Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O termo “tratamentos baseados em evidências” significa:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) intervenções terapêuticas que possuem evidência empírica de eficácia com crianças e adolescentes.

Gabarito Letra D


O termo "tratamentos baseados em evidências" significa:

 

a)  que não há necessidade de comparar a intervenção com um grupo controle ou outro tratamento ativo.

b)  tratamentos psicológicos a serem evitados em casos de transtornos psiquiátricos prevalentes.

c)  práticas com uma orientação teórica específica.

d)  intervenções terapêuticas que possuem evidência empírica de eficácia com crianças e adolescentes.

e)  tratamentos com provável eficácia, ou seja, aqueles que excluíram a comparação com grupos sem

tratamento ativo, como listas de espera, ou tratamentos que não foram replicados.

 

Tratamento Baseado em evidências significa o que o nome indica, que há evidências da eficácia do tratamento, obtida através de pesquisa científica, comparando a intervenção com um grupo controle.

 

Veja:

Tratamentos baseados em evidências referem-se a intervenções que apresentam evidência empírica de sua eficácia. Evidência significa que a intervenção foi comparada a um grupo controle ou outro tratamento ativo, sendo demonstradas resposta terapêutica e melhora da psicopatologia (Kazdin, 2004).

A prática baseada em evidência não está relacionada com nenhuma orientação teórica específica. Dentro desse paradigma, qualquer intervenção deve ser fundamentada por evidências objetivas e cientificamente comprovadas. A melhor evidência é aquela obtida por meio de ensaios clínicos randomizados (ECR). Nos ECR, um paciente com algum problema especificado é randomicamente designado para o tratamento em pesquisa ou uma outra condição, como lista de espera, intervenção placebo ou tratamento comprovado cientificamente. Embora de menor relevância, podem ser valorizadas evidências provenientes de estudos observacionais, experiências pessoais ou opiniões de especialistas renomados (experts). A partir daí, são elaboradas diretrizes práticas (guidelines) contendo um ranking de evidências científicas (Ollendick e King, 2004).”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

Pheula, Gabriel Ferreira, & Isolan, Luciano Rassier. (2007). Psicoterapia baseada em evidências em crianças e adolescentes. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo)34(2), 74-83. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *