Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a opção que NÃO se refere aos fatores terapêuticos propostos por Yalom para a Psicoterapia de Grupo:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Racionalização

Gabarito: Letra E

Assinale a opção que NÃO se refere aos fatores terapêuticos propostos por Yalom para a Psicoterapia de Grupo:

 

Relembre todos os fatores terapêuticos do grupo, segundo Yalom:

“Yalom propôs um conjunto de 11 fatores, que seriam os fatores terapêuticos na terapia de grupo (Vinogradov; Cox; Yalom, 2003).

• Instilação da esperança. Ter esperança de melhorar é crucial para qualquer terapia. Perceber a melhora de outras pessoas que têm os mesmos problemas faz com que os pacientes acreditem que também são capazes de vencer suas dificuldades.

A universalidade do problema. Perceber outras pessoas com o mesmo problema diminui o isolamento, a vergonha e o estigma associados aos sintomas de muitos transtornos mentais.

 • Compartilhamento de informações. Ocorre sempre que o terapeuta dá informações, ou quando há troca de informações entre os membros, em grupos de problemas específicos (obesidade, trauma, tabagistas, drogaditos, pacientes com problemas médicos em comum).

• Altruísmo. O grupo estimula a possibilidade de ajudar os outros, um desejo inerente ao ser humano.

• Socialização. Desenvolvimento de habilidades sociais em decorrência do próprio convívio em grupo (contato visual, apertar as mãos, ouvir os outros).

• Comportamento imitativo. Pela simples observação do comportamento saudável das outras pessoas.

Catarse. Possibilidade de obtenção de alívio pela ventilação de emoções. Está ligada à universalidade e à coesão.

 • Recapitulação corretiva. Possibilidade de reviver e recapitular no grupo padrões de comportamento semelhantes aos que apresenta em seu grupo familiar primário, ao interagir com os demais membros do grupo, havendo a oportunidade de corrigi-los (submissão, competição, dependência).

• Fatores existenciais. A abordagem dos grandes temas ou problemas existenciais (doença, morte, luto, isolamento) auxilia as pessoas a lidar com essas questões.

Coesão grupal. O sentido de pertencer a um grupo e ter afinidade com seus membros facilita a aceitação dos demais e dos aspectos inaceitáveis de si próprio, além de possibilitar o estabelecimento de relacionamentos mais profundos com os outros.

• Aprendizagem interpessoal. Em grupos de longa duração, o ambiente grupal permite o surgimento da psicopatologia individual, que, na interação com os demais, pode ser identificada e corrigida.”


a)  Universalidade
b)  Coesão Grupal
c)  Catarse
d)  Identificação
e)  Racionalização

 

Racionalização não é um desses fatores terapêuticos. Via de regra, identificação também não é, mas é um elemento que permeia vários dos outros fatores.

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 3. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2008. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *