Com relação às perspectivas sobre o desenvolvimento de gênero, a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico descrito por qual das teorias a seguir?
- A) Abordagem Cognitiva - Teoria Cognitivo-desenvolvimental.
- B) Abordagem Psicanalítica.
- C) Teoria do Esquema de Gênero.
- D) Abordagem da Aprendizagem Social - Teoria Social Cognitiva.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Abordagem Psicanalítica.
Com relação às perspectivas sobre o desenvolvimento de gênero, a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico descrito por qual das teorias a seguir?
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise do assunto que traz esta questão, peço gentilmente ao aluno que não deixe de acompanhar o breve resumo a seguir, sobre algumas das mais importantes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano, com base nas contribuições de Papalia et al. (2006, pp.95-96), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- Perspectiva Psicanalítica: a perspectiva psicanalítica considera que o desenvolvimento é motivado por conflitos emocionais inconscientes. Os principais exemplos são (1) a teoria de Freud do desenvolvimento psicossexual e (2) a teoria de Erikson de desenvolvimento psicossocial.
- Perspectiva da aprendizagem: a perspectiva da aprendizagem vê o desenvolvimento como um resultado de aprendizagem, uma resposta a eventos externos. Os principais exemplos são: (1) o behaviorismo de Watson e Skinner, que afirma que o comportamento pode ser previsivelmente alterado pelo condicionamento clássico ou condicionamento operante (uso de reforço e punição) e (2) a teoria da aprendizagem social de Bandura, que enfatiza a aprendizagem por observação ou vicária.
- Perspectiva cognitiva: a perspectiva cognitiva considera que as pessoas desencadeiam ativamente o desenvolvimento em resposta à experiência. Os principais exemplos são: (1) a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, baseada na organização de esquemas, adaptação (uma combinação de assimilação e acomodação) e equilibração; (2) a abordagem de processamento de informações, que analisa os processo mentais; e (3) a abordagem da neurociência cognitiva, baseada na pesquisa cerebral.
Análise das alternativas
a) Abordagem Cognitiva - Teoria Cognitivo-desenvolvimental.
INCORRETA. Note que de acordo com o tópico explicativo supracitado, tal perspectiva considera que as pessoas desencadeiam ativamente o desenvolvimento em resposta à experiência, e não por processos inconscientes, portanto, opção ERRADA.
b) Abordagem Psicanalítica.
CORRETA. A alternativa identifica corretamente a perspectiva sobre o desenvolvimento, onde a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico, portanto, opção CERTA.
c) Teoria do Esquema de Gênero.
INCORRETA. Sobre a Teoria do Esquema de Gênero, Papalia et al. (2006, p.324) explicam:
“Teoria do Esquema de Gênero: Teoria, proposta por [Sandra]* Bem, de que as crianças socializam-se em seus papéis de gênero desenvolvendo uma rede mentalmente organizada sobre o que significa ser do sexo masculino ou feminino em uma determinada cultura.”
*Termo acrescentado ao recorte textual.
d) Abordagem da Aprendizagem Social - Teoria Social Cognitiva.
INCORRETA. Conforme explicitado pela literatura consultada, a teoria da aprendizagem social de Bandura enfatiza a aprendizagem por observação e não por aspectos inconscientes, portanto, opção FALSA.
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Fonte consultada:
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
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