Analise as afirmativas abaixo sobre bioética nas psicoterapias, identificando-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) As psicoterapias são um tratamento que pressupõe grande intimidade e exposição dos indivíduos, a partir de uma relação de confiança e, por tal motivo, se tornam um campo no qual as relações bioéticas são fundamentais.
( .) Os aspectos bioéticos relacionados às psicoterapias são parte integrante do processo psicoterapêutico e precisam ser pensados cotidianamente.
( ) Apesar do termo bioética remeter à esfera biológica da ética, no campo das psicoterapias não existe a noção ecológica, pois foca em uma perspectiva individual, e não no conjunto da natureza.
( ) A noção de responsabilidade das ações humanas ainda não trouxe uma expansão sobre a discussão de direitos e deveres, sendo associada apenas aos seres humanos contemporâneos e geograficamente próximos
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
- A) F, V, F, F.
- B) F, V, V, V.
- C) V, V, F, F.
- D) V, V, F, V.
- E) V, V, V, F.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V, V, F, F.
Gabarito: Letra C
Analise as afirmativas abaixo sobre bioética nas psicoterapias, identificando-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.
(V) As psicoterapias são um tratamento que pressupõe grande intimidade e exposição dos indivíduos, a partir de uma relação de confiança e, por tal motivo, se tornam um campo no qual as relações bioéticas são fundamentais.
Verdadeiro!
“Por se tratar de um tratamento que pressupõe grande intimidade e exposição, com base em uma relação de confiança com importantes componentes afetivos, as psicoterapias tornam-se um campo no qual as reflexões bioéticas são fundamentais. Nesse relacionamento com características especiais que se estabelece entre pacientes e terapeutas está a força das psicoterapias, bem como sua fraqueza. 16 São muitos os fatores envolvidos, desde as características pessoais de pacientes e terapeutas, as teorias e técnicas utilizadas, o contexto no qual ocorre o processo, suas vicissitudes e, por fim, as consequências positivas ou negativas para além do processo psicoterápico.”
(V) Os aspectos bioéticos relacionados às psicoterapias são parte integrante do processo psicoterapêutico e precisam ser pensados cotidianamente.
Verdadeiro!
“Os aspectos bioéticos relacionados às psicoterapias precisam ser pensados cotidianamente como parte integrante do processo psicoterapêutico. O modelo geral de psicoterapias, 17-19 para o estudo e as pesquisas em psicoterapias, fornece uma perspectiva “panorâmica” do processo psicoterápico independentemente de linhas teóricas e técnicas (Fig. 10.1). Os componentes envolvidos são separados em fatores determinantes (input), fatores do processo terapêutico e, por m, as consequências (output).
F) Apesar do termo bioética remeter à esfera biológica da ética, no campo das psicoterapias não existe a noção ecológica, pois foca em uma perspectiva individual, e não no conjunto da natureza.
Falso. A noção ecológica também deve estar presente no campo das psicoterapias.
(F) A noção de responsabilidade das ações humanas ainda não trouxe uma expansão sobre a discussão de direitos e deveres, sendo associada apenas aos seres humanos contemporâneos e geograficamente próximos
Falso. A noção de responsabilidade inclui todos os seres, mesmo os ainda inexistentes.
“A noção de responsabilidade das ações humanas deixou de ser associada apenas aos deveres entre seres humanos contemporâneos e geograficamente próximos. Houve expansão da discussão sobre direitos e deveres que inclui todos os seres vivos, mesmo os ainda não existentes. A noção ecológica, presente nos referenciais da bioética, leva em conta as consequências diretas e indiretas das ações, não apenas de uma perspectiva individual, mas no conjunto da natureza”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed
Deixe um comentário