Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicólogo enquanto facilitador grupal, deve ater-se a uma postura criativa, coerente com o grupo, flexível, espontânea, de modo a facilitar a interação de seus membros. Sobre a psicoterapia de grupo, marque a alternativa incorreta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Quando o paciente percebe que outras pessoas vivenciam situações e sentimentos semelhantes, sente grande angustia. Nesse sentido, o terapeuta deve limitar os outros membros a perceberem suas diferenças de maneira a evitar novos obstáculos.

 

O psicólogo enquanto facilitador grupal, deve ater-se a uma postura criativa, coerente com o grupo, flexível, espontânea, de modo a facilitar a interação de seus membros. Sobre a psicoterapia de grupo, marque a alternativa incorreta.

 

A questão está baseada nos textos abaixo:

 

"Pratt desenvolveu seu trabalho de forma intuitiva, espontânea, humana e empírica, focalizando o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, princípios que seriam posteriormente incorporados como eixo básico do tratamento dos transtornos mentais. Embora seja considerado um dos precursores da psicoterapia de grupo, naquela ocasião não encontrou apoio e reconhecimento de psiquiatras e psicólogos. Suas idéias estavam, certamente, muito à frente de seu tempo, conferindo-lhe uma posição de vanguarda no desenvolvimento de modelos de assistência em saúde mental.

(...)

Para concluir este período de configuração e desenvolvimento do campo da grupoterapia, podemos tecer alguns comentários adicionais. Pratt e Moreno foram os precursores da psicoterapia de grupo, tendo participado de sua evolução durante toda a vida. 

(...)

Alguns anos depois, o modelo de Pratt foi adotado em diversas localidades dos Estados Unidos da América para tratamento não só de pacientes com tuberculose bem como com doenças mentais. Utilizavam a reunião para transmitir, simultaneamente, instruções e conselhos, e oferecer apoio a grupo de pacientes que apresentava problemas, sintomas e doenças semelhantes. A oportunidade de compartilhar experiências de condições análogas era um dos fatores importantes, além do efeito benéfico que um paciente exercia sobre outro quando apresentava melhora. Em suas aulas, como Pratt as denominava, processavam-se o que atualmente conhecemos por fatores terapêuticos: universalidade, aceitação e instilação de esperança."

 

Fonte: "Psicoterapia de grupo: como surgiu e evoluiu" (Bechelli e Santos)

 

"O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. Para Cardoso e Seminotti (2006), o grupo é entendido pelos usuários como um lugar onde ocorre o debate sobre a necessidade de ajuda de todos. No desenvolvimento das atividades, os participantes fazem questionamentos sobre as alternativas de apoio e suporte emocional."

 

Fonte: "Cuidado em saúde mental por meio de grupos terapêuticos de um hospital-dia: perspectivas dos trabalhadores de saúde" (Benevides et al.)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.


a)  Quando o paciente percebe que outras pessoas vivenciam situações e sentimentos semelhantes, sente grande angustia. Nesse sentido, o terapeuta deve limitar os outros membros a perceberem suas diferenças de maneira a evitar novos obstáculos.


b)  Joseph Pratt e Moreno foram os precursores da psicoterapia de grupo, tendo participado de sua evolução durante toda a vida


c)  A psicoterapia de grupo contribuiu para o desenvolvimento de modelos de assistência em saúde mental.
 

d)  O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *