Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

1) Alguns autores que escrevem sobre Grupos (Zimerman & Osório [1997]; Cordioli [2008; 2019]) afirmam: um grupo procura auxiliar as pessoas a resolver seus problemas relacionados a eventos traumáticos decorrentes do acometimento de doenças de natureza aguda e, especialmente, crônicas, quando os integrantes compartilham um mesmo problema ou uma condição semelhante e reúnem‑se regularmente para trocar informações e dar e receber apoio psicológico, que ocorrem sob a liderança de pessoas pertencentes à mesma categoria diagnóstica ou de problemas de saúde dos demais integrantes e que vivenciam dificuldades semelhantes, e nos quais os princípios básicos desse grupo são aceitação de responsabilidade, participação voluntaria, concordância na mudança pessoal, anonimato e confidência. Todas essas características descrevem

  • A) a psicoterapia em grupo.
  • B) os grupos de autoajuda.
  • C) o grupo terapia.
  • D) o grupo de ensino‑aprendizagem.
  • E) os grupos institucionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) os grupos de autoajuda.

Os grupos de autoajuda são formados por indivíduos que compartilham experiências e desafios semelhantes. Eles se reúnem regularmente para oferecer suporte mútuo e discutir questões relacionadas a uma condição ou situação específica. Esses grupos são caracterizados pela aceitação de responsabilidade individual, participação voluntária, um compromisso com a mudança pessoal, e a manutenção do anonimato e confidencialidade. Essas características são essenciais para criar um ambiente seguro e de apoio, onde os membros podem se abrir e trabalhar em direção à superação de seus desafios.

Continua após a publicidade..

2) Segundo Tatagiba & Filártiga (2008) a dinâmica de grupo pode ser abrodada como um processo ou utilizada como técnica-instrumento. É correto afirmar, segundo as mesmas autoras:

1. Trabalho de grupo e dinâmica de grupo podem ser considerados sinônimos.

2. A técnica de dinâmica de grupo deve favorecer o movimento do grupo, facilitando a sua dinâmica.

3. A dinâmica de grupo auxilia no diagnóstico de necessidade grupais.

4. O facilitador não deve operar com o que emerge nas interações do processo do grupo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.

  • B) É correta apenas a afirmativa 3.

  • C) É correta apenas a afirmativa 4.

  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • E) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Gabarito: Letra D

Segundo Tatagiba & Filártiga (2008) a dinâmica de grupo pode ser abrodada como um processo ou utili[1]zada como técnica-instrumento. É correto afirmar, segundo as mesmas autoras:

Errado. A dinâmica de grupo é mais específica, estuda as relações dentro de pequenos grupos e como os membros se influenciam entre si.

 

2. A técnica de dinâmica de grupo deve favorecer o movimento do grupo, facilitando a sua dinâmica.

Certo! Favorecer o movimento do grupo é um dos principais objetivos da dinâmica de grupos.

 

Certo! A dinâmica de grupo possibilita esse diagnóstico.

 

4. O facilitador não deve operar com o que emerge nas interações do processo do grupo.

Errado. Pelo contrário, o facilitador é um intermediador, e não deve esperar que sua conduta seja a mesma em todos os grupos, porque é fundamental que ele opere com o que emergir nas interações.

 

Assim, apenas 2 e 3 estão corretas.

Gabarito Letra D

3) A psicoterapia, de acordo com Wolberg (1995 apud Sommers-Flanagan & Sommers- Flanagan, 2006, pag.5) é um tratamento psicológico de problemas emocionais no qual uma pessoa treinada estabelece deliberadamente um relacionamento profissional com o paciente para eliminar, modificar ou diminuir sintomas existentes, estabilizar os padrões perturbados de comportamentos e promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade. Relacionar os tipos de terapia da primeira coluna com suas descrições da segunda coluna:

1. Psicoterapia Infantil.

2. Psicoterapia Adolescente.

3. Psicoterapia do Idoso.

4. Psicoterapia de Família.

( ) Os objetivos dessa terapia é alívio sintomático, adaptação às alterações decorrentes da velhice, aceitação de uma dependência maior, desenvolvimento da capacidade de falar sobre si próprio e seus problemas, alívio dos sentimentos de insegurança, melhora da autoestima e utilização mais efetiva dos recursos da comunidade.

( ) É indicada quando os seus membros desejam melhorar sua forma de se relacionar, conhecer melhor as reações de cada um ou simplesmente se integrar melhor; nos casos em que está em processo de separação e divórcio.

( ) Destina-se a trabalhar dificuldades de relacionamento com adultos ou com outras crianças, problemas de comportamento como agressividade, apatia, problemas de medo excessivo, enurese noturna, encoprese, choro indiscriminado e sem causa aparente, vivência de trauma (abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono).

( ) Alguns problemas podem ser indicação: agressividade, dificuldade de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola, busca de identidade, projeto de vida, síndrome normal da adolescência.

Assinale a sequência correta debaixo para cima:

  • A) 1-2-3-4.
  • B) 2-1-4-3.
  • C) 4-3-2-1.
  • D) 3-4-1-2.
  • E) 2-4-3-1.

FAZER COMENTÁRIO

3. Psicoterapia do Idoso: Os objetivos dessa terapia são alívio sintomático, adaptação às alterações decorrentes da velhice, aceitação de uma dependência maior, desenvolvimento da capacidade de falar sobre si próprio e seus problemas, alívio dos sentimentos de insegurança, melhora da autoestima e utilização mais efetiva dos recursos da comunidade.

4. Psicoterapia de Família: É indicada quando os seus membros desejam melhorar sua forma de se relacionar, conhecer melhor as reações de cada um ou simplesmente se integrar melhor; nos casos em que está em processo de separação e divórcio.

1. Psicoterapia Infantil: Destina-se a trabalhar dificuldades de relacionamento com adultos ou com outras crianças, problemas de comportamento como agressividade, apatia, problemas de medo excessivo, enurese noturna, encoprese, choro indiscriminado e sem causa aparente, vivência de trauma (abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono).

2. Psicoterapia Adolescente: Alguns problemas podem ser indicação: agressividade, dificuldade de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola, busca de identidade, projeto de vida, síndrome normal da adolescência.

A sequência correta, de baixo para cima, é D) 3-4-1-2.

Continua após a publicidade..

4) Alguns autores que escrevem sobre Grupos (Zimerman & Osório [1997]; Cordioli [2008; 2019]) afirmam: um grupo procura auxiliar as pessoas a resolver seus problemas relacionados a eventos traumáticos decorrentes do acometimento de doenças de natureza aguda e, especialmente, crônicas, quando os integrantes compartilham um mesmo problema ou uma condição semelhante e reúnem‑se regularmente para trocar informações e dar e receber apoio psicológico, que ocorrem sob a liderança de pessoas pertencentes à mesma categoria diagnóstica ou de problemas de saúde dos demais integrantes e que vivenciam dificuldades semelhantes, e nos quais os princípios básicos desse grupo são aceitação de responsabilidade, participação voluntaria, concordância na mudança pessoal, anonimato e confidência. Todas essas características descrevem

  • A) a psicoterapia em grupo.
  • B) os grupos de autoajuda.
  • C) o grupo terapia.
  • D) o grupo de ensino‑aprendizagem.
  • E) os grupos institucionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) os grupos de autoajuda.

Os grupos de autoajuda são formados por indivíduos que compartilham experiências e desafios semelhantes. Eles se reúnem regularmente para oferecer suporte mútuo e discutir questões relacionadas a uma condição ou situação específica. Esses grupos são caracterizados pela aceitação de responsabilidade individual, participação voluntária, um compromisso com a mudança pessoal, anonimato e confidencialidade. Diferentemente da psicoterapia em grupo, que é conduzida por um terapeuta profissional, os grupos de autoajuda geralmente são liderados por membros do grupo que têm experiências semelhantes às dos outros participantes.

5) As psicoterapias de grupo surgiram a partir da necessidade de se estender a um número maior de pessoas as possibilidades de atendimento psicoterápico. Os primeiros grupos de que se têm notícias foram organizados por Pratt (1922). Addler, Bion, Foulkes, Pichon Riviére, J. Moreno entre outros, se destacaram no estudo dos grupos, e foi particularmente durante a segunda guerra e no pósguerra que tiveram um grande desenvolvimento. Acerca desta informação é CORRETO afirmar:

  • A) Bion e Addler consideram que os grupos Operativos visam operar em uma determinada tarefa, desde que haja uma finalidade psicoterápica e não cobrem os seguintes campos: grupos de ensino-aprendizagem, grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.
  • B) Addler considera que os grupos Operativos visam operar em uma determinada tarefa, desde que haja uma finalidade psicoterápica e não cobrem os seguintes campos: grupos de ensino-aprendizagem, grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.
  • C) Foulkes, nas relações grupais, utilizou as vertentes sociológicas e introduziu a noção de campo grupal, tendo se dedicado ao estudo das minorias racionais.
  • D) Bion, embora nunca tenha trabalhado diretamente com grupoterapias, trouxe uma grande contribuição especifica contida quando publicou «O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização» (1930), sendo Psicologia de Massa o mais importante como contribuição às psicoterapias de grupo.
  • E) J. Morena conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada e nos Grupos Operativos. Vale destacar a formação dos papeis, o esquema conceitual referencial (ECRO) e a noção dos três Ds (o depositante, o depositado e o depositário).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) J. Morena conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada e nos Grupos Operativos. Vale destacar a formação dos papeis, o esquema conceitual referencial (ECRO) e a noção dos três Ds (o depositante, o depositado e o depositário).

GABARITO DA BANCA: E

(Questão passível de anulação)

 

As psicoterapias de grupo surgiram a partir da necessidade de se estender a um número maior de pessoas as possibilidades de atendimento psicoterápico. Os primeiros grupos de que se têm notícias foram organizados por Pratt (1922). Addler, Bion, Foulkes, Pichon Riviére, J. Moreno entre outros, se destacaram no estudo dos grupos, e foi particularmente durante a segunda guerra e no pós-guerra que tiveram um grande desenvolvimento. Acerca desta informação é CORRETO afirmar:


a)  Bion e Addler consideram que os grupos Operativos visam operar em uma determinada tarefa, desde que haja uma finalidade psicoterápica e não cobrem os seguintes campos: grupos de ensino-aprendizagem, grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.

 

O autor que desenvolveu a técnica dos Grupos Operativos foi Pichon-Rivière. Essa técnica engloba, sim, os grupos de ensino-aprendizagem, os grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.

 

Assertiva Falsa.


b)  Addler considera que os grupos Operativos visam operar em uma determinada tarefa, desde que haja uma finalidade psicoterápica e não cobrem os seguintes campos: grupos de ensino-aprendizagem, grupos institucionais, comunitários e terapêuticos.

 

Como discutimos acima, quem desenvolveu essa técnica foi Pichon-Rivière.

 

Assertiva Falsa.


c)  Foulkes, nas relações grupais, utilizou as vertentes sociológicas e introduziu a noção de campo grupal, tendo se dedicado ao estudo das minorias racionais.

 

Há alguns erros de digitação nessa prova.

 

Segundo Zimerman:

 

"K. LEWIN desde 1936 utilizou as vertentes da sociologia e introduziu a noção de campo grupal, tendo se dedicado ao estudo das minorias raciais"

 

Portanto, foi Kurt Lewin, e não Foulkes. 

 

Assertiva Falsa.


d)  Bion, embora nunca tenha trabalhado diretamente com grupoterapias, trouxe uma grande contribuição especifica contida quando publicou «O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização» (1930), sendo Psicologia de Massa o mais importante como contribuição às psicoterapias de grupo.

 

Essa contribuição foi feita por Freud, e não por Bion.

 

Assertiva Falsa.


e)  J. Morena conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada e nos Grupos Operativos. Vale destacar a formação dos papeis, o esquema conceitual referencial (ECRO) e a noção dos três Ds (o depositante, o depositado e o depositário).

 

Essa alternativa está meio confusa.

 

Está correto falar que J. Moreno "conserva os mesmos princípios essenciais que utilizam os seguintes elementos básicos: cenário, protagonista, diretor, ego, auxiliar, público, cena a ser representada".

 

Contudo, o Esquema Conceitual Referencial Operativo (ECRO), a técnica dos Grupos Operativos e a noção dos três Ds foram desenvolvidos por Enrique Pichon-Rivière. 

 

Essa é uma questão, portanto, passível de anulação.

Continua após a publicidade..

6) Carl Rogers foi, sem dúvida, uma das maiores expressões da Psicologia Humanística. Desenvolveu sua teoria sob a noção central da tendência à atualização, ou seja, à ideia de que as pessoas vão se mover no sentido da saúde, quando as condições para o crescimento são criadas e restauradas. A Psicoterapia Centrada na Pessoa devolve ao homem o poder sobre si mesmo, recriando, por intermédio da relação terapeuta-cliente, as condições necessárias para a retomada do desenvolvimento e do fortalecimento da Tendência Atualizante, com abordagens compreensivas baseadas no método fenomenológico. Este tipo de Psicoterapia requer o desenvolvimento de algumas atitudes essenciais ao psicoterapeuta:

  • A) Reiteração ou Reflexo Simples é a uma atitude investigadora, analítica, que o terapeuta emprega principalmente quando a atividade do cliente é descritiva e a Aceitação é a capacidade de integrar informações, fragmentos da experiência do cliente e devolvê-las.
  • B) Resposta-Reflexo é a capacidade de estar totalmente presente e a Empatia é a sintonia empática, que permite a comunicação ao cliente de seus sentimentos pertinentes ao contexto.
  • C) Elucidação é a capacidade de captar e cristalizar certos elementos que não estão fazendo parte do campo fenomenológico e Reflexo de Sentimentos é a capacidade de aprender o que está implícito no discurso.
  • D) Empatia é a capacidade de perceber o outro tal qual ele se percebe; Aceitação positiva incondicional significa considerar, acolher e atentar para o fluxo de energia que há no cliente e em si mesmo sem julgar e Congruência é a capacidade de estar totalmente presente e ser autêntico, verdadeiro e honesto na relação.
  • E) Elucidação e reiteração são as capacidades de captar e cristalizar certos elementos que não estão fazendo parte do campo fenomenológico e Reflexo de Sentimentos é a capacidade de aprender o que está implícito no discurso.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Empatia é a capacidade de perceber o outro tal qual ele se percebe; Aceitação positiva incondicional significa considerar, acolher e atentar para o fluxo de energia que há no cliente e em si mesmo sem julgar e Congruência é a capacidade de estar totalmente presente e ser autêntico, verdadeiro e honesto na relação.

GABARITO DA BANCA: D

(A letra C também está correta)

 

Carl Rogers foi, sem dúvida, uma das maiores expressões da Psicologia Humanística. Desenvolveu sua teoria sob a noção central da tendência à atualização, ou seja, à ideia de que as pessoas vão se mover no sentido da saúde, quando as condições para o crescimento são criadas e restauradas. A Psicoterapia Centrada na Pessoa devolve ao homem o poder sobre si mesmo, recriando, por intermédio da relação terapeuta-cliente, as condições necessárias para a retomada do desenvolvimento e do fortalecimento da Tendência Atualizante, com abordagens compreensivas baseadas no método fenomenológico. Este tipo de Psicoterapia requer o desenvolvimento de algumas atitudes essenciais ao psicoterapeuta:


a)  Reiteração ou Reflexo Simples é a uma atitude investigadora, analítica, que o terapeuta emprega principalmente quando a atividade do cliente é descritiva e a Aceitação é a capacidade de integrar informações, fragmentos da experiência do cliente e devolvê-las.

 

Veja o que Macedo e Carrasco falam sobre o Reflexo Simples:

 

"Segundo as palavras de Rogers:

 

'O reflexo simples se emprega principalmente quando a atividade do cliente é descritiva, isto é, quando carece de substância emocional ou quando o sentimento está a tal ponto inerente ao conteúdo material que o terapeuta demonstre uma atitude investigadora, analítica, contrária às suas intenções, se procurasse deduzir daí alguma significação implícita'."

 

A segunda parte da alternativa faz uma afirmação falsa, pois é a Impressão Integrativa que

 

"é um tipo de resposta intuitiva, que reflete sentimentos e que visa integrar informações, fragmentos da experiência do cliente e devolvê-Ias a ele de forma que o ajude a organizar sua experiência num novo nível de consciência."

 

Assertiva Falsa.


b)  Resposta-Reflexo é a capacidade de estar totalmente presente e a Empatia é a sintonia empática, que permite a comunicação ao cliente de seus sentimentos pertinentes ao contexto.

 

A congruência que é a capacidade de estar totalmente presente. 

 

Assertiva Falsa.


c)  Elucidação é a capacidade de captar e cristalizar certos elementos que não estão fazendo parte do campo fenomenológico e Reflexo de Sentimentos é a capacidade de aprender o que está implícito no discurso.

 

Essa alternativa está coerente com o texto de Macedo e Carrasco:

 

"• Reflexo de sentimento: Procura apreender o que está implícito ao discurso, o que está por trás das palavras. O objetivo é a tomada de consciência dos sentimentos subjacentes na verbalização. 'Enquanto o reflexo simples estabiliza a figura, o reflexo do sentimento a amplia' (LERNER, p. 79, 1974).

 

• Elucidação: Capta e cristaliza certos elementos que não estão fazendo parte do campo fenomenológico, ou seja, sentimentos e/ou atitudes que não foram explicitados pelo cliente, mas que estão impregnando o seu campo perceptual. É um tipo de resposta mais intelectualizada, que parte de uma dedução do terapeuta, sendo assim mais suscetível de conter elementos estranhos ao cliente e podendo não ser reconhecida por ele. (...)""

 

Porém, foi considerada falsa pela banca. Possivelmente houve um erro que torna essa questão com duas alternativas verdadeiras.

 

 Assertiva Correta. 


d)  Empatia é a capacidade de perceber o outro tal qual ele se percebe; Aceitação positiva incondicional significa considerar, acolher e atentar para o fluxo de energia que há no cliente e em si mesmo sem julgar e Congruência é a capacidade de estar totalmente presente e ser autêntico, verdadeiro e honesto na relação.

 

Essa alternativa está coerente com o texto de Macedo e Carrasco:

 

"• empatia: é a capacidade de perceber o outro tal qual ele se percebe. Requer abertura à experiência, capacidade de sintonia e sensibilidade do psicoterapeuta, para ser permeável aos sinais enviados pelo cliente, deixando-se 'entre parênteses'.

 

• aceitação positiva incondicional: significa considerar, acolher, atentar para o fluxo da energia que há no cliente e em si mesmo sem julgar. Não é concordar com tudo que a pessoa faz, mas acolhê-Ia na sua experiência.

 

• congruência: é a capacidade de estar totalmente presente e ser autêntico, verdadeiro e honesto na relação. Para isso é importante que o psicoterapeuta perceba-se, sinta-se na relação e permita-se comunicar ao cliente seus sentimentos, quando pertinentes ao contexto."

 

Assertiva Correta.


e)  Elucidação e reiteração são as capacidades de captar e cristalizar certos elementos que não estão fazendo parte do campo fenomenológico e Reflexo de Sentimentos é a capacidade de aprender o que está implícito no discurso.

 

A alternativa descreve bem a Elucidação e o Reflexo de Sentimentos. Contudo, está errada por falar da Reiteração.

 

Observe o texto de Macedo e Carrasco:

 

"• Reflexo de sentimento: Procura apreender o que está implícito ao discurso, o que está por trás das palavras. O objetivo é a tomada de consciência dos sentimentos subjacentes na verbalização. 'Enquanto o reflexo simples estabiliza a figura, o reflexo do sentimento a amplia' (LERNER, p. 79, 1974).

 

• Elucidação: Capta e cristaliza certos elementos que não estão fazendo parte do campo fenomenológico, ou seja, sentimentos e/ou atitudes que não foram explicitados pelo cliente, mas que estão impregnando o seu campo perceptual. É um tipo de resposta mais intelectualizada, que parte de uma dedução do terapeuta, sendo assim mais suscetível de conter elementos estranhos ao cliente e podendo não ser reconhecida por ele. (...)"

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C e D.

7) A abordagem proposta por Carl Rogers na técnica de Aconselhamento tem como um de seus pressupostos postular:

  • A) Que todo indivíduo existe em um mundo de experiência, continuamente em mudança, do qual ele é o centro.
  • B) A resolução de conflitos selecionados e delimitados.
  • C) Atitude ativa do terapeuta que utiliza, se necessário, medidas de apoio como manipulação do ambiente, tranquilização e psicofarmacologia.
  • D) que o terapeuta ofereça muitas orientações e um feedback constante para que o cliente tome decisões.
  • E) Atitude de interpretação, associação livre e feedback constante para que o cliente tome decisões.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Que todo indivíduo existe em um mundo de experiência, continuamente em mudança, do qual ele é o centro.

 

A abordagem proposta por Carl Rogers na técnica de Aconselhamento tem como um de seus pressupostos postular:


a)  Que todo indivíduo existe em um mundo de experiência, continuamente em mudança, do qual ele é o centro.

 

Essa alternativa está coerente com o texto do livro "Skiner X Rogers: maneiras contrastantes de encarar a educação" de Milhollan e Forisha. 

 

Observe alguns dos pressupostos:

 

"a) cada indivíduo existe em um mundo de experiência, continuamente mutável, no qual ele é o centro;

 

b) o organismo reage ao campo como ele é experimentado e percebido e esse campo perceptual é, para o indivíduo, sua realidade;

 

c) o organismo reage como um todo organizado a esse campo fenomenal;

 

d) o organismo tem uma tendência e um empenho básico: realizar, manter e aceitar o organismo experimentador;

 

e) comportamento basicamente é a tentativa do indivíduo, para o objetivo dirigido do organismo, em de satisfazer sua necessidade como é experimentado no campo percebido;

 

f) emoção acompanha e, em geral, facilita cada objetivo dirigido do comportamento, e a espécie de emoção se relaciona com a busca, versus aspectos consumatórios do comportamento, em que a intensidade da emoção se relaciona com a significação percebida do comportamento para manutenção e aceitação do organismo;

 

g) o melhor ponto de observação para compreender comportamento é a estrutura interna de referência do próprio indivíduo;

 

h) uma porção do campo perceptual total torna-se gradualmente diferenciada como o 'self' — ênfase nos processos de mudança e desenvolvimento;

 

i) como resultado da interação com o ambiente e, particularmente, como resultado de interações avaliadas com outra, a estrutura do 'self' é formada — um padrão conceptual organizado, fluido, coerente de percepções, de características e relações do 'eu' ou 'para mim' juntos, com valores ligados a esses conceitos;

(...)"

 

Assertiva Correta.


b)  A resolução de conflitos selecionados e delimitados.

 

Milhollan e Forisha não citam a resolução de conflitos delimitados como um pressuposto da abordagem de Rogers.

 

Assertiva Falsa.


c)  Atitude ativa do terapeuta que utiliza, se necessário, medidas de apoio como manipulação do ambiente, tranquilização e psicofarmacologia.

 

Os autores também não falam sobre manipulação do ambiente e psicofarmacologia.

 

Assertiva Falsa.


d)  que o terapeuta ofereça muitas orientações e um feedback constante para que o cliente tome decisões.

 

O fornecimento de feedbacks é uma expressão que com frequência está associada a Terapia Cognitivo Comportamental.

 

Assertiva Falsa.


e)  Atitude de interpretação, associação livre e feedback constante para que o cliente tome decisões.

 

A associação livre e a interpretação estão relacionadas com a Psicanálise.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

Continua após a publicidade..

8) Conforme os principais fundamentos da técnica no cotidiano da prática grupal, destacados por Zimerman e Osório, analise as afirmativas abaixo.

 

I. É fundamental durante a composição de um grupo realizar o planejamento prévio e sua operacionalização, isto é, compreender a finalidade do grupo, para quem se destina, quem o coordenará, como será o seu funcionamento, o local onde será realizado.

 

II. O grupoterapeuta poderá organizar critérios de seleção dos indivíduos para a composição do grupo, quer seja um grupo operativo ou terapêutico, sendo importante e delicada a escolha das indicações e contraindicações dos integrantes.

 

III. É favorável que o coordenador do grupo reconheça as ansiedades e resistências emergentes no grupo, para que possa ter uma ideia clara da função que elas representam na dinâmica do grupo.

 

IV. Os aspectos da comunicação verbal são essencialmente importantes para o bom andamento do grupo, sendo fundamental que o coordenador alerte todos os integrantes a respeito das técnicas e das maneiras que devem se comunicar grupalmente.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

  • B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

  • C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

  • D) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

 

Conforme os principais fundamentos da técnica no cotidiano da prática grupal, destacados por Zimerman e Osório, analise as afirmativas abaixo.

 

I. É fundamental durante a composição de um grupo realizar o planejamento prévio e sua operacionalização, isto é, compreender a finalidade do grupo, para quem se destina, quem o coordenará, como será o seu funcionamento, o local onde será realizado.

 

Essa afirmativa está de acordo com Zimerman e Osório:

 

"Destarte, diante da resolução de criar e compor um grupo, devemos estar aptos a responder a algumas questões fundamentais, como as seguintes: Quem vai ser o coordenador? (...) Para quem ele se destina? (...) Como ele funcionará? (...) Onde, em quais circunstâncias, e com quais recursos?"

 

 Assertiva Correta. 

 

II. O grupoterapeuta poderá organizar critérios de seleção dos indivíduos para a composição do grupo, quer seja um grupo operativo ou terapêutico, sendo importante e delicada a escolha das indicações e contraindicações dos integrantes.

 

A afirmativa está de acordo com os autores supracitados:

 

"Os grupoterapeutas não são unânimes quanto aos critérios de seleção dos indivíduos para a composição de um grupo, quer esse seja operativo, quer seja terapêutico. Alguns preferem aceitar qualquer pessoa que manifestar um interesse em participar de um determinado grupo, sob a alegação de que os possíveis contratempos serão resolvidos durante o próprio andamento do grupo. Outros, no entanto, entre os quais particularmente e filio, preferem adotar um certo rigorismo na seleção, ancorados nos argumentos que seguem:

 

- É muito importante e delicado o problema das indicações e contra-indicações."

 

Assertiva Correta. 

 

III. É favorável que o coordenador do grupo reconheça as ansiedades e resistências emergentes no grupo, para que possa ter uma ideia clara da função que elas representam na dinâmica do grupo.

 

Essa afirmativa também está coerente com o pensamento de Zimerman e Osório:

 

"O melhor instrumento técnico que um coordenador de grupo pode possuir para enfrentar as resistências que surgem no campo grupal é o de ter uma ideia clara da função que elas estão representando para um determinado momento da dinâmica de seu grupo." 

 

Assertiva Correta. 

 

IV. Os aspectos da comunicação verbal são essencialmente importantes para o bom andamento do grupo, sendo fundamental que o coordenador alerte todos os integrantes a respeito das técnicas e das maneiras que devem se comunicar grupalmente.

 

 A comunicação do grupo não é apenas verbal. Veja o texto de Zimerman e Osório:

 

 "É igualmente importante que um coordenador de grupo qualquer valorize o fato de que a comunicação não é unicamente verbal, porquanto tanto ele como seu grupo estão continuamente se comunicando através das mais sutis formas de linguagem não-verbal."

 

Além disso, os autores supracitados não citam que é o coordenador que vai alertar sobre como o grupo deve se comunicar.

 

Assertiva Falsa.

 

Estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra B. 

 

Assinale a alternativa correta.

 

a)  Apenas as afirmativas I e II estão corretas

b)  Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

c)  Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

d)  As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

9) Uma importante recomendação de técnica grupalística, de acordo com Zimmerman e Osório (1997), consiste no estabelecimento de um enquadre (setting) e a necessidade de preservação do mesmo. Fundamentado neste conceito, assinale a alternativa correta.

  • A) O enquadre poderá ser modificado a qualquer momento do grupo, sendo esta decisão exclusiva do coordenador do grupo

  • B) Um elemento inerente ao enquadre é a atmosfera grupal, a qual depende da atitude afetiva de todos os integrantes do grupo

  • C) O principal elemento de uma configuração de grupo é a sua composição, sendo fundamental que o grupo seja fechado e, uma vez composto, não é permitido a entrada de nenhum novo integrante

  • D) O enquadre exige um manejo técnico adequado, tendo por base a necessidade de ele ser preservado ao máximo

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O enquadre exige um manejo técnico adequado, tendo por base a necessidade de ele ser preservado ao máximo

 

Uma importante recomendação de técnica grupalística, de acordo com Zimmerman e Osório (1997), consiste no estabelecimento de um enquadre (setting) e a necessidade de preservação do mesmo. Fundamentado neste conceito, assinale a alternativa correta.

 

a)  O enquadre poderá ser modificado a qualquer momento do grupo, sendo esta decisão exclusiva do coordenador do grupo

 

Zimerman e Osório referem que o enquadre deve ser preservado. Portanto, ele não poderá ser modificado a qualquer momento do grupo.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  Um elemento inerente ao enquadre é a atmosfera grupal, a qual depende da atitude afetiva de todos os integrantes do grupo

 

Zimerman e Osório falam da atitude afetiva interna do coordenador. Veja:

 

"Ainda um outro elemento inerente ao enquadre é o que podemos denominar 'atmosfera grupal', a qual depende basicamente da atitude afetiva interna do coordenador, do seu estilo pessoal de trabalhar e do emprego de táticas dentro de um determinado referencial teórico."

 

Assertiva Falsa.  

 

c)  O principal elemento de uma configuração de grupo é a sua composição, sendo fundamental que o grupo seja fechado e, uma vez composto, não é permitido a entrada de nenhum novo integrante

 

De acordo com Zimerman e Osório, a composição do grupo é um dos elementos principais da configuração do setting grupal. Contudo, o grupo pode ser fechado ou aberto.

 

Assertiva Falsa.  

 

d)  O enquadre exige um manejo técnico adequado, tendo por base a necessidade de ele ser preservado ao máximo

 

Essa é a alternativa que está de acordo com Zimerman e Osório:

 

"O enquadre está sob uma contínua ameaça de vir a ser desvirtuado pelas pressões oriundas do interior de cada um e de todos, sob a forma de demandas insaciáveis, por distintas manobras de envolvimento, pela ação de algumas formas resistenciais e transferenciais, etc., e, por isso mesmo, o enquadre exige um manejo técnico adequado, tendo por base a necessidade dele ser preservado ao máximo." 

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

Continua após a publicidade..

10) De acordo com Perches (2009), o processo de construção da ACP desenvolvido por Carl Rogers pode ser compreendido em fases de evolução teórico-prática. Assinale a alternativa que indica qual a fase em que, o terapeuta auxilia o cliente a usar sua experiência como forma de promover a congruência entre o self e o seu desenvolvimento relacional.

  • A) 3ª Fase.

  • B) 1ª Fase.

  • C) 2ª Fase.

  • D) 4ª Fase.

  • E) 5ª Fase.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) 3ª Fase.

 

De acordo com Perches (2009), o processo de construção da ACP desenvolvido por Carl Rogers pode ser compreendido em fases de evolução teórico-prática. Assinale a alternativa que indica qual a fase em que, o terapeuta auxilia o cliente a usar sua experiência como forma de promover a congruência entre o self e o seu desenvolvimento relacional.

 

Veja o texto de Perches:

 

"Há diversas classificações que tentam organizar a obra de Rogers, determinadas pelas proposições que cada autor construiu a partir de suas investigações científicas individuais acerca das fases no desenvolvimento da Abordagem Centrada no Cliente. Apesar das divergências entre elas, Hart (1970) desenvolveu uma das definições clássicas e divide o trabalho de Rogers em prática, teoria e pesquisa, nas seguintes fases:

 

1ª fase - entre 1930 e 1950: Terapia não-diretiva: nesse período, o psicoterapeuta preocupava-se em compreender a pessoa que estava em busca de ajuda, a partir de uma abordagem clínica não-diretiva, isto é, eximia-se de dar conselhos, de orientar ou de fazer perguntas ao cliente sobre os problemas dele. (...)

 

2ª fase: Psicoterapia Reflexiva ou Centrada no Cliente - entre 1950 e 1957, caracterizada pela mudança na compreensão da prática e do pensamento de Rogers. Nessa fase, sistematiza-se um método capaz de facilitar maior compreensão do processo psicoterapêutico. (...)

 

3ª fase - Psicoterapia Experiencial - entre 1957 e 1965, dá um salto qualitativo, pois auxilia o cliente a usar sua experiência o que promove a congruência entre o self e o desenvolvimento relacional. (...)

 

4ª fase - Psicoterapia Centrada na Pessoa - proposta por Cury (1994) - com ênfase nos elementos interpessoais que se desenvolvem na interação entre o psicólogo clínico e o cliente, com a valorização da intersubjetividade na relação psicoterapêutica. (...)"

 

Com base nisso, é possível perceber que o enunciado está falando sobre a 3ª fase. A resposta está na Letra A.

 

a) 3ª Fase.

b) 1ª Fase.

c) 2ª Fase.

d) 4ª Fase.

e) 5ª Fase.

1 2 3 28