Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Terapia Interpessoal (TIP) é um tratamento de duração limitada, centrado no diagnóstico pragmático e sustentado de forma empírica, desenvolvida originalmente para tratar pacientes ambulatoriais com depressão maior, segundo Barlow. Sobre essa linha de abordagem e suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) A duração limitada da TIP da esperança aos pacientes de que seus sintomas e sua situação de vida podem melhorar rapidamente.

 

( ) A TIP é direcionada ao diagnóstico. Concentra-se em um diagnóstico inespecífico, seus traços e como eles conduzem o funcionamento antissocial do paciente.

 

( ) A TIP tem duração limitada e é focada. O tratamento agudo é definido, no início, em 12 sessões a 16 sessões semanais. Alguns estudos incluíram fases de manutenção e continuação, com sessões quinzenais e mensais.

 

( ) A TIP tem sua base empírica, como demostrou eficácia em repetidas pesquisas, os terapeutas podem oferecer e aplicar o tratamento com confiança e otimismo, e os pacientes podem se sentir esperançosos.

 

( ) A TIP é voltada para problemas pessoais, o terapeuta pode ter dificuldades iniciais em reconhecer defesas intrapsíquicas, mas consegue visualizar as atuais dificuldades do paciente.

 

A sequência está correta em

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) V, F, V, V, F.

Gabarito: Letra B

(V) A duração limitada da TIP da esperança aos pacientes de que seus sintomas e sua situação de vida podem melhorar rapidamente.

Verdadeiro. As terapias limitadas no tempo geralmente conferem essa sensação.

“A TIP tem duração limitada e é focada. O tratamento agudo é definido, no início, em 12 a 16 sessões semanais. Alguns estudos incluíram fases de manutenção e continuação, com sessões quinzenais e mensais. A duração limitada da TIP dá esperança aos pacientes de que seus sintomas e sua situação de vida podem melhorar rapidamente. O limite de tempo estimula os pacientes a se manter concentrados no tratamento, e pressiona paciente e terapeuta a se esforçar e ser eficazes dentro da janela terapêutica de oportunidade. Ambos concordam em se concentrar em uma, no máximo duas, áreas problemáticas no início do tratamento.” 

(F) A TIP é direcionada ao diagnóstico. Concentra-se em um diagnóstico inespecífico, seus traços e como eles conduzem o funcionamento antissocial do paciente.

Falso. A TIP concentra-se em um diagnóstico específico, seus sintomas e como eles interferem com o funcionamento social.

“A TIP é direcionada ao diagnóstico. Concentra-se em um diagnóstico específico, seus sintomas e como eles interferem e interagem com o funcionamento social. Ela não é adequada a todos os pacientes, mas já foi submetida a uma série de ensaios randomizados controlados para determinar sua eficácia.” 

(V) A TIP tem duração limitada e é focada. O tratamento agudo é definido, no início, em 12 sessões a 16 sessões semanais. Alguns estudos incluíram fases de manutenção e continuação, com sessões quinzenais e mensais.

Verdadeiro. Essa informação está presente no trecho apresentado na primeira afirmativa. 

(V) A TIP tem sua base empírica, como demostrou eficácia em repetidas pesquisas, os terapeutas podem oferecer e aplicar o tratamento com confiança e otimismo, e os pacientes podem se sentir esperançosos.

Verdadeiro.

“A TIP tem base empírica. Como demonstrou eficácia em repetidas pesquisas, os terapeutas podem oferecer e aplicar o tratamento com confiança e otimismo, e os pacientes podem se sentir esperançosos com o tratamento que estão recebendo.” 

(F) A TIP é voltada para problemas pessoais, o terapeuta pode ter dificuldades iniciais em reconhecer defesas intrapsíquicas, mas consegue visualizar as atuais dificuldades do paciente.

Falso. A TIP é voltada pra problemas interpessoais e não vê as atuais dificuldades do paciente como resultado de conflito interno.

“A TIP é voltada a problemas interpessoais. O terapeuta pode reconhecer defesas intrapsíquicas, mas não vê as atuais dificuldades do paciente como resultado de conflitos internos. Em lugar disso, concentra-se nos relacionamentos interpessoais e no funcionamento.”

Assim, a sequência correta é V F V V F

Nosso gabarito é Letra B.

Referência

BARLOW, David. Manual clínico dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *