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Das modalidades dos grupos em terapia cognitivo-comportamental (TCC), analise a seguinte descrição: estes grupos concentramse nos sintomas crônicos que foram submetidos à intervenção ou para quem está no período de tratamento, sejam cuidadores, sejam pacientes. São comumente abertos e funcionam adequadamente em ambulatórios. Com sessões semanais, os conteúdos discutidos e demandas da sessão são selecionados pelos participantes. Descreve-se a modalidade grupo conhecida como:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) De apoio.

  

Das modalidades dos grupos em terapia cognitivo-comportamental (TCC), analise a seguinte descrição: estes grupos concentramse nos sintomas crônicos que foram submetidos à intervenção ou para quem está no período de tratamento, sejam cuidadores, sejam pacientes. São comumente abertos e funcionam adequadamente em ambulatórios. Com sessões semanais, os conteúdos discutidos e demandas da sessão são selecionados pelos participantes. Descreve-se a modalidade grupo conhecida como:

  

Base teórica para a compreensão da questão

 

Sobre os processos envolvidos na terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG), acompanhe o recorte textual extraído da publicação de Neufeld et al. (2017), atentando-se especificamente para os grifos em azul:

 

De acordo com Neufeld (2011), os grupos de apoio voltam-se para sintomas crônicos que passaram por intervenção ou para quem está em tratamento, sejam cuidadores, sejam pacientes. São geralmente abertos, comportando mais de 15 membros e funcionando bem em ambulatórios. Com sessões semanais, os conteúdos e demandas da sessão são instituídos pelos pacientes. O principal fator terapêutico que se observa é o apoio entre os integrantes. Apesar da vantagem em relação ao número de participantes e à flexibilidade na estrutura e na composição do grupo, é a modalidade com menos literatura em TCCG.

 

   

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “A” (De apoio) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e pode ser depreendido da publicação supracitada;

 

  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado, servindo apenas para confundir o candidato na redação da múltipla escolha;

 

 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

_______________

Fonte consultada:

Neufeld, C. B., Maltoni, J., Ivatiuk, A. L., Rangé, B. (2017). Aspectos técnicos e o processo em TCCG. In C. B. Neufeld; B. Rangé. (Orgs.), Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: das evidências à prática (pp. 33-55). Artmed.

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