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Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

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131) No que se refere às indicações para a psicoterapia em grupo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Violência doméstica.

II – Obesidade e compulsão alimentar.

III – Portadores de doenças crônicas.

  • A) Apenas o item I é verdadeiro.
  • B) Apenas o item II é verdadeiro.
  • C) Apenas o item III é verdadeiro.
  • D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E) Todos os itens são verdadeiros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todos os itens são verdadeiros.

Gabarito: Letra E

No que se refere às indicações para a psicoterapia em grupo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

 

Vamos, primeiro, ver algumas indicações da psicoterapia em grupo:

“Em geral, a psicoterapia em grupo é indicada em casos de:

  • Perturbações de ansiedade ou depressão;
  • Conflitos laborais e dificuldade de adaptação na vida profissional;
  • Conflitos familiares;
  • Dependências e vícios em geral;
  • Estresse;
  • Luto;
  • Fobias;
  • Obesidade e compulsão alimentar;
  • Violência doméstica;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Insegurança;
  • Baixa autoestima;
  • Timidez excessiva.”

 

I – Violência doméstica.

Certo! Pacientes que sofrem violência doméstica podem se beneficiar de uma psicoterapia de grupo.

 

II – Obesidade e compulsão alimentar.

Certo! Essa é outra indicação possível para psicoterapia de grupo.

 

III – Portadores de doenças crônicas.

Certo! Outra indicação possível.

 

Assim, todos os itens estão corretos.

Gabarito Letra E.

 

Fonte: O Que É Psicoterapia Em Grupo? Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-psicoterapia-em-grupo/

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132) É definido como Grupo Operativo de Pichon-Rivière:

  • A) Um conjunto de pessoas, ligadas no tempo e no espaço, unidas por sua recíproca representação interna, que se dispõem de maneira implícita ou explicita a uma tarefa, interagindo e atuando para executá-la, em uma rede de papéis, com a criação de vínculos entre si.
  • B) Um campo de forças, cuja dinâmica resulta da interação dos componentes em um campo ou espaço psicossocial, sendo considerado grupo o conjunto de relações em constante movimento.
  • C) Uma rede de elementos transferenciais dirigidos de cada participante para o analista, de cada participante para o grupo, de cada participante para cada participante e do grupo como um todo para o analista.
  • D) Um conjunto de pessoas reunidas em torno de uma tarefa externa, o que significa trabalhar com todos os processos vividos pelo grupo, no nível consciente e inconsciente, relacional e emocional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Um conjunto de pessoas, ligadas no tempo e no espaço, unidas por sua recíproca representação interna, que se dispõem de maneira implícita ou explicita a uma tarefa, interagindo e atuando para executá-la, em uma rede de papéis, com a criação de vínculos entre si.

Gabarito: Letra A

É definido como Grupo Operativo de Pichon-Rivière:
a)  Um conjunto de pessoas, ligadas no tempo e no espaço, unidas por sua recíproca representação interna, que se dispõem de maneira implícita ou explicita a uma tarefa, interagindo e atuando para executá-la, em uma rede de papéis, com a criação de vínculos entre si.

Certo! Essa é a definição de grupo em Pichon-Rivière, que tem como característica fundamental a tarefa em comum aos membros do grupo.


b)  Um campo de forças, cuja dinâmica resulta da interação dos componentes em um campo ou espaço psicossocial, sendo considerado grupo o conjunto de relações em constante movimento.

Errado. Essa é a definição de grupo em Kurt Lewin.


c)  Uma rede de elementos transferenciais dirigidos de cada participante para o analista, de cada participante para o grupo, de cada participante para cada participante e do grupo como um todo para o analista.

Errado. A afirmativa está coerente com a teoria de grupos de Foulkes.


d)  Um conjunto de pessoas reunidas em torno de uma tarefa externa, o que significa trabalhar com todos os processos vividos pelo grupo, no nível consciente e inconsciente, relacional e emocional.

Errado. A tarefa não necessariamente é externa.

 

Nosso gabarito é Letra A

133) Teoria utilizada para a dinâmica de grupo centrado na tarefa, cujos propósitos terapêuticos e de aprendizagem não se diferenciam em sua essência. Para essa abordagem, o grupo terapêutico proporciona aprendizagem de novas habilidades relacionais e enseja um clima propício para resolução de conflitos, sendo, portanto, terapêutico.

Essa teoria é denominada

  • A) teoria da Gestalt.

  • B) análise do comportamento.

  • C) teoria dos grupos operativos.

  • D) método analítico.

  • E) teoria das relações objetais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) teoria dos grupos operativos.

   

  

Essa teoria é denominada

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"GRUPOS OPERATIVOS

 

Os grupos operativos, criados por Pichon-Rivière em meados dos anos de 1940, são um modelo híbrido constituído a partir dos referenciais teóricos da psicanálise e da dinâmica de grupos.

 

Enrique Pichon-Rivière,  embora suíço de nascimento, viveu na Argentina desde os 4 anos, lá fazendo toda a sua formação profissional e notabilizando-se como um dos mais talentosos e criativos psicanalistas do hemisfério sul. Sua formulação dos grupos operativos foi, sem dúvida, a mais importante contribuição latino-americana para uma teoria unificada do funcionamento grupal, constituindo-se, além disso, em valioso suporte para a práxis com grupos, terapêuticos ou não.

 

Quanto à denominação grupos operativos, Pichon-Rivière diz tê-la concebido a partir da circunstância de esses grupos terem nascido em um ambiente de tarefa concreta. Em 1945, estando encarregado de dirigir o setor de pacientes adolescentes no hospital psiquiátrico de Rosário, cidade da Argentina onde então exercia suas atividades, o autor viu-se premido, por circunstâncias excepcionais que o privaram do concurso dos funcionários que trabalhavam no setor, a “improvisar” com pacientes na função de enfermeiros. Sem contar com a equipe de enfermagem e com qualquer ajuda institucional que suprisse a lacuna, habilitou pacientes para “operarem” funções de enfermeiros. Nasciam assim os grupos operativos. Pode-se inferir que dos benefícios terapêuticos desta aprendizagem para a tarefa de os próprios pacientes serem enfermeiros, Pichon-Rivière  extraiu seu entendimento de que não há distinção clara entre grupos terapêuticos e de aprendizagem.

 

Para ele, portanto, o que caracteriza os grupos operativos é a relação que seus integrantes mantêm com a tarefa e esta poderá ser a obtenção da “cura”, se for um grupo terapêutico, ou a aquisição de conhecimentos, se for um grupo de aprendizagem. Como para ele o fundamental da tarefa grupal é a resolução de situações estereotipadas e a obtenção de mudanças, a distinção entre grupos terapêuticos ou de aprendizagem não é essencial: todo grupo terapêutico proporciona aprendizagem de novas pautas relacionais, assim como todo grupo de aprendizagem enseja a criação de um clima propício para a resolução de conflitos interpessoais e, portanto, é também terapêutico."

 

Fonte: "Grupoterapias" (Osório)

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra C.


a)  teoria da Gestalt.

b)  análise do comportamento.

c)  teoria dos grupos operativos.

d)  método analítico.

e)  teoria das relações objetais.

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134) A terapia reichiana consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e encerrando pela pélvis. São instrumentos usados para dissolver a couraça, com exceção de:

  • A) armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda.
  • B) ataque direto dos músculos cronicamente tensos a fim de soltá-los.
  • C) ensino programado, tendo a opção de utilizar uma "máquina de ensinar''.
  • D) manutenção da cooperação do paciente, lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que surjam.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) ensino programado, tendo a opção de utilizar uma "máquina de ensinar''.

Gabarito Letra C

A terapia reichiana consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e encerrando pela pélvis. São instrumentos usados para dissolver a couraça, com exceção de:

Vamos relembrar quais são esses instrumentos na teoria de Reich:

“A terapia reichiana consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e terminando na pélvis. Cada segmento é uma unidade mais ou menos independente com a qual se precisa lidar separadamente. Três instrumentos principais são usados para dissolver a couraça:

1 — armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;

2 — ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los;

3 — manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam (Baker, 1967).

1. Os olhos. A couraça dos olhos é expressa por uma imobilidade da testa e uma expressão “vazia” dos olhos, que nos vêem por detrás de uma rígida máscara. A couraça é dissolvida fazendo-se com que os pacientes abram bem seus olhos, como se estivessem com medo, a fim de mobilizar as pálpebras e a testa, forçando uma expressão emocional e encorajando o movimento livre dos olhos—fazer movimentos circulares com os olhos e olhar de lado a lado.

2. Boca. O segmento oral inclui os músculos do queixo, garganta e a parte de trás da cabeça. O maxilar pode ser excessivamente preso ou frouxo de forma antinatural. As expressões emocionais relativas ao ato de chorar, morder com raiva, gritar, sugar e fazer caretas são todas inibidas por este segmento. A couraça pode ser solta encorajando-se o paciente a imitar o choro, a produzir sons que mobilizem os lábios, a morder e a vomitar e pelo trabalho direto com os músculos envolvidos.

3. Pescoço. Este segmento inclui os músculos profundos do pescoço e também a língua. A couraça funciona principalmente para segurar a raiva ou o choro. Pressão direta sobre os músculos profundos do pescoço não é possível; portanto, gritar, berrar e vomitar são meios importantes para soltar este segmento.

4. Tórax. Este segmento inclui os músculos longos do tórax, os músculos dos ombros e da omoplata, toda a caixa toráxica, as mãos e os braços. Ele serve para inibir o riso, a raiva, a tristeza e o desejo. A inibição da respiração, que é um meio importante de suprimir toda emoção, ocorre em grande parte no tórax. A couraça pode ser solta através do trabalho com respiração, especialmente o desenvolvimento da expiração completa. Os braços e as mãos são usados para bater, rasgar, sufocar, triturar e entrar em contato com o desejo.

5. Diafragma. Este segmento inclui o diafragma, estômago, plexo solar, ▼ários órgãos internos e músculos ao longo das vértebras torácicas baixas. A couraça é expressa por uma curvatura da espinha para frente, de modo que há um espaço considerável entre a parte de baixo das costas do paciente e o colchão. É muito mais difícil expirar do que inspirar. A couraça inibe principalmente a raiva extremada. Os quatro primeiros segmentos devem estar mais ou menos livres antes que o diafragma possa ser solto através do trabalho repetido com respiração e reflexo do vômito (pessoas com bloqueio intenso •este segmento acham virtualmente impossível vomitar).

6. Abdômen. O segmento abdominal inclui os músculos abdominais longos e os músculos das costas. Tensão nos músculos lombares está ligada ao medo de ataque. A couraça nos flancos de uma pessoa produz instabilidade e relaciona-se com a inibição do rancor. A dissolução da couraça, neste segmento, é relativamente simples, desde que os segmentos mais altos estejam abertos.

7. Pélvis. Este segmento contém todos os músculos da pélvis e membros inferiores. Quanto mais intensa a couraça, mais a pélvis é puxada para trás e saliente nesta parte. Os músculos glúteos são tesos e doloridos; a pélvis é rígida, “morta” e assexual. A couraça pélvica serve para inibir a ansiedade e a raiva, bem como o prazer. A ansiedade e a raiva resultam das inibições das sensações de prazer sexual, e é impossível experienciar livremente o prazer nesta área até que a raiva tenha sido liberada dos músculos pélvicos. A couraça pode ser solta primeiramente mobilizando a pélvis e fazendo com que o paciente chute os pés repetidas vezes e também bata no colchão com sua pélvis.”


a)  armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda.
b)  ataque direto dos músculos cronicamente tensos a fim de soltá-los.
c)  ensino programado, tendo a opção de utilizar uma "máquina de ensinar''.
d)  manutenção da cooperação do paciente, lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que surjam.

 

Todas as afirmativas trazem instrumentos, menos a Letra C

 

Fonte: Fadiman, James, 1939— Teorias da personalidade. São Paulo: HARBRA, 1986.

135) De acordo com Aristides Cordioli, à obra Psicoterapias: Abordagens Atuais, qual dos seguintes autores trabalhou com a “terapia centrada na pessoa”?

  • A) Carl Rogers.

  • B) Sigmund Freud.

  • C) Aaron Temkin Beck.

  • D) Jacques-Marie Emile Lacan.

  • E) Melanie Klein.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Carl Rogers.

Gabarito Letra A

De acordo com Aristides Cordioli, à obra Psicoterapias: Abordagens Atuais, qual dos seguintes autores trabalhou com a “terapia centrada na pessoa”?

a)  Carl Rogers.

Certo! Rogers é o autor da terapia centrada na pessoa.

“Rogers (1957) sugeriu que a empatia, o calor humano e a autenticidade por parte do terapeuta seriam as condições necessárias e suficientes para a mudança terapêutica. Sendo assim, criou a psicoterapia centrada no cliente, ou humanista. Embora referindo-se a uma atitude básica em relação aos pacientes, essas três condições podem ser traduzidas em comportamentos concretos do terapeuta, que depois podem ser avaliados e relacionados com o resultado”

 

b)  Sigmund Freud.

Errado. Freud é fundador da psicanálise.

 

c) Aaron Temkin Beck.

Errado. Beck desenvolveu a terapia cognitivo comportamental.

 

d)  Jacques-Marie Emile Lacan.

Errado. Lacan era psicanalista.

 

e)  Melanie Klein.

Errado. Klein também era psicanalista.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed..

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136) Está incorreto quanto à Psicoterapia Analítica:

  • A) Faz-se um diálogo entre o consciente e o inconsciente.
  • B) Auxilia a transformação e a ampliação de um olhar interior do paciente.
  • C) O terapeuta nesse tipo de psicoterapia leva em consideração que o inconsciente contém influências somente da individualidade humana, mas não do coletivo.
  • D) Reitera que o meio externo pode alterar os rumos de sua vida, assim como criar tendências de comportamento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O terapeuta nesse tipo de psicoterapia leva em consideração que o inconsciente contém influências somente da individualidade humana, mas não do coletivo.

Gabarito Letra C

Está incorreto quanto à Psicoterapia Analítica:

 

Vamos relembrar a psicoterapia analítica:

 

“Psicoterapia Junguiana/Analítica

Na psicoterapia junguiana, criada pelo psiquiatra e psicanalista suíço Karl Gustav Jung, o psicólogo monitora o universo simbólico, focando a terapia nos sonhos. Nesse caso, há um diálogo entre o consciente e o inconsciente, o que ajuda na transformação e na ampliação de um olhar interior do paciente. O terapeuta nesse tipo de psicoterapia leva em consideração que o inconsciente não contém influências somente da individualidade humana, como também do coletivo. A psicologia analítica reitera que o meio externo pode alterar os rumos de sua vida, assim como criar tendências de comportamento.”


a)  Faz-se um diálogo entre o consciente e o inconsciente.

Certo!


b)  Auxilia a transformação e a ampliação de um olhar interior do paciente.
Certo!

 

c)  O terapeuta nesse tipo de psicoterapia leva em consideração que o inconsciente contém influências somente da individualidade humana, mas não do coletivo.

Errado. Jung considera, sim, o coletivo.


d)  Reitera que o meio externo pode alterar os rumos de sua vida, assim como criar tendências de comportamento.

Certo!

   

Assim, nosso gabarito é Letra C.

137) Sobre a psicoterapia grupal é CORRETO afirmar que:

  • A) O enquadre grupal é a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o processo terapêutico. Contudo, isso não quer dizer que o setting se comporte como uma situação meramente passiva, pelo contrário, ele está sob uma contínua ameaça em vir a ser desvirtuado e serve como um cenário ativo da dinâmica do campo grupal, que resulta do impacto de constantes e múltiplas pressões de toda ordem.
  • B) Os settings clínicos dos grupos de psicoterapia variam muito, mas não afetam a estrutura e funcionamento do grupo.
  • C) A terapia em grupo faz uso de ingredientes terapêuticos que existem na terapia individual, mas que foram adaptados ao processo grupal.
  • D) São três os aspectos que se constituem como a coluna mestra na formação dos processos inconscientes que gravitam no campo grupal: identificações, resistências e dinamismos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O enquadre grupal é a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o processo terapêutico. Contudo, isso não quer dizer que o setting se comporte como uma situação meramente passiva, pelo contrário, ele está sob uma contínua ameaça em vir a ser desvirtuado e serve como um cenário ativo da dinâmica do campo grupal, que resulta do impacto de constantes e múltiplas pressões de toda ordem.

 

Sobre a psicoterapia grupal é CORRETO afirmar que:


a)  O enquadre grupal é a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o processo terapêutico. Contudo, isso não quer dizer que o setting se comporte como uma situação meramente passiva, pelo contrário, ele está sob uma contínua ameaça em vir a ser desvirtuado e serve como um cenário ativo da dinâmica do campo grupal, que resulta do impacto de constantes e múltiplas pressões de toda ordem.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"O enquadre é conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o processo terapêutico. Assim, resulta de uma conjunção de regras, atitudes e combinações, como, por exemplo, 0 local, horários, número de sessões semanais, tempo de duração da sessão, férias, honorários. número de pacientes, se aberto ou fechado, etc. Tudo isso se constitui como sendo "as regras do jogo", mas não o jogo propriamente dito. Contudo, isso não quer dizer que o setting se comporte como uma situação meramente passiva; pelo contrário, ele está sob uma contínua ameaça em vir a e ser desvirtuado e serve como um cenário ativo da dinâmica do campo grupal, que resulta do impacto de constantes e múltiplas pressões de toda ordem."

 

Fonte: "Fundamentos Básicos das Grupoterapias" (Zimerman)

 

Assertiva Correta.


b)  Os settings clínicos dos grupos de psicoterapia variam muito, mas não afetam a estrutura e funcionamento do grupo.
 

Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"Os settings clínicos dos grupos de psicoterapia variam muito e afetam toda a estrutura e funcionamento do grupoIlustraremos este ponto comparando grupos em dois set­tings clínicos acentuadamente diferentes: o setting da ala de internação psiquiátrica e o da clínica de atendimento externo.

 

Grupos de Pacientes internos:

 

— ocorrem em uma unidade psiquiátrica,

— reúnem-se diariamente,

— são compostos por indivíduos com vários proble­mas psiquiátricos agudos,

— são obrigatórios,

— apresentam uma alta rotatividade na composição dos membros, devido a curta duração da hospita­lização.

 

Grupos de pacientes externos:

 

— são grupos voluntários, estáveis na composição dos membros,

— reúnem-se uma vez por semana em uma clínica psiquiátrica,

— consistem de indivíduos que apresentam níveis similares e estáveis de funcionamento."

 

Fonte: "Manual de Psicoterapia de Grupo" (Vinogradov e Yalom)

 

Assertiva Falsa.

 

c)  A terapia em grupo faz uso de ingredientes terapêuticos que existem na terapia individual, mas que foram adaptados ao processo grupal.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:

 

"Além das vantagens de uma relação custo/benefício mais favorável, a terapia em grupo faz uso de ingredientes terapêuticos próprios, que inexistem na terapia individual, os chamados fatores grupais (Vinogradov; Cox; Yalom, 2003)."

 

Fonte: "Psicoterapias" (Cordioli)

 

Assertiva Falsa.


d)  São três os aspectos que se constituem como a coluna mestra na formação dos processos inconscientes que gravitam no campo grupal: identificações, resistências e dinamismos.

 

Mais uma alternativa incorreta. Observe:

 

"Este capítulo, tomando como base as conceituações da teoria psicanalítica, pretende fazer uma revisão dos três aspectos que se constituem como a coluna mestra na formação dos processos inconscientes que gravitam no campo grupal: 1) Ansiedades. 2) Defesas. 3) Identificações."

 

Fonte: "Fundamentos Básicos das Grupoterapias" (Zimerman)

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra A.

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138) A técnica do “experimento” é, tradicionalmente, associada à seguinte abordagem psicoterápica:

  • A) gestalt-terapia.

  • B) terapia cognitivo-comportamental.

  • C) Psicanálise.

  • D) terapia focada na compaixão.

  • E) abordagem centrada na pessoa.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) gestalt-terapia.

Gabarito Letra A

A técnica do “experimento” é, tradicionalmente, associada à seguinte abordagem psicoterápica:
a)  gestalt-terapia.

b)  terapia cognitivo-comportamental.

c) Psicanálise.

d)  terapia focada na compaixão.

e) abordagem centrada na pessoa.

 

Os experimentos fazem parte da Gestalt-terapia:

“De acordo com Zinker (2007), a criatividade na Gestalt-terapia é um processo de transformação e de mudança no encontro entre psicoterapeuta e o cliente, ou seja, é desenvolver novos comportamentos para situações cristalizadas. O psicoterapeuta é um ser criativo no setting terapêutico que facilita a recriação de experiências e de situações inacabadas com o cliente, pois possibilita a inventividade de diversas situações de aprendizagem a partir do uso dos experimentos.

A gestalt-terapia é, na realidade, a permissão para ser criativo. Nossa ferramenta metodológica básica é o experimento, uma abordagem comportamental para passar a um novo patamar de funcionamento. O experimento se dirige ao cerne da resistência, transformando a rigidez em um suporte elástico para a pessoa. Não precisa ser pesado, sério, nem ter uma comprovação rigorosa; pode ser teatral, hilário, louco, transcendente, metafísico, engraçado. O experimento nos dá licença para sermos sacerdotes, prostitutas, gays, santos, sábios, magos - todas as coisas, seres e noções que se ocultam em nós. Os experimentos não precisam brotar de conceitos; podem começar simplesmente como brincadeiras e desencadear profundas revelações cognitivas. (Zinker, 2007, p. 30)

Os experimentos em Gestalt-terapia são ações intencionais do psicoterapeuta para o cliente vivenciar. É um convite ao cliente para se experienciar a partir de uma postura fenomenológica e dialógica em um contexto de aceitação, respeito e confiança. O psicoterapeuta deve ter clareza do que está propondo e o sentido de sua ação para o cliente como forma de facilitar o seu processo de dar-se conta.

Para Ribeiro (2006), uso dos experimentos no setting terapêutico propicia ao cliente a arte de se experimentar, tornando-o um experimento vivo, ou seja, o cliente é um sujeito ativo e seu próprio instrumento de trabalho. Desta forma, a sessão de psicoterapia é um experimento e o psicoterapeuta um facilitador deste processo. Desta maneira, para Zinker (2007, p. 51), "fazer terapia é como fazer arte".

Enfatizamos que a realização do experimento pelo cliente não é obrigatória, pois o psicoterapeuta deve perceber a sua disponibilidade para desenvolvê-lo. Caso o cliente tenha interesse em efetuá-lo, pode interromper a qualquer momento, caso deseje. Assim, mesmo que comece, pode pará-lo a qualquer momento, de acordo com o seu limite.

Neste sentido, o psicoterapeuta deve ter uma atitude compreensiva e respeitosa em relação à recusa ou interrupção do cliente. E dependendo do caso, pode falar a respeito disto, ou mudar de assunto e falar de outro tema.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Lima, Deyseane Maria Araújo. (2019). O self-box como experimento na atuação do gestalt-terapeuta com adolescentes. Revista da Abordagem Gestáltica25(3), 313-322. 

139) Segundo Cortez et al. (2005), em relação ao desenvolvimento de grupos terapêuticos por meio da implementação de programas com agressores, pode-se afirmar que:

  • A) não são orientados pelo princípio do gênero.

  • B) são menos efetivos do que o aconselhamento individual por haver um aumento da vergonha.

  • C) são mais efetivos do que o aconselhamento individual por aumentar o isolamento.

  • D) são orientados pelo princípio do gênero.

  • E) não há diferenças de efetividade em comparação com o aconselhamento individual.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) são orientados pelo princípio do gênero.

Gabarito Letra D

Segundo Cortez et al. (2005), em relação ao desenvolvimento de grupos terapêuticos por meio da implementação de programas com agressores, pode-se afirmar que:
a)  não são orientados pelo princípio do gênero.

b) são menos efetivos do que o aconselhamento individual por haver um aumento da vergonha.

c) são mais efetivos do que o aconselhamento individual por aumentar o isolamento.

d)  são orientados pelo princípio do gênero.

e) não há diferenças de efetividade em comparação com o aconselhamento individual.

 

De acordo com o autor, esses grupos são orientados pelo princípio de gênero, e mais efetivos que o aconselhamento individual por diminuir o isolamento.

.

“A aplicação de grupos terapêuticos é uma das alternativas para o desenvolvimento de um programa com agressores (Sinclair, 1985, Faulkner et al., 1992; Soares, 1999), sendo que há muitas diferenças entre os programas aplicados, ocorrendo variações de duração e de abordagem (Gondolf, 1996a; 1996b; 1997; Soares, 1999). De modo geral, esses programas seguem uma diretriz comum que poderia ser identificada dentro da modalidade cognitivo–comportamental, orientada por princípio de gênero (Soares, 1999). Outra característica desse tipo de programa é o fato, como afirma Sinclair (1985), de os grupos serem mais efetivos do que o aconselhamento individual por haver uma possível diminuição de vergonha, culpa e isolamento na interação com os demais membros.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Cortez, Mirian Béccheri, Padovani, Ricardo da Costa e Williams, Lúcia Cavalcanti de AlbuquerqueTerapia de grupo cognitivo-comportamental com agressores conjugais. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2005, v. 22, n. 1 

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140) A técnica do grupo operativo de Pichon- Rivière sugere a estrutura de trabalho em três aspectos, a tarefa ___________ (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa ____________ (a forma como cada participante vivencia o grupo) e o ___________ que são os elementos prédeterminados (o tempo, a duração, a frequência, o papel do coordenador e do observador).

Em relação à descrição acima, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as suas lacunas:

  • A) Latente, manifesta e setting.
  • B) Manifesta, latente e rapport.
  • C) Explícita, implícita e enquadre.
  • D) Prática, experiência íntima e regulamento.
  • E) Circuito vincular, espiral dialética e enquadre.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Explícita, implícita e enquadre.

Gabarito: Letra C

 

Relembre a técnica do grupo operativo:

“A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). Para Pichon-Rivière (1998), o processo grupal se caracteriza por uma dialética na medida em que é permeado por contradições, sendo que sua tarefa principal é justamente analisar essas contradições. O autor utiliza uma representação para mostrar o movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação de um grupo, que é o cone invertido.”

 

Em relação à descrição acima, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as suas lacunas:
a)  Latente, manifesta e setting.
b)  Manifesta, latente e rapport.
c)  Explícita, implícita e enquadre.
d)  Prática, experiência íntima e regulamento.
e)  Circuito vincular, espiral dialética e enquadre.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Bastos, Alice Beatriz B. Izique. (2010). A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicologo informacao14(14), 160-169.

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