Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere os aspectos teóricos da terapia centrada no cliente e assinale a alternativa incorreta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Uma atitude laissez-faire é o centro da abordagem da pessoa. A passividade e a aparente falta de interesse são sentidas pelo cliente como aceitação incondicional de todas as suas particularidades.

Gabarito Letra C

Considere os aspectos teóricos da terapia centrada no cliente e assinale a alternativa incorreta:
a)  A elaboração da maneira de olhar para as pessoas, que está subjacente à sua terapia, é um processo continuo, estreitamente ligado à própria luta do terapeuta pelo seu desenvolvimento e Integração pessoal.

Certo! Para essa abordagem, o processo do terapeuta também é importante.

“O terapeuta, que procura utilizar essa abordagem [centrada na pessoa], depressa aprende que a elaboração da maneira de olhar para as pessoas, que está subjacente à sua terapia, é um processo contínuo, estreitamente ligado à própria luta do terapeuta pelo seu desenvolvimento e integração pessoal. Só poderá ser «não-directivo» na medida em que a consideração pelos outros parte da organização da sua própria personalidade.”

 

b)  A medida que descobre novas formas de concretizar a sua hip6tese centrada no cliente, vão surgindo, através da experiência, novas significações e ai apercebe-se de que a sua profundidade é maior do que aquilo que se supunha no inicio.

Certo! Veja o que diz Rogers, autor da teoria:

“O mesmo se passa com o counsellor. À medida que descobre novas formas de concretizar a sua hipótese centrada no cliente, vão surgindo, através da experiência, novas significações e aí apercebe-se de que a sua profundidade é maior do que aquilo que se supunha no início. Tal como confessa um counsellor em formação: «Defendo as mesmas ideias de há um ano, mas elas adquiriram um significado muito maior para mim»”

 

c) Uma atitude laissez-faire é o centro da abordagem da pessoa. A passividade e a aparente falta de interesse são sentidas pelo cliente como aceitação incondicional de todas as suas particularidades.

Errado. Para essa abordagem, é fundamental uma aceitação positiva incondicional do cliente, que não é percebida com uma postura laissez-faire.

“Em primeiro lugar, a passividade e a aparente falta de interesse ou comprometimento são sentidas pelo cliente como uma rejeição, pois a indiferença não é, de modo algum, o mesmo que aceitação. Em segundo lugar, uma atitude de laissez-faire não indica, de maneira nenhuma, ao cliente que ele é considerado como uma pessoa com valor. Por isso o counsellor, que desempenha um papel meramente passivo, um papel de ouvinte, pode ajudar um cliente que necessita urgentemente de uma catarse emocional, mas, em geral os seus resultados obtidos serão mínimos e muitos clientes ficarão decepcionados ao receber este tipo de ajuda e desiludidos, com o counsellor, por este não ter nada para oferecer.”

 

d) O terapeuta não- diretivo é levado, progressivamente, a julgar que a compreensão e a aceitação são eficazes e concentra todo o seu esforço em conseguir uma compreensão profunda do mundo Intimo do cliente.

Certo! Veja:

“Oitenta e cinco por cento das respostas do counsellor são tentativas de transmitir a sua compreensão das atitudes e dos sentimentos do cliente. Tornou-se evidente que os counsellors não-directivos, tendo em conta a experiência terapêutica permanente, acabaram por depender ainda mais da hipótese fundamental desta abordagem do que aquilo que acontecia meia dúzia de anos antes. O terapeuta não-directivo é levado, progressivamente, a julgar que a compreensão e a aceitação são eficazes e concentra todo o seu esforço em conseguir uma compreensão profunda do mundo íntimo do cliente.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Rogers, Carl Ransom, 1902­ Terapia centrada no cliente - São Paulo: Martins Fontes, 1992

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *