Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação às perspectivas sobre o desenvolvimento de gênero, a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico descrito por qual das teorias a seguir?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Abordagem Psicanalítica.

 

Com relação às perspectivas sobre o desenvolvimento de gênero, a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico descrito por qual das teorias a seguir?

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise do assunto que traz esta questão, peço gentilmente ao aluno que não deixe de acompanhar o breve resumo a seguir, sobre algumas das mais importantes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano, com base nas contribuições de Papalia et al. (2006, pp.95-96), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • Perspectiva Psicanalítica: a perspectiva psicanalítica considera que o desenvolvimento é motivado por conflitos emocionais inconscientes. Os principais exemplos são (1) a teoria de Freud do desenvolvimento psicossexual e (2) a teoria de Erikson de desenvolvimento psicossocial.
 
  • Perspectiva da aprendizagem: a perspectiva da aprendizagem vê o desenvolvimento como um resultado de aprendizagem, uma resposta a eventos externos. Os principais exemplos são: (1) o behaviorismo de Watson e Skinner, que afirma que o comportamento pode ser previsivelmente alterado pelo condicionamento clássico ou condicionamento operante (uso de reforço e punição) e (2) a teoria da aprendizagem social de Bandura, que enfatiza a aprendizagem por observação ou vicária.
 
  • Perspectiva cognitiva: a perspectiva cognitiva considera que as pessoas desencadeiam ativamente o desenvolvimento em resposta à experiência. Os principais exemplos são: (1) a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, baseada na organização de esquemas, adaptação (uma combinação de assimilação e acomodação) e equilibração; (2) a abordagem de processamento de informações, que analisa os processo mentais; e (3) a abordagem da neurociência cognitiva, baseada na pesquisa cerebral.
 
 

Análise das alternativas

 

a)  Abordagem Cognitiva - Teoria Cognitivo-desenvolvimental.

INCORRETA. Note que de acordo com o tópico explicativo supracitado, tal perspectiva considera que as pessoas desencadeiam ativamente o desenvolvimento em resposta à experiência, e não por processos inconscientes, portanto, opção ERRADA.

 

b)  Abordagem Psicanalítica.

CORRETA. A alternativa identifica corretamente a perspectiva sobre o desenvolvimento, onde a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico, portanto, opção CERTA.

 

c)  Teoria do Esquema de Gênero.

INCORRETA. Sobre a Teoria do Esquema de Gênero, Papalia et al. (2006, p.324) explicam:

“Teoria do Esquema de Gênero: Teoria, proposta por [Sandra]* Bem, de que as crianças socializam-se em seus papéis de gênero desenvolvendo uma rede mentalmente organizada sobre o que significa ser do sexo masculino ou feminino em uma determinada cultura.”

*Termo acrescentado ao recorte textual.

 

d)  Abordagem da Aprendizagem Social - Teoria Social Cognitiva.

INCORRETA. Conforme explicitado pela literatura consultada, a teoria da aprendizagem social de Bandura enfatiza a aprendizagem por observação e não por aspectos inconscientes, portanto, opção FALSA.

 

_______________

Fonte consultada:

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *