Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à grupoterapia, julgue o próximo item.

 

Situação hipotética: Marcos, paciente de um grupoterapia, é muito calado e dificilmente expressa suas ideias ou opiniões durante as sessões. Assertiva: Nessa situação, a conduta mais adequada ao caso será encaminhar Marcos para uma terapia individual, porque, além de não ter perfil para terapia grupal, ele pode intimidar os demais participantes do grupo.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

 

Com relação à grupoterapia, julgue o próximo item.

 

Situação hipotética: Marcos, paciente de um grupoterapia, é muito calado e dificilmente expressa suas ideias ou opiniões durante as sessões. Assertiva: Nessa situação, a conduta mais adequada ao caso será encaminhar Marcos para uma terapia individual, porque, além de não ter perfil para terapia grupal, ele pode intimidar os demais participantes do grupo.

 

A grupoterapia pode ser uma oportunidade para trabalhar as formas de expressão de Marcos. Portanto, ter dificuldade de expressão não necessariamente é um critério de exclusão para a participação no grupo. 

 

É preciso saber se Marcos deseja participar desse tipo de trabalho e, se houver interesse, não há problemas.

 

Observe as contra-indicações presentes no livro de Zimerman: 

 

"Antes de mais nada, é útil ratificar que a contra-indicação de um determinado paciente para uma determinada grupoterapia, como seria o caso, por exemplo, da inclusão de um psicótico ou de um severo deprimido crônico em um grupo composto exclusivamente por pessoas de um bom nível de adaptação neurótica, não elimina o fato de que, para estes mesmos pacientes, seja uma excelente indicação um tratamento cm um grupo homogêneo, isto é, em que os demais integrantes se equivalem nas condições diagnósticas e prognósticas.

 

Partindo da hipótese de que o grupo em formação seja de pretensão analítica e que não tenha a homogeneidade acima descrita, as seguintes contra-indicações podem ser enumeradas, tendo em vista os pacientes que:

 

a) Estejam malmotivados (...).

 

b) Sejam excessivamente deprimidos, paranoides ou narcisistas(...).

 

c) Apresentam uma forte tendência a actings de natureza maligna (...).

 

d) Inspiram uma acentuada preocupação pela possibilidade de graves riscos, principalmente o de suicídio.

 

e) Apresentam um déficit intelectual, ou uma elevada dificuldade de abstração e, por essa razão, dificilmente poderão acompanhar o ritmo de crescimento da grupoterapia.

 

f) Estão no cume de uma séria situação critica, aguda, e que por isso representam o risco de uma impossibilidade em partilhar os interesses em comum com os demais.


g) Pertencem a uma certa condição profissional ou política que representa sérios riscos por uma eventual quebra de sigilo.


h) Apresentam uma história de terapias anteriores interrompidas, o que nos autoriza a pensar que se trate de 'abandonadores compulsivos'."

 

Afirmativa Falsa. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *