A literatura sobre psicoterapia com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso aos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas se sobressai o item descrito na alternativa:
- A) A participação em comunidades terapêuticas.
 - B) O uso de dramatizações, visando à obtenção de maior insight sobre as motivações das situações críticas emergentes através de sua representação vivenciada.
 - C) A participação em grupos paralelos, que incluem procedimentos de autoajuda, adquirindo o estilo do grupo operativo, de reflexão, de aprendizagem ou de psicoeducação.
 - D) O laboratório terapêutico, também conhecido como laboratório de relações humanas, considerado como experiência importante para o desenvolvimento pessoal.
 
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O uso de dramatizações, visando à obtenção de maior insight sobre as motivações das situações críticas emergentes através de sua representação vivenciada.
A literatura sobre psicoterapia com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso aos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas se sobressai o item descrito na alternativa:
A questão está baseada no seguinte texto:
"COMENTÁRIOS SOBRE A TÉCNICA
A literatura sobre psicoterapia analítica de grupo com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias, com o intuito de franquear novas e mais amplas vias de acesso ao hermético mundo interno de nossos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas sobressai, pela freqüência das citações e a experiência já acumulada, o uso de dramatizações, visando obter-se um maior insight sobre as motivações inconscientes das situações críticas emergentes no grupo através de sua representação vivenciada."
A introdução do elemento psicodramático em grupos psicanaliticamente orientados pode revelar-se de extrema valia, particularmente em situações onde a comunicação verbal tornou-se difícil (como ocorre freqüentemente em grupos de púberes) ou na vigência de "impasses" na evolução de um grupo de adolescentes. Não obstante, é preciso levar-se em conta as limitações que todos temos ao trabalhar com distintos marcos referenciais teóricos, simultaneamente.
(...)"
Fonte: "Como trabalhamos com grupos" (Zimerman)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a)  A participação em comunidades terapêuticas.
b)  O uso de dramatizações, visando à obtenção de maior insight sobre as motivações das situações críticas emergentes através de sua representação vivenciada.
c) A participação em grupos paralelos, que incluem procedimentos de autoajuda, adquirindo o estilo do grupo operativo, de reflexão, de aprendizagem ou de psicoeducação.
d)  O laboratório terapêutico, também conhecido como laboratório de relações humanas, considerado como experiência importante para o desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário