Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso
101) A respeito da Teoria da crise, é incorreto afirmar:
- A) Segundo Caplan (1980), crise é um estado de perturbação que ocorre quando o indivíduo é exposto a um problema insuperável pelos seus modos habituais de solução de problemas.
- B) Moffat (1981) faz uma classificação descritiva das crises em evolutivas e acidentais.
- C) Simon (1989) define crise como um aumento ou redução significativa do universo pessoal, o qual é constituído da própria pessoa e de todos os objetos que a cercam.
- D) Rogers (1963) enfoca que os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda e lidar com os sentimentos predominantes.
A alternativa correta é letra D) Rogers (1963) enfoca que os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda e lidar com os sentimentos predominantes.
A respeito da Teoria da crise, é incorreto afirmar:
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Um Modelo de Intervenção em Psicologia Hospitalar" de Holanda:
"Segundo Caplan (1980), crise é um estado de perturbação que ocorre quando o indivíduo é exposto a um problema insuperável pelos seus modos habituais de solução de problemas. Moffat (1981, p.13) faz um estudo sobre a crise e a define como uma “invasão de uma experiência de paralisação da continuidade do processo da vida” apresentando sua classificação descritiva com crises do tipo evolutivas e acidentais. As primeiras se referem às crises que fazem parte do desenvolvimento e as segundas se referem às que aparecem de modo inesperado.
Simon (1989, p.105 a 119), traz uma proposta muito interessante a respeito desta teoria. Ele define crise como um aumento ou redução significativa do universo pessoal, sendo este constituído da própria pessoa e de todos os objetos que a cercam.
Assim, classifica as crises por aquisição, no caso do aumento e perda, no caso da diminuição do universo pessoal. Quando ocorre uma diminuição no universo pessoal, os sentimentos são de depressão e culpa. No caso de um aumento no universo pessoal, os sentimentos são de insegurança, medo e inadequação.
Na crise por perda, os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda, lidar com os sentimentos predominantes, evitar riscos e incentivar o reinteresse por seu universo pessoal, ou seja, investir as energias novamente no campo experiencial.
No caso das crises por ganho ou aquisição, os objetivos são auxiliar a pessoa a aceitar os ganhos ou rever os projetos, já que estes podem ser demasiado ambiciosos e para além da realização. Se ocorrer este último caso, deve-se ajudar, se necessário, a pessoa a assumir a sua limitação. Pode-se ainda trabalhar com os sentimentos predominantes e evitar riscos."
"Um Modelo de Intervenção em Psicologia Hospitalar" (Holanda)
Com base nisso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.
a) Segundo Caplan (1980), crise é um estado de perturbação que ocorre quando o indivíduo é exposto a um problema insuperável pelos seus modos habituais de solução de problemas.
b) Moffat (1981) faz uma classificação descritiva das crises em evolutivas e acidentais.
c) Simon (1989) define crise como um aumento ou redução significativa do universo pessoal, o qual é constituído da própria pessoa e de todos os objetos que a cercam.
d) Rogers (1963) enfoca que os objetivos no apoio são ajudar a pessoa a aceitar a perda e lidar com os sentimentos predominantes.
102) Para Bion, ao se descobrir a dinâmica subjacente de um grupo de trabalho e falar sobre ela a fim da superação das dificuldades do grupo, assegura-se a possibilidade de se minimizar os riscos de estagnação, frustrações e conflitos inúteis. Segundo Bion, o grupo de trabalho tem uma dinâmica relacional na qual prevalecem processos:
- A) irracionais e inconscientes.
- B) de pressupostos básicos.
- C) racionais e conscientes.
- D) de nível primário e inconscientes.
A alternativa correta é letra C) racionais e conscientes.
Para Bion, ao se descobrir a dinâmica subjacente de um grupo de trabalho e falar sobre ela a fim da superação das dificuldades do grupo, assegura-se a possibilidade de se minimizar os riscos de estagnação, frustrações e conflitos inúteis. Segundo Bion, o grupo de trabalho tem uma dinâmica relacional na qual prevalecem processos:
Essa questão pode ser respondida com base no seguinte trecho do texto "O grupo como espaço interpsíquico de cuidados elaborativos" de Dantas:
"Fernández (2006) escreve que, segundo Bion, o comportamento de um grupo se desenvolve em dois níveis: o nível da tarefa comum, o qual é racional e consciente e corresponde ao que Bion chama de grupo de trabalho, e o nível das emoções comuns, que corresponde a uma circulação emocional e fantasmática inconsciente de estados afetivos, o que ele chamou de pressupostos básicos.
Para Bion, o comportamento grupal desejável, satisfatório, seria o comportamento de um 'grupo de trabalho', no qual os sujeitos apresentariam um posicionamento mais maduro em relação à tarefa do grupo e ao seu próprio papel, na dinâmica grupal (Fernándéz, 2006). Quanto a noção de pressupostos básicos, entendo que Bion a cria na tentativa de explicar o porquê de o grupo agir e se vincular de determinada maneira, correspondendo a processos mais primitivos de funcionamento, do ponto de vista mental, imaturos; representando, assim, a paralisação do grupo."
"O grupo como espaço interpsíquico de cuidados elaborativos" (Dantas)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.
a) irracionais e inconscientes.
b) de pressupostos básicos.
c) racionais e conscientes.
d) de nível primário e inconscientes.
103) O acompanhamento psicológico por meio de psicoterapia de grupo é um recurso amplamente utilizado nos diferentes contextos de atuação do psicólogo em serviços públicos. A mudança terapêutica, que pode ocorrer a partir dos grupos, acontece por uma interação de experiências humanas, que Irving Yalom (2006) denomina “fatores terapêuticos”. Sobre os fatores terapêuticos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I– A instilação de esperança é um fator terapêutico que só pode ser trabalhado individualmente, antes do grupo iniciar.
II– A coesão é um fator terapêutico considerado uma precondição para que outros fatores terapêuticos funcionem no grupo.
III– Na aprendizagem interpessoal, os membros do grupo, por meio do feedback dos outros, ficam impossibilitados de se conscientizarem de aspectos do seu comportamento interpessoal.
IV– Quanto mais real e menos emocional uma experiência no grupo for, mais potente será o seu impacto, entretanto, quanto mais distante e intelectualizada a experiência, mais efetiva a aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
- A) II, apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) III e IV, apenas.
- D) I, apenas.
- E) I e II, apenas.
A alternativa correta é letra A) II, apenas.
Gabarito: Letra A
Errado. Um fator terapêutico que não pode ser trabalhado em grupo não pode ser considerado um fator terapêutico grupal. Esse fator começa antes do grupo iniciar, mas continua agindo depois.
“Os terapeutas de grupo podem capitalizar esse fator, fazendo o que podem para aumentar a crença e a confiança dos pacientes na eficácia do modelo de grupo. Essa tarefa inicia antes do grupo começar, na orientação pré-grupo, na qual o terapeuta reforça expectativas positivas, corrige preconceitos negativos e apresenta uma explicação lúcida e poderosa das propriedades curativas do grupo. A terapia de grupo não apenas se baseia nos efeitos gerais das expectativas positivas sobre a melhora, como também se beneficia como uma fonte de esperança que é única do formato de grupo. Os grupos de terapia invariavelmente contêm indivíduos que estão em pontos diferentes ao longo de um continuum de enfrentamento e colapso. Assim, cada membro tem um contato considerável com outros – muitas vezes indivíduos com problemas semelhantes – que melhoraram como resultado da terapia. Muitas vezes, ouvi pacientes comentarem ao final de sua terapia de grupo o quanto foi importante para eles observar a melhora dos outros. Notavelmente, a esperança pode ser uma força poderosa, mesmo em grupos de indivíduos que combatem um câncer avançado e que perdem membros estimados do grupo para a doença. A esperança é flexível – ela se redefine para se encaixar em parâmetros imediatos, tornando-se esperança de conforto, de dignidade, de conexão com outros membros ou de redução do desconforto físico”
Certo! Veja:
“Antes de deixarmos a questão da definição, devo dizer que a coesão do grupo não é uma força terapêutica potente por si só. Ela é uma precondição para que outros fatores terapêuticos funcionem de maneira ótima. Quando, na terapia individual, dizemos que o relacionamento é o que cura, não queremos dizer que o amor ou a aceitação sejam suficientes, mas que um relacionamento ideal entre o paciente e o terapeuta cria condições nas quais os riscos, a catarse e a exploração intrapessoal e interpessoal necessários possam ocorrer. O mesmo serve para a terapia de grupo: a coesão é necessária para que outros fatores terapêuticos operem no grupo”
Errado. O feedback apropriado possibilita essa conscientização, e não impossibilita.
Errado. Quanto mais distante e intelectualizada a experiência, menos efetiva a aprendizagem é. Também é mais potente o impacto da experiência quando ela é mais emocional.
“A profundidade e o significado desses entendimentos são diretamente proporcionais à quantidade de afeto associado à seqüência. Quanto mais real e mais emocional uma experiência for, mais potente será o seu impacto. Quanto mais distante e intelectualizada a experiência, menos efetiva a aprendizagem”
Assim, apenas II está correta.
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
Psicoterapia de grupo: teoria e prática – Irvin D. Yalon e Molyn Leszcz. Editora Artmed, Porto Alegre, 2006
104) O grupo pode servir como ferramenta de intervenção em saúde, quando utilizado como espaço para expressão de pensamentos, sentimentos, trocas de experiências, educação em saúde, convivência e socialização. Em relação aos fatores terapêuticos em um grupo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I– Coesão, instilação de esperança, desenvolvimento de técnicas de socialização e catarse são fatores terapêuticos grupais.
II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse.
III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo.
IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.
Está correto o que se afirma em:
- A) II e IV, apenas.
- B) I e III, apenas.
- C) I, II e III, apenas.
- D) I, II e IV, apenas.
- E) III e IV, apenas.
A alternativa correta é letra C) I, II e III, apenas.
Gabarito: Letra C
Certo! Vamos relembrar todos os fatores terapêuticos grupais:
“1. Instilação de esperança
2. Universalidade
3. Compartilhamento de informações
4. Altruísmo
5. Recapitulação corretiva do grupo familiar primário
6. Desenvolvimento de técnicas de socialização
7. Comportamento imitativo
8. Aprendizagem interpessoal
9. Coesão grupal
10. Catarse
11. Fatores existenciais”
II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse.
Certo! Alguns autores separam a autorrevelação da catarse com esse critério, sendo a autorrevelação a exposição de informações e a catarse a liberação de sentimentos.
“A auto-revelação sempre é um ato interpessoal. O importante não é que o indivíduo se revele, mas que ele revele algo importante no contexto de seu relacionamento com os outros. O ato da auto-revelação assume importância verdadeira por causa de suas implicações para a natureza dos relacionamentos atuais. Ainda mais importante do que o fato de se tirar um peso das costas é o fato de que a revelação resulta em um relacionamento mais profundo, mais rico e mais completo com outras pessoas. (É por isso que, ao contrário de outros pesquisadores,ϒ não considero a auto-revelação como um fator terapêutico separado, mas a incluo na aprendizagem interpessoal.)”
“Bloch e Crouch sugerem que se “purifique” o fator da catarse. Eles separam a aquisição da capacidade de se expressar emocionalmente e incluem outro fator terapêutico, “aprender com atos interpessoais”. Além disso, dividem a expressão de idéias perturbadoras em uma categoria separada, “auto-revelação”. Livre dela, a catarse fica apenas com a “liberação emocional”, que acredito ter a vantagem de ter maior consistência, mas separada de qualquer realidade clínica, pois a expressão emocional no grupo tem grandes ramificações interpessoais. Ver Crouch, Bloch e Wauless, “Therapeutic Factors: Intrapersonal and Interpersonal Mechanisms””
III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo.
Certo! Veja o que diz Yalom:
“Na categoria geral do compartilhamento de informações, incluo a instrução didática sobre a saúde mental, doenças mentais e a psicodinâmica geral fornecida pelos terapeutas, bem como o aconselhamento, as sugestões ou a orientação direta do terapeuta ou outros membros do grupo.”
IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.
Errado. O fator terapêutico particularmente forte em grupos homogêneos que se concentram em problemas compartilhados é o comportamento imitativo:
“Existem evidências consideráveis de que os terapeutas influenciam os padrões de comunicação em seus grupos, modelando certos comportamentos, por exemplo, revelações pessoais ou apoio. Nos grupos, o processo de imitação é mais difuso: os pacientes podem modelar-se a partir de aspectos dos outros membros do grupo e do terapeuta. Os membros do grupo aprendem observando os outros a lidarem com seus problemas. Isso pode ser particularmente forte em grupos homogêneos que se concentram em problemas compartilhados – por exemplo, um grupo cognitivo-comportamental que ensina estratégias a pacientes psicóticos para reduzir a intensidade de suas alucinações auditivas.”
Assim, apenas I, II e III estão corretas.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Psicoterapia de grupo: teoria e prática – Irvin D. Yalon e Molyn Leszcz. Editora Artmed, Porto Alegre, 2006
105) De acordo com o livro Psicoterapias: abordagens atuais, de Aristides Cordioli, há critérios para que um modelo psicoterápico seja considerado consolidado. Sobre esses critérios. analise as assertivas:
I. Os resultados devem ser mantidos a longo prazo;
II. Devem existir evidências empíricas da efetividade da técnica;
III. Deve haver comprovação de que as mudanças observadas são decorrentes do empenho do paciente;
IV. Deve haver a utilização de estratégias que possibilitem a progressão da terapia.
Estão CORRETAS:
- A) Apenas I e II .
- B) Apenas III e IV
- C) Apenas I e III.
- D) Apenas II e IV
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra A) Apenas I e II .
Segundo Cordioli & Grevet (2019):
“Na atualidade, as psicoterapias fazem parte do planejamento terapêutico de praticamente todos os transtornos mentais, seja como tratamento de primeira escolha, seja como abordagem coadjuvante de psicofarmacoterapia. Embora as controvérsias e as disputas sejam ainda comuns, um panorama mais claro vem gradualmente se delineando, com alguns modelos se consolidando em razão de sua efetividade comprovada em pesquisas, da manutenção de seus resultados no longo prazo, de uma relação custo-benefício mais favorável, da satisfação de seus clientes e da aceitação pela comunidade.”
NOTA: observe que os quatros fatores mencionados pelo recorte textual supracitado em relação a consolidação de um modelo psicoterápico, são: (1) efetividade comprovada em pesquisas; (2) manutenção de seus resultados no longo prazo; (3) de uma relação custo-benefício mais favorável; (4) da satisfação de seus clientes e da aceitação pela comunidade.
Análise das proposições
CORRETA. A afirmação é corroborada, considerando o segundo fator mencionado pela literatura supracitada.
CORRETA. A assertiva ratifica o primeiro fator destacado pelos autores.
INCORRETA. A informação advinda não encontra respaldo entre os fatores elencados por Cordioli & Grevet (2019).
INCORRETA. A colocação trazida não é compatível com os fatores sintetizados, portanto, opção FALSA.
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretas apenas II e II, portanto, LETRA “A”.
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Fonte consultada:
Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico]/ Organizadores, Aristides Volpato Cordioli, Eugenio Horacio Grevet. – 4. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
106) A técnica de Aconselhamento, segundo a abordagem proposta por Carl Rogers, afirma, como um dos princípios básicos com respeito à atuação do orientador, que este
- A) compreende as vivências reveladas pelo orientando e expressa sua opinião e aconselha o melhor para o orientando.
- B) aceita o orientando, mas dirige a entrevista e dirige as ações ou a conversa.
- C) aceita o orientando como ele é na realidade; estabelece um clima permissivo na sua relação com o orientando, a fim de que este possa expressar livremente suas vivências emocionais.
- D) estabelece metas e responsabilidades das decisões pertencentes ao orientando, a fim de estabelecer imediato rapport.
- E) pretende dirigir as ações ou a conversa, a fim de que possa modificar a conduta do orientando.
A alternativa correta é letra C) aceita o orientando como ele é na realidade; estabelece um clima permissivo na sua relação com o orientando, a fim de que este possa expressar livremente suas vivências emocionais.
Gabarito Letra C
A técnica de Aconselhamento, segundo a abordagem proposta por Carl Rogers, afirma, como um dos princípios básicos com respeito à atuação do orientador, que este
a) compreende as vivências reveladas pelo orientando e expressa sua opinião e aconselha o melhor para o orientando.
Errado. Na proposta de Rogers, o orientador não expressa sua opinião.
b) aceita o orientando, mas dirige a entrevista e dirige as ações ou a conversa.
Errado. A abordagem de Rogers é não diretiva.
c) aceita o orientando como ele é na realidade; estabelece um clima permissivo na sua relação com o orientando, a fim de que este possa expressar livremente suas vivências emocionais.
Certo! Essa aceitação incondicional é central na teoria de Rogers.
d) estabelece metas e responsabilidades das decisões pertencentes ao orientando, a fim de estabelecer imediato rapport.
Errado. O orientador não faz essas definições.
e) pretende dirigir as ações ou a conversa, a fim de que possa modificar a conduta do orientando.
Errado. Como dissemos, abordagem de Rogers é não diretiva.
Nosso gabarito é Letra C.
107) Segundo as concepções de Enrique Pichon-Riviere, em um processo terapêutico grupal.
- A) Preconizam-se três objetivos principais: uma reeducação das concepções errôneas, um treinamento de habilidades comportamentais e uma modificação de estilo de viver.
- B) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
- C) Preconiza-se a função de controle dos afetos, apresenta o estímulo com intensidade total, impedindo a resposta antiga de ocorrer e se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
- D) Constitui-se a noção dos três Ds, apresenta o estímulo com intensidade total e afirma que a dinâmica de qualquer grupo se manifesta em três áreas: corpo, mundo interno, mundo psicossocial.
- E) Preconiza-se a manifestação da dinâmica de qualquer grupo através das três áreas corpo, mundo interno e psicossocial, acredita que a linguagem verbal como a não verbal são importantes e permite estimular o relato de todos os integrantes sobre a mesma problemática.
A alternativa correta é letra B) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
Gabarito Letra B
Segundo as concepções de Enrique Pichon-Riviere, em um processo terapêutico grupal.
a) Preconizam-se três objetivos principais: uma reeducação das concepções errôneas, um treinamento de habilidades comportamentais e uma modificação de estilo de viver.
Errado. Essas são características dos grupos de abordagem cognitivo-comportamental.
b) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
Certo!
“A conceituação e a aplicação dos grupos operativos, como foi dito antes, devem muito a Pichon Rivièrep) que, desde 1945, os introduziu, sistematizou e divulgou. Este autor construiu o seu “esquema conceituai referencial operativo" (ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer campo grupai, e que se manifestam em três áreas: mente, corpo e mundo externo. Pichon Rivière construiu uma extensa e sólida edificação teórica, cuja reconhecida importância justifica que nos alonguemos na enumeração de seus principais conceitos, ainda que, aqui, nos limitemos praticamente a uma titulação dos mesmos.”
c) Preconiza-se a função de controle dos afetos, apresenta o estímulo com intensidade total, impedindo a resposta antiga de ocorrer e se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
Errado. Não é essa a definição do autor.
d) Constitui-se a noção dos três Ds, apresenta o estímulo com intensidade total e afirma que a dinâmica de qualquer grupo se manifesta em três áreas: corpo, mundo interno, mundo psicossocial.
Errado. As áreas de manifestação da dinâmica dos grupos são corpo, mente e mundo externo, não mundo psicossocial.
e) Preconiza-se a manifestação da dinâmica de qualquer grupo através das três áreas corpo, mundo interno e psicossocial, acredita que a linguagem verbal como a não verbal são importantes e permite estimular o relato de todos os integrantes sobre a mesma problemática.
Errado. As áreas de manifestação da dinâmica dos grupos são corpo, mente e mundo externo, não mundo interno e psicossocial.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: ZIMERMAN, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2.ed. Porto Alegre : Artmed, 2000.
108) Levando em conta o autor e a teoria e/ou terapia que ele criou, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Leon Festinger.
2. Robert Sternberg.
3. Albert Ellis.
4. Kurt Lewin.
Coluna 2
( ) Teoria Triangular do Amor.
( ) Teoria de Campo.
( ) Teoria da Dissonância Cognitiva.
( ) Terapia Racional Emotiva Comportamental.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 2 – 4 – 1 – 3.
- B) 3 – 4 – 2 – 1.
- C) 4 – 3 – 1 – 2.
- D) 1 – 2 – 3 – 4.
- E) 2 – 1 – 4 – 3
A alternativa correta é letra A) 2 – 4 – 1 – 3.
Gabarito Letra A
(2) Teoria Triangular do Amor.
A teoria triangular do amor é uma teoria do amor desenvolvida por Robert Sternberg.
(4) Teoria de Campo.
A teoria de campo foi desenvolvida por Lewin.
(1) Teoria da Dissonância Cognitiva.
A teoria da dissonância cognitiva foi originalmente desenvolvida por Leon Festinger.
(3) Terapia Racional Emotiva Comportamental.
Essa terapia é de Albert Ellis.
A sequência correta é 2413.
Gabarito Letra A
109) Sobre os papéis ou posições da estrutura do grupo terapêutico, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) No grupo há um constante jogo de adjudicação e de assunção de papéis, sendo que uma boa referência de que está ocorrendo uma apropriada evolução grupal seria quando os papéis abandonam a característica de estereotipados e determinados e adquirem uma plasticidade intercambiável.
( ) Em cada papel do grupo se concentram as expectativas, carências e crenças racionalizantes de cada um, que compõem a imago grupal idiossincrática.
( ) A medida que os papéis estiverem sendo reconhecidos, admitidos e alterados, os membros do grupo vão alcançando um discernimento de sua própria identidade, assim como uma distinção com a dos outros.
( ) Concerne, geralmente, o papel de radar ao indivíduo mais regressivo do grupo.
( ) O vestal é uma modalidade de papel que incide na ocorrência da totalidade do grupo incumbir a um certo membro a função de cometer aquilo que lhes é impedido.
- A) V, F, V, V, F.
- B) V, F, V, F, V.
- C) F, V, F, F, V.
- D) F, V, V, V, F.
- E) V, V, V, V, F.
A alternativa correta é letra A) V, F, V, V, F.
Gabarito: Letra A
(V) No grupo há um constante jogo de adjudicação e de assunção de papéis, sendo que uma boa referência de que está ocorrendo uma apropriada evolução grupal seria quando os papéis abandonam a característica de estereotipados e determinados e adquirem uma plasticidade intercambiável.
Verdadeiro!
“Assim, há sempre, em qualquer grupo, um permanente jogo de adjudicação e de assunção de papéis, sendo que um seguro indicador de que está havendo uma boa evolução grupai é quando os papéis deixam de ser fixos e estereotipados e adquirem uma plasticidade intercambiável. À medida que os papéis forem sendo reconhecidos, assumidos e modificados, os indivíduos váo adquirindo um senso de sua própria identidade, assim como uma diferenciação com a dos demais.”
(F) Em cada papel do grupo se concentram as expectativas, carências e crenças racionalizantes de cada um, que compõem a imago grupal idiossincrática.
Falso. Em cada papel se condensam as expectativas, necessidades e crenças irracionais de cada um e que compõem a fantasia básica inconsciente comum ao grupo todo.
“Da mesma forma como ocorre num sistema familiar, institucional, ou social, também um grupo terapêutico comporta-se como uma estrutura na qual há uma distribuição complementária de papéis e posições. Podemos dizer que em cada papel se condensam as expectativas, necessidades e crenças irracionais de cada um e que compõem a fantasia básica inconsciente comum ao grupo todo”
V) A medida que os papéis estiverem sendo reconhecidos, admitidos e alterados, os membros do grupo vão alcançando um discernimento de sua própria identidade, assim como uma distinção com a dos outros.
Verdadeiro! Essa informação está no trecho apresentado na primeira afirmativa.
(V) Concerne, geralmente, o papel de radar ao indivíduo mais regressivo do grupo.
Verdadeiro! Sobre o papel do radar, relembre:
“Radar. Este papel cabe geralmente ao indivíduo mais regressivo do grupo, como é o caso de um paciente borderline em um grupo de nível neurótico, por exemplo. Neste caso, esse paciente, antes que os demais, capta os primeiros sinais das ansiedades que, ainda em estado larvário, estão emergindo no grupo. Esse papel também é conhecido como “caixa de ressonância”, em razão de que tal paciente-radar, por não ter condições de poder processar simbolicamente o que captou, pode vir a expressar essas ansiedades em sua própria pessoa através de somatizações, ou abandono da terapia, ou de crises explosivas, etc.”
(F) O vestal é uma modalidade de papel que incide na ocorrência da totalidade do grupo incumbir a um certo membro a função de cometer aquilo que lhes é impedido.
Falso. Pelo contrário, o vestal zela pela moral e os bons costumes.
“7) Vestal. Da mesma forma como é regra nas instituições, também nos pequenos grupos é muito comum que alguém assuma o papel de zelar pela manutenção da “moral e dos bons costumes”. Um exagero nesse papel constitui a tão conhecida figura do "patrulheiro ideológico" que obstrui qualquer movimento no sentido de uma criatividade inovadora. Há um sério risco — nada incomum — de que o papel venha a ser assumido pelo próprio grupoterapeuta.”
Nosso gabarito é Letra A
110) Cada grupo possui uma dinâmica de funcionamento decorrente basicamente da interação entre as pessoas, de processos transferenciais e de conteúdos psicológicos, latentes ou manifestos. No grupo que vamos descrever, há, basicamente, três momentos, sendo eles: a pré-tarefa, tarefa e projeto. A pré-tarefa, que é caracterizada pela resistência à inicialização da tarefa, isso porque o desconhecido produz medos e insegurança. A tarefa é basicamente o momento em que o grupo consegue elaborar os medos e ansiedades provocados pelo novo e se engajar no processo de mudança, e assim, consegue surgir o projeto, momento de planejamento e execução dos objetivos iniciais. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao grupo que foi descrito acima:
- A) Grupo Psicoterapêutico.
- B) Grupo Terapêutico.
- C) Grupo de Autoajuda.
- D) Grupo Transcendental.
- E) Grupo Operativo.
A alternativa correta é letra E) Grupo Operativo.
Gabarito: Letra E
Cada grupo possui uma dinâmica de funcionamento decorrente basicamente da interação entre as pessoas, de processos transferenciais e de conteúdos psicológicos, latentes ou manifestos. No grupo que vamos descrever, há, basicamente, três momentos, sendo eles: a pré-tarefa, tarefa e projeto. A pré-tarefa, que é caracterizada pela resistência à inicialização da tarefa, isso porque o desconhecido produz medos e insegurança. A tarefa é basicamente o momento em que o grupo consegue elaborar os medos e ansiedades provocados pelo novo e se engajar no processo de mudança, e assim, consegue surgir o projeto, momento de planejamento e execução dos objetivos iniciais. Assinale a
alternativa CORRETA quanto ao grupo que foi descrito acima:
O grupo que se organiza em torno de uma tarefa é o grupo operativo, descrito por Pichon Rivière:
“Um Grupo Operativo possui, basicamente, três momentos, sendo eles: a prétarefa, tarefa e projeto. A pré-tarefa, que é caracterizada pela resistência a inicialização da tarefa, isso porque o desconhecido produz medos e insegurança. A tarefa é basicamente o momento em que o grupo consegue elaborar os medos e ansiedades provocados pelo novo e se engajar no processo de mudança, e assim, consegue surgir o projeto, momento de planejamento e execução dos objetivos iniciais (ZIMERMAN; OSORIO, 1997)”
a) Grupo Psicoterapêutico.
b) Grupo Terapêutico.
c) Grupo de Autoajuda.
d) Grupo Transcendental.
e) Grupo Operativo.
Nosso gabarito é Letra E