Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando o capítulo “Fatores comuns e específicos das psicoterapias” do livro “Psicoterapias: abordagens atuais” (ISOLAN, SOUZA E CORDIOLI, 2018), responda à questão.

Isolan, Souza e Cordioli (2018) apontam que atualmente há o consenso de que, para além das técnicas específicas de cada modelo de psicoterapia, fatores que são comuns a todas elas têm grande importância para a mudança terapêutica. Os autores dividem tais fatores comuns em fatores do paciente, fatores do terapeuta e fatores da dupla terapeuta-pacientes.

NÃO é um dos fatores do terapeuta citados pelos autores:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Distanciamento.

  

NÃO é um dos fatores do terapeuta citados pelos autores:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da obra de Cordioli (2008), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

Para a psicoterapia ser efetiva, ela depende, além do uso de técnicas específicas, de fatores que são considerados comuns a todas as terapias. Ela exige do terapeuta capacidade de empatia, autenticidade, calor humano, traços positivos de caráter (honestidade, interesse genuíno pelo paciente, facilidade de comunicação e de relacionar-se com outras pessoas), além de competência e conhecimento técnico sobre o problema ou transtorno a ser abordado.

 

   

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “D” (Distanciamento) corresponde corretamente o que requisita o enunciado já que NÃO é mencionado pela publicação supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela correspondência em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;

   

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

________________

Fonte consultada:

CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *