Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O grupo pode servir como ferramenta de intervenção em saúde, quando utilizado como espaço para expressão de pensamentos, sentimentos, trocas de experiências, educação em saúde, convivência e socialização. Em relação aos fatores terapêuticos em um grupo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I– Coesão, instilação de esperança, desenvolvimento de técnicas de socialização e catarse são fatores terapêuticos grupais.

II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse.

III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo.

IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.

Está correto o que se afirma em:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I, II e III, apenas.

Gabarito: Letra C


Certo! Vamos relembrar todos os fatores terapêuticos grupais:

“1. Instilação de esperança

2. Universalidade

3. Compartilhamento de informações

4. Altruísmo

5. Recapitulação corretiva do grupo familiar primário

6. Desenvolvimento de técnicas de socialização

7. Comportamento imitativo

8. Aprendizagem interpessoal

9. Coesão grupal

10. Catarse

11. Fatores existenciais” 

 

II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse.

Certo! Alguns autores separam a autorrevelação da catarse com esse critério, sendo a autorrevelação a exposição de informações e a catarse a liberação de sentimentos.

“A auto-revelação sempre é um ato interpessoal. O importante não é que o indivíduo se revele, mas que ele revele algo importante no contexto de seu relacionamento com os outros. O ato da auto-revelação assume importância verdadeira por causa de suas implicações para a natureza dos relacionamentos atuais. Ainda mais importante do que o fato de se tirar um peso das costas é o fato de que a revelação resulta em um relacionamento mais profundo, mais rico e mais completo com outras pessoas. (É por isso que, ao contrário de outros pesquisadores,ϒ não considero a auto-revelação como um fator terapêutico separado, mas a incluo na aprendizagem interpessoal.)”

“Bloch e Crouch sugerem que se “purifique” o fator da catarse. Eles separam a aquisição da capacidade de se expressar emocionalmente e incluem outro fator terapêutico, “aprender com atos interpessoais”. Além disso, dividem a expressão de idéias perturbadoras em uma categoria separada, “auto-revelação”. Livre dela, a catarse fica apenas com a “liberação emocional”, que acredito ter a vantagem de ter maior consistência, mas separada de qualquer realidade clínica, pois a expressão emocional no grupo tem grandes ramificações interpessoais. Ver Crouch, Bloch e Wauless, “Therapeutic Factors: Intrapersonal and Interpersonal Mechanisms””

 

III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo.

Certo! Veja o que diz Yalom:

“Na categoria geral do compartilhamento de informações, incluo a instrução didática sobre a saúde mental, doenças mentais e a psicodinâmica geral fornecida pelos terapeutas, bem como o aconselhamento, as sugestões ou a orientação direta do terapeuta ou outros membros do grupo.” 

 

IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.

Errado. O fator terapêutico particularmente forte em grupos homogêneos que se concentram em problemas compartilhados é o comportamento imitativo:

“Existem evidências consideráveis de que os terapeutas influenciam os padrões de comunicação em seus grupos, modelando certos comportamentos, por exemplo, revelações pessoais ou apoio. Nos grupos, o processo de imitação é mais difuso: os pacientes podem modelar-se a partir de aspectos dos outros membros do grupo e do terapeuta. Os membros do grupo aprendem observando os outros a lidarem com seus problemas. Isso pode ser particularmente forte em grupos homogêneos que se concentram em problemas compartilhados – por exemplo, um grupo cognitivo-comportamental que ensina estratégias a pacientes psicóticos para reduzir a intensidade de suas alucinações auditivas.”

 

Assim, apenas I, II e III estão corretas.

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Psicoterapia de grupo: teoria e prática – Irvin D. Yalon e Molyn Leszcz. Editora Artmed, Porto Alegre, 2006

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *