Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Existem dois aspectos dos pacientes que indicam um bom ou mau resultado no grupo. São eles:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) diagnóstico clínico e características individuais.

 

Existem dois aspectos dos pacientes que indicam um bom ou mau resultado no grupo. São eles:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Indicações

 

Todas essas pesquisas confirmam, portanto, a idéia de que a psicoterapia grupal e a individual têm a mesma eficácia, porém ainda assim precisamos tentar prever quais são os aspectos dos pacientes que indicam um bom ou mau resultado no grupo. Nesse sentido, podemos pensar em dois aspectos: diagnóstico clínico e características individuais.

 

O diagnóstico clínico, de acordo com a CID-10, tem baixo valor como fator preditivo do comportamento interpessoal em grupos heterogêneos (ou seja, como os pacientes vão "funcionar" em grupo). Isso não quer dizer, entretanto, que grupos com portadores de patologias específicas (homogêneos) não sejam efetivos. McDermut, Miller e Brown (2001), revisando 48 trabalhos com diferentes tratamentos para depressão, concluíram que grupos com deprimidos são efetivos, que o tratamento grupal e o individual têm tamanho de efeito (TE) equivalentes e que os grupos com técnica cognitivo-comportamental se mostraram ligeiramente superiores aos grupos psicodinâmicos.

(...)

Quanto às características pessoais que possam prever uma participação exitosa em grupo, a motivação é a principal delas (Brofman, 1992; Knauss, 2007). Motivação é um conceito que inclui a presença de sofrimento psíquico. Além disso, segundo Knauss (2007), devemos estar atentos para a capacidade de auto-revelação (expor-se no grupo), para a capacidade de feedback (influenciar e se deixar influenciar) e para a história de interações em grupos sociais que, independentemente de ser satisfatória ou não, não contra-indica o grupo. Ao contrário, a maioria dos terapeutas concorda que problemas no domínio interpessoal constituem critérios de inclusão. Por exemplo, solidão, timidez, incapacidade de ser íntimo, competitividade excessiva, agressividade, suspeição, problemas com autoridade, narcisismo, incapacidade de compartilhar, sentimento de não ser amado, medo de assertividade, servilismo e dependência (Yalom; Leszcz, 2006)."

 

Fonte: "Psicoterapias: Abordagens Atuais" (Cordioli)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  motivação e nível cognitivo.


b)  capacidade de autorrevelação e diagnóstico.


c)  diagnóstico clínico e características individuais.


d)  motivação e diagnóstico.


e)  estado clínico e capacidade de interação.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *