por meio de experiências, escolhas e decisões. Já o temperamento é a parte herdada, que traz consigo as características inatas de cada pessoa.
Além disso, é fundamental entender que a personalidade é uma construção dinâmica, que se desenvolve e se modifica ao longo do tempo. Isso significa que, embora tenhamos uma personalidade única, ela não é estática e pode mudar em resposta às experiências e às escolhas que fazemos.
Outro ponto importante é que a personalidade é influenciada por uma série de fatores, como a genética, o ambiente, a educação e as relações sociais. Isso significa que a personalidade é uma combinação de fatores inatos e adquiridos, que trabalham juntos para moldar quem somos e como nos comportamos.
Portanto, é fundamental entender que a personalidade é uma construção complexa e dinâmica, que é influenciada por uma série de fatores e pode mudar ao longo do tempo. Além disso, é importante reconhecer que a personalidade é única para cada pessoa, e que cada um tem sua própria personalidade, que é diferente das demais.
Questão 67
A definição de um conceito de personalidade tem sido objeto de vários teóricos da Psicologia. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA a respeito dos estudos da personalidade:
I. As teorias psicodinâmicas da personalidade focam a importância dos motivos, das emoções e das forças internas, supondo que a personalidade se desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância.
II. As teorias fenomenológicas definem que os indivíduos associam continuamente significados às informações que adquirem. Segundo essas teorias, todas as pessoas confrontam realidades ligeiramente diferentes. Assim o self é entendido como um conceito interno, que evolui com a interação entre as pessoas.
III. As teorias behavioristas enfatizam rigorosos métodos científicos, examinando ações observáveis em situações específicas. Ao procurar explicar uma conduta, ressaltam o ambiente e experiências, principalmente a aprendizagem.
IV. O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Carl Rogers.
- A)Apenas a assertiva IV está correta.
- B)Apenas as assertivas II e III estão corretas.
- C)Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
- D)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- E)Todas as assertivas estão corretas.
A alternativa correta é D)
A definição de um conceito de personalidade tem sido objeto de vários teóricos da Psicologia. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA a respeito dos estudos da personalidade:
I. As teorias psicodinâmicas da personalidade focam a importância dos motivos, das emoções e das forças internas, supondo que a personalidade se desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância.
II. As teorias fenomenológicas definem que os indivíduos associam continuamente significados às informações que adquirem. Segundo essas teorias, todas as pessoas confrontam realidades ligeiramente diferentes. Assim o self é entendido como um conceito interno, que evolui com a interação entre as pessoas.
III. As teorias behavioristas enfatizam rigorosos métodos científicos, examinando ações observáveis em situações específicas. Ao procurar explicar uma conduta, ressaltam o ambiente e experiências, principalmente a aprendizagem.
IV. O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Carl Rogers.
- A)Apenas a assertiva IV está correta.
- B)Apenas as assertivas II e III estão corretas.
- C)Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
- D)Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
- E)Todas as assertivas estão corretas.
Resposta: D) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. A assertiva IV está errada, pois Carl Rogers é considerado o principal estudioso da abordagem centrada na pessoa, e não das teorias psicodinâmicas. As teorias psicodinâmicas são mais frequentemente associadas a Sigmund Freud e seus seguidores.
É importante notar que as teorias psicodinâmicas, fenomenológicas e behavioristas são abordagens diferentes para estudar a personalidade, cada uma com suas próprias premissas e métodos. No entanto, todas elas contribuem para uma compreensão mais completa e profunda da personalidade humana.
As teorias psicodinâmicas, como mencionado, focam na importância dos motivos, emoções e forças internas na formação da personalidade. Já as teorias fenomenológicas se concentram na maneira como as pessoas experienciam e dão significado ao mundo ao seu redor.
Já as teorias behavioristas, por sua vez, se concentram em estudar a conduta humana a partir de uma perspectiva mais objetiva, enfatizando a importância do ambiente e das experiências na formação da personalidade.
Portanto, é fundamental entender as diferenças entre essas abordagens para ter uma visão mais completa e abrangente da personalidade humana.
Além disso, é importante lembrar que a personalidade é um construto complexo e multifacetado, que envolve muitos fatores, incluindo biológicos, psicológicos e sociais. Por isso, é necessário considerar diferentes perspectivas e abordagens para estudá-la de forma mais completa.
Em resumo, as assertivas I, II e III estão corretas, pois descrevem de forma precisa as características das teorias psicodinâmicas, fenomenológicas e behavioristas, respectivamente. Já a assertiva IV está errada, pois Carl Rogers não é o principal estudioso das teorias psicodinâmicas.
Questão 68
D. W. Winnicott procurou demonstrar que a experiência emocional da criança submetida à privação impede-a, principalmente, de
- A)entender a chegada de novos membros na família.
- B)obter êxito em suas tentativas de reparação.
- C)sentir plenamente a sensação de descoberta intelectual.
- D)obter recompensas de seus cuidadores.
- E)relacionar-se com superiores hierárquicos.
A alternativa correta é B)
D. W. Winnicott procurou demonstrar que a experiência emocional da criança submetida à privação impede-a, principalmente, de
- A)entender a chegada de novos membros na família.
- B)obter êxito em suas tentativas de reparação.
- C)sentir plenamente a sensação de descoberta intelectual.
- D)obter recompensas de seus cuidadores.
- E)relacionar-se com superiores hierárquicos.
A privação emocional pode ter efeitos profundos e duradouros na vida da criança. Segundo Winnicott, a falta de cuidado e atenção pode levar a criança a desenvolver sentimentos de insegurança e desconfiança em relação aos outros. Isso pode dificultar a formação de vínculos saudáveis e a capacidade de estabelecer relacionamentos significativos.
Além disso, a privação emocional pode também afetar a autoestima e a confiança da criança. Quando a criança não recebe a atenção e o cuidado necessários, ela pode desenvolver sentimentos de inadequação e baixa autoestima. Isso pode levar a dificuldades em alcançar objetivos e realizar suas potencialidades.
Winnicott também destacou a importância da reparação emocional na infância. Quando a criança experimenta a privação emocional, ela pode desenvolver uma necessidade intensa de reparação. No entanto, se essa reparação não for realizada, a criança pode ter dificuldades em obter êxito em suas tentativas de reparação, o que é a opção B) correta.
É importante notar que a privação emocional não é apenas resultado da falta de cuidado e atenção. Pode também ser causada por experiências traumáticas, como a perda de um pai ou a separação dos pais. Em qualquer caso, é fundamental que os cuidadores e os profissionais de saúde mental estejam cientes dos efeitos da privação emocional e trabalhem para proporcionar um ambiente seguro e nutritivo para a criança.
Por fim, é importante ressaltar que a reparação emocional é um processo complexo e que requer tempo, paciência e compaixão. É fundamental que os cuidadores e os profissionais de saúde mental trabalhem juntos para proporcionar apoio e cuidado à criança, a fim de que ela possa superar as dificuldades causadas pela privação emocional.
Questão 69
A função biológica do comportamento de apego é proteger o ser humano, quando pequeno, dos diversos perigos que podem ameaçá-lo. Essa frase é de autoria de um(a) importante teórico(a) da psicologia:
- A)Elisabeth Badinter.
- B)Sigmund Freud.
- C)Michel Foucault.
- D)Melanie Klein.
- E)John Bowlby.
A alternativa correta é E)
A função biológica do comportamento de apego é proteger o ser humano, quando pequeno, dos diversos perigos que podem ameaçá-lo. Essa frase é de autoria de um(a) importante teórico(a) da psicologia:
- A)Elisabeth Badinter.
- B)Sigmund Freud.
- C)Michel Foucault.
- D)Melanie Klein.
- E)John Bowlby.
O gabarito correto é E). Isso porque John Bowlby, um psicólogo britânico, foi o pioneiro na teoria do apego. Ele acreditava que o apego era fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e que a falta de apego poderia levar a problemas emocionais e sociais mais tarde.
Segundo Bowlby, o apego é uma necessidade biológica fundamental para a sobrevivência do ser humano. Quando uma criança se sente ameaçada ou em perigo, ela busca o apego com sua figura de apego (normalmente a mãe ou o pai) para se sentir segura e protegida. Isso ajuda a criança a se sentir mais confiante e segura no mundo.
O apego também é importante para o desenvolvimento social e emocional da criança. Quando uma criança se sente segura e protegida, ela pode começar a explorar o mundo ao seu redor, desenvolver suas habilidades sociais e emocionais e aprender a lidar com as situações difíceis.
No entanto, o apego não é apenas importante para as crianças. Os adultos também têm necessidades de apego e podem buscar o apego em suas relações românticas, amizades e até mesmo em suas relações familiares. Isso ajuda a explicar por que as pessoas podem se sentir tão conectadas e seguras com seus parceiros românticos ou amigos.
Além disso, a teoria do apego de Bowlby também ajuda a explicar por que as pessoas podem desenvolver problemas emocionais e sociais se não tiveram um apego saudável quando crianças. Por exemplo, as pessoas que sofreram de abuso ou negligência quando crianças podem ter dificuldades em desenvolver relacionamentos saudáveis quando adultas.
Em resumo, a função biológica do comportamento de apego é proteger o ser humano, quando pequeno, dos diversos perigos que podem ameaçá-lo, e John Bowlby foi o pioneiro nessa teoria. O apego é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e pode ter implicações importantes para as relações sociais e emocionais ao longo da vida.
Questão 70
A insegurança em si próprio e o medo de ser destruído do drogadito demonstram pela constância com que se evidenciam e a intensidade com que se apossam deste tipo de personalidade, que a estrutura do ego do toxicômano potencial é notavelmente
- A)forte.
- B)fraca.
- C)imoral.
- D)opressiva.
- E)potente.
A alternativa correta é B)
A insegurança em si próprio e o medo de ser destruído do drogadito demonstram pela constância com que se evidenciam e a intensidade com que se apossam deste tipo de personalidade, que a estrutura do ego do toxicômano potencial é notavelmente
- A)forte.
- B)fraca.
- C)imoral.
- D)opressiva.
- E)potente.
O gabarito correto é B). Isso porque a estrutura do ego do toxicômano potencial é caracterizada por uma falta de confiança em si mesmo, o que os leva a buscar uma válvula de escape nos estimulantes químicos. Essa insegurança é o que os impede de lidar com as pressões da vida e de encontrar maneiras saudáveis de lidar com o estresse.
Além disso, o medo de ser destruído é um sentimento que acompanha o toxicômano potencial em todos os lugares. Ele tem medo de perder o controle, de perder a aprovação dos outros, de perder sua identidade. Esse medo é o que o leva a buscar uma fuga na droga, que temporalmente o faz se sentir melhor, mas que em longo prazo o destrói ainda mais.
Portanto, é importante que os profissionais de saúde mental compreendam essa dinâmica e trabalhem para fortalecer a estrutura do ego do toxicômano potencial. Isso pode ser feito através de terapias que focam em aumentar a autoestima, em desenvolver habilidades de coping saudáveis e em trabalhar a resiliência.
Além disso, é fundamental que os familiares e amigos do toxicômano potencial também compreendam essa dinâmica e trabalhem para criar um ambiente que o apoie e o incentive a buscar ajudar. Isso pode ser feito através de uma abordagem baseada no amor e na compaixão, em vez de na culpa e na crítica.
Em resumo, a estrutura do ego do toxicômano potencial é fraca e precisa ser fortalecida. Isso pode ser feito através de uma abordagem multidisciplinar que envolva profissionais de saúde mental, familiares e amigos. Só assim será possível ajudar o toxicômano potencial a superar sua dependência e a encontrar uma vida mais saudável e mais feliz.