A respeito da Teoria da crise, é incorreto afirmar:
- A) Segundo Caplan (1980), crise é um estado de perturbação que ocorre quando o indivíduo é exposto a um problema insuperável pelos seus modos habituais de solução de problemas.
- B) Moffat (1981) faz uma classificação descritiva das crises em evolutivas e acidentais.
- C) Simon (1989) define crise como um aumento ou redução significativa do universo pessoal, o qual é constituído da própria pessoa e de todos os objetos que a cercam.
- D) Rogers (1963) enfoca que os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda e lidar com os sentimentos predominantes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Rogers (1963) enfoca que os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda e lidar com os sentimentos predominantes.
A respeito da Teoria da crise, é incorreto afirmar:
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Um Modelo de Intervenção em Psicologia Hospitalar" de Holanda:
"Segundo Caplan (1980), crise é um estado de perturbação que ocorre quando o indivíduo é exposto a um problema insuperável pelos seus modos habituais de solução de problemas. Moffat (1981, p.13) faz um estudo sobre a crise e a define como uma “invasão de uma experiência de paralisação da continuidade do processo da vida” apresentando sua classificação descritiva com crises do tipo evolutivas e acidentais. As primeiras se referem às crises que fazem parte do desenvolvimento e as segundas se referem às que aparecem de modo inesperado.
Simon (1989, p.105 a 119), traz uma proposta muito interessante a respeito desta teoria. Ele define crise como um aumento ou redução significativa do universo pessoal, sendo este constituído da própria pessoa e de todos os objetos que a cercam.
Assim, classifica as crises por aquisição, no caso do aumento e perda, no caso da diminuição do universo pessoal. Quando ocorre uma diminuição no universo pessoal, os sentimentos são de depressão e culpa. No caso de um aumento no universo pessoal, os sentimentos são de insegurança, medo e inadequação.
Na crise por perda, os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda, lidar com os sentimentos predominantes, evitar riscos e incentivar o reinteresse por seu universo pessoal, ou seja, investir as energias novamente no campo experiencial.
No caso das crises por ganho ou aquisição, os objetivos são auxiliar a pessoa a aceitar os ganhos ou rever os projetos, já que estes podem ser demasiado ambiciosos e para além da realização. Se ocorrer este último caso, deve-se ajudar, se necessário, a pessoa a assumir a sua limitação. Pode-se ainda trabalhar com os sentimentos predominantes e evitar riscos."
"Um Modelo de Intervenção em Psicologia Hospitalar" (Holanda)
Com base nisso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) Segundo Caplan (1980), crise é um estado de perturbação que ocorre quando o indivíduo é exposto a um problema insuperável pelos seus modos habituais de solução de problemas.
b) Moffat (1981) faz uma classificação descritiva das crises em evolutivas e acidentais.
c) Simon (1989) define crise como um aumento ou redução significativa do universo pessoal, o qual é constituído da própria pessoa e de todos os objetos que a cercam.
d) Rogers (1963) enfoca que os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda e lidar com os sentimentos predominantes.
Deixe um comentário