Continua após a publicidade..
Em relação aos grupos operativos, é correto afirmar:
- A) A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa implícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa explícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).
- B) O líder de mudança surge no momento em que o que foi explicitado pelo porta-voz é rejeitado pelo grupo contribuindo para o movimento dialético grupal.
- C) A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo não é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
- D) Ainda que seja a iniciadora de práticas sociais, a escola não pode ser considerada um meio para a constituição de grupos.
- E) Na concepção de Pichon-Rivière, o grupo apresenta-se como instrumento de transformação da realidade, e seus integrantes passam a estabelecer relações grupais que vão se constituindo, na medida em que começam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participação criativa e crítica e a poder perceber como interagem e se vinculam.
Resposta:
Alternativa E: Na teoria de Pichon-Rivière, o conceito de grupos operativos é central. Esses grupos são vistos como ferramentas para a transformação da realidade. Os membros do grupo estabelecem relações dinâmicas que evoluem à medida que compartilham objetivos comuns. A participação ativa e crítica é incentivada, promovendo uma compreensão mais profunda de como os indivíduos interagem e se relacionam dentro do grupo. Isso facilita um ambiente onde a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal podem ocorrer, refletindo a ideia de que o grupo é mais do que a soma de suas partes.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário