Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A __________ ____________ é um método de explicar os fenômenos relatados nas sessões de psicoterapia, que envolve a geração de hipóteses com respeito a dados observáveis e não observáveis. Ela busca explicar e prever a (s) função (ões) de um fenômeno através do exame das relações que contribuem para ele”.

Complete com o termo correto:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Análise funcional.

Gabarito: Letra A

 

 

O que a questão descreve é a análise funcional:

O uso da análise funcional não estaria restrito, contudo, a um quadro conceitual particular. Em vez disso, pode ser visto como independente de sistemas teóricos específicos. Partindo desta posição, Samson e McDonnell (1990) propõem uma definição de análise funcional nos seguintes termos:

a análise funcional é um método de explicar fenômenos, que envolve a geração de hipóteses com respeito a dados observáveis e não observáveis. Ela busca explicar e prever a(s) função(ões) de um fenômeno através do exame das relações que contribuem para ele (p.261).

A admissão de referência a “não observáveis” sustenta-se, na argumentação de Samson e McDonnell (1990), tanto na postulação de que a análise funcional não exige a adesão a uma teoria que interdite tal referência, quanto na suposição de que disso depende um maior alcance das hipóteses explicativas. Alguns fenômenos psicológicos (medo, ansiedade, por exemplo) são vistos como multidimensionais, envolvendo componentes comportamentais, cognitivos e fisiológicos. A referência a inobserváveis, sob a forma de construtos hipotéticos, “é essencial para aumentar a força explanatória de uma Análise Funcional” (p.261), como também para facilitar “a geração de um grande número de hipóteses, algumas das quais merecedoras de exame empírico” (262).

Jones e Owens (1992) comentam a interpretação de Samson e McDonnell (1990) para a análise funcional recomendando cuidado com a referência a “variáveis que existem apenas num nível teórico” (p.37). Tais referências são admissíveis apenas se “nos ajudam a prever e controlar (...) eventos externos” (p.38). McDonnell e Samson (1992) observam que as ponderações de Jones e Owens não explicitam uma posição com respeito à definição de análise funcional proposta por Samson e McDonnell. Acrescentam que a proposição de aceitação da referência aos inobserváveis não vem acompanhada de uma negligência para com as metodologias empíricas. Ao contrário disso, busca integrar capacidade preditiva com força explicativa.

Sturmey (1996) acrescenta à lista de Haynes e O'Brien (1990) sete definições diversas para o termo análise funcional: 1) “afirmações que dizem respeito à forma matemática da relação entre diferentes variáveis” (p.8); 2) “afirmações relativas à função ou propósito do comportamento” (p.8); 3) “abordagem ateorética, genérica, para avaliação e elaboração de caso” (p.8); 4) “análises funcionais descritivas ecléticas” (p.8); 5) “análises funcionais descritivas comportamentais” (p.8); 6) “uso do termo exclusivamente para manipulações experimentais de variáveis, a fim de demonstrar relações funcionais entre comportamento e ambiente” (p.8); e 7) “análise funcional como método de tratamento ou como componente do tratamento” (p.8). Alguns esclarecimentos de Sturmey sobre as definições citadas são úteis para a visualização do alcance da análise funcional no contexto clínico.”

 

Complete com o termo correto:
a) Análise funcional.
b) Associação livre.
c) Ciência comportamental.
d) Análise fenomenológica.
e) Análise estatística.

   

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Neno, Simone. (2003). Análise funcional: definição e aplicação na terapia analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva5(2), 151-165.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *