Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com a obra Psicoterapias – Abordagens Atuais de Aristides Volpato Cordioli, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A psicoterapia, originalmente chamada de cura pela fala, tem suas origens na medicina antiga, na religião, na cura pela fé e no hipnotismo.

 

II. A psicoterapia pode ser considerada como um tratamento primariamente interpessoal, baseado em princípios psicológicos que envolve um profissional treinado e um paciente/cliente portador de transtorno mental, problema ou queixa, o qual solicita ajuda.

 

III. A psicoterapia distingue-se de outras modalidades de tratamento por ser muito mais uma atividade colaborativa entre paciente e terapeuta do que uma ação predominantemente unilateral, exercida por alguém sobre outra pessoa como ocorre com outros tipos de tratamento.

 

IV. Como atividade humana, a psicoterapia é uma arte na medida em que depende das características pessoais do terapeuta, das habilidades adquiridas em prolongados treinamentos e supervisões.

 

V. A relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta, é um elemento comum a todas as psicoterapias.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.

Gabarito Letra D

 

De acordo com a obra Psicoterapias – Abordagens Atuais de Aristides Volpato Cordioli, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. A psicoterapia, originalmente chamada de cura pela fala, tem suas origens na medicina antiga, na religião, na cura pela fé e no hipnotismo.

Certo! Veja:

Originalmente chamada de cura pela fala, a psicoterapia tem suas origens na medicina antiga, na religião, na cura pela fé e no hipnotismo. Foi, entretanto, ao final do século XIX que passou a ser utilizada no tratamento das assim denominadas doenças nervosas e mentais, tornando-se uma atividade médica inicialmente restrita aos psiquiatras.” 

 

II. A psicoterapia pode ser considerada como um tratamento primariamente interpessoal, baseado em princípios psicológicos que envolve um profissional treinado e um paciente/cliente portador de transtorno mental, problema ou queixa, o qual solicita ajuda.

Certo! Veja:

“O termo “paciente” está relacionado ao modelo médico e é o mais utilizado, particularmente em serviços de saúde. Levando-se em conta essas características, poderíamos dizer que a psicoterapia é um tratamento primariamente interpessoal, baseado em princípios psicológicos, que envolve um profissional treinado e um paciente ou cliente portador de transtorno mental, problema ou queixa, o qual solicita ajuda. O tratamento é planejado pelo terapeuta com o objetivo de modificar o transtorno, problema ou queixa e é adaptado a cada paciente ou cliente em particular (Wampold, 2001).”

 

III. A psicoterapia distingue-se de outras modalidades de tratamento por ser muito mais uma atividade colaborativa entre paciente e terapeuta do que uma ação predominantemente unilateral, exercida por alguém sobre outra pessoa como ocorre com outros tipos de tratamento.

Certo! Veja:

“Na verdade, a psicoterapia distingue-se de outras modalidades de tratamento por ser muito mais uma atividade colaborativa entre o paciente e o terapeuta do que uma ação predominantemente unilateral, exercida por alguém sobre outra pessoa, como ocorre com outros tratamentos médicos (p. ex., cirurgia).”

 

IV. Como atividade humana, a psicoterapia é uma arte na medida em que depende das características pessoais do terapeuta, das habilidades adquiridas em prolongados treinamentos e supervisões.

Certo! Veja:

“Como atividade humana, a psicoterapia é também uma arte, na medida em que depende das características pessoais do terapeuta, das habilidades adquiridas em prolongados treinamentos e supervisões e do tipo de par paciente-terapeuta que se estabelece em cada psicoterapia. Além do conhecimento do instrumental próprio de cada modelo de terapia, o bom senso e o timming são essenciais para o uso otimizado de tais recursos. Utilizá-los é uma arte.” 

 

V. A relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta, é um elemento comum a todas as psicoterapias.

Certo! Veja:

ELEMENTOS COMUNS A TODAS AS PSICOTERAPIAS

• A psicoterapia ocorre no contexto de uma relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta

• A psicoterapia ocorre em um contexto terapêutico, no qual o paciente acredita que o terapeuta irá ajudá-lo e confia que esse objetivo será alcançado

• Existe um racional, um esquema conceitual ou um mito que provê uma explicação plausível para o desconforto (sintoma ou problema) e um procedimento ou um ritual para ajudar o paciente a resolvê-lo (Frank, 1973)”

 

Assim, todas as afirmativas estão corretas.

Gabarito Letra D.

 

Referência

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *