Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Embasados na obra Psicoterapias – Abordagens Atuais, de Cordioli, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Todas as psicoterapias se utilizam da comunicação verbal no contexto de uma relação interpessoal, porém, os diferentes modelos divergem quanto ao racional ou à explicação que propõem para justificar a ocorrência dos sintomas e as mudanças que almejam obter em seus pacientes por meio de seus métodos específicos.

( ) O objetivo da Terapia Interpessoal é obter alívio dos sintomas pela abordagem de problemas interpessoais que possam estar contribuindo para a origem ou manutenção dos sintomas. Tenta intervir no efeito dos sintomas no ajustamento social e nas relações interpessoais, focando exclusivamente nos problemas atuais conscientes.

( ) Na técnica da psicanálise, é estabelecida uma regressão e uma relação transferencial por parte do paciente, que passa a deslocar para a pessoa do terapeuta pensamentos e sentimentos voltados originariamente para indivíduos importantes de seu passado, repetindo padrões primitivos de relacionamento.

( ) A psicoterapia de orientação analítica é contra indicada para pacientes cujo ego não é razoavelmente integrado e cooperativo, como no caso de psicose, transtornos da personalidade graves, dependência de substâncias, transtornos mentais de origem cerebral, transtornos neurocognitivos e deficiência intelectual.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) V – F – V – V.

   
 

Base teórica para análise da questão

 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Cordioli et al. (2008). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.

 

   

Análise das alternativas

 

( V ) Todas as psicoterapias se utilizam da comunicação verbal no contexto de uma relação interpessoal, porém, os diferentes modelos divergem quanto ao racional ou à explicação que propõem para justificar a ocorrência dos sintomas e as mudanças que almejam obter em seus pacientes por meio de seus métodos específicos.

CORRETA. A “proposição I” é corroborada por Cordioli et al. (2008), confira:

“Embora todas utilizem a comunicação verbal no contexto de uma relação interpessoal, os diferentes modelos divergem quanto ao racional ou à explicação que propõem para justificar a ocorrência dos sintomas e as mudanças que almejam obter em seus pacientes por meio de seus métodos específicos.”

 

 

( F ) O objetivo da Terapia Interpessoal é obter alívio dos sintomas pela abordagem de problemas interpessoais que possam estar contribuindo para a origem ou manutenção dos sintomas. Tenta intervir no efeito dos sintomas no ajustamento social e nas relações interpessoais, focando exclusivamente nos problemas atuais conscientes.

INCORRETA. Note que a informação trazida pela alternativa, difere do que menciona Cordioli et al. (2008), acompanhe:

“O objetivo da TIP é obter alívio dos sintomas pela abordagem de problemas interpessoais que possam estar contribuindo para a origem ou manutenção dos sintomas. A TIP tenta intervir no efeito dos sintomas no ajustamento social e nas relações interpessoais, focando os problemas atuais conscientes e pré-conscientes.”

 

 

( V ) Na técnica da psicanálise, é estabelecida uma regressão e uma relação transferencial por parte do paciente, que passa a deslocar para a pessoa do terapeuta pensamentos e sentimentos voltados originariamente para indivíduos importantes de seu passado, repetindo padrões primitivos de relacionamento.

CORRETA. Conforme Cordioli et al. (2008) sobre a psicanálise, tem-se:

“Em virtude da neutralidade, da repetição frequente das sessões e do divã, são estabelecidas uma regressão e uma relação transferencial por parte do paciente, que passa a deslocar para a pessoa do terapeuta pensamentos e sentimentos voltados originariamente para indivíduos importantes de seu passado, repetindo padrões primitivos de relacionamento. Dessa forma, o passado se torna presente na chamada neurose de transferência”

 

 

( V ) A psicoterapia de orientação analítica é contra indicada para pacientes cujo ego não é razoavelmente integrado e cooperativo, como no caso de psicose, transtornos da personalidade graves, dependência de substâncias, transtornos mentais de origem cerebral, transtornos neurocognitivos e deficiência intelectual.

CORRETA. A colocação é corroborada pela literatura de Cordioli et al. (2008), confira:

“A terapia de orientação analítica está, a princípio, contraindicada: [...] Na ausência de um ego razoavelmente integrado e cooperativo (p. ex., psicose, transtornos da personalidade graves, dependência de substâncias, transtornos mentais de origem cerebral, transtornos neurocognitivos, deficiência intelectual).”

 
 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que SÃO VERDADEIRAS as afirmativas “I, III e IV”, resultando na sequência “V – F – V – V”, corroborando-se, portanto, que a alternativa que apresenta a opção CERTA encontra-se na LETRA “C”.

   

________________

Fonte consultada:

CORDIOLI, A. V. Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *