Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A literatura aponta que, embora sejam identificadas mais de 250 modalidades de psicoterapias, há um relativo consenso sobre sua efetividade como método de tratamento. Com relação aos elementos característicos das psicoterapias, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) A prática da terapia relacional envolve a transformação do paciente e pressupõe como agente de mudança a relação dele com o terapeuta.

Gabarito Letra D

 

A literatura aponta que, embora sejam identificadas mais de 250 modalidades de psicoterapias, há um relativo consenso sobre sua efetividade como método de tratamento. Com relação aos elementos característicos das psicoterapias, assinale a opção correta.
 

a)  A psicoterapia de base psicanalítica dirige-se predominantemente a quadros neuróticos clássicos, visando à supressão dos sintomas.

Errado. A psicanálise clássica dirige-se predominantemente a quadros neuróticos clássicos e visa a resolução dos sintomas, as psicoterapias de base psicanalítica tem foco mais amplo de atuação.


b)  A psicoterapia existencial constitui técnica de cura da perturbação mental e pressupõe intervenções cuja finalidade principal é facilitar o encontro do indivíduo com a autenticidade da sua existência, de forma a assumi-la e a projetá-la mais livremente no mundo.

Errado. A psicoterapia existencial não constitui técnica de cura da perturbação mental. O foco é o indivíduo, não a perturbação mental. O restante da afirmativa está correto.


c)  As técnicas de psicoterapia são planejadas pelo paciente/cliente sob a anuência do terapeuta.

Errado. Obviamente, não é o paciente que planeja as técnicas de psicoterapia, e sim o terapeuta.


d)  A prática da terapia relacional envolve a transformação do paciente e pressupõe como agente de mudança a relação dele com o terapeuta.

Certo! Veja:

“Um aspecto essencial da terapia de Rank, ou terapia relacional, é a sua concepção de que um determinado tipo de relação é curativa por si mesma. (...) A terapia relacional, pelo contrário, preocupava-se com os problemas efectivos tal como existem o presente imediato, sem atender à sua história. Na perspectiva de Rank, o esforço psicanalítico para recuperar o passado não era particularmente útil, porque o paciente neurótico já estava demasiado ligado ao passado e demasiado incapacitado para viver no aqui e no agora. O terapeuta da orientação de Rank não procurava ajudar o paciente a repetir uma dada série de fases de desenvolvimento, mas começava no ponto onde o paciente se encontrava. (...) Taft e Allen acentuaram a necessidade de ajudar a criança a definir-se a si mesma em relação ao terapeuta. A sessão terapêutica era encarada como uma experiência concentrada de crescimento. Nela, a criança acedia paulatinamente à compreensão de que era uma pessoa distinta que tinha em si mesma uma fonte de impulsos e que, no entanto, podia existir numa relação onde os outros pudessem ter as suas próprias características.”


e)  Os achados e as pesquisas sobre a neuropsicologia atualmente demonstram que a psicoterapia pode alterar características genéticas dos organismos.

Errado. A psicoterapia pode alterar características neuroanatômicas e neurofisiológicas, não genéticas.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

ROGERS, Carl. Terapia Centrada no cliente. Lisboa: UAL.

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *