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Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

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141) Leia a afirmativa a seguir.

Tem por objetivo avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. É um recurso bastante utilizado em serviços de saúde, em que as demandas são frequentes e diversas, sendo necessário avaliar a adequação das mesmas frente ao encaminhamento pretendido.

Assinale a assertiva CORRETA a que a afirmativa se refere.

  • A) Anamnese.
  • B) Psicoterapia breve.
  • C) Análise focal.
  • D) Entrevistas de triagem.
  • E) Intervenção psicoprofilática.

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A alternativa correta é letra D) Entrevistas de triagem.

Gabarito: Letra D

 

 

Assinale a assertiva CORRETA a que a afirmativa se refere.
a)  Anamnese.

Errado. O objetivo da anamnese é fazer um levantamento detalhado da história de desenvolvimento do indivíduo.


b)  Psicoterapia breve.

Errado. Psicoterapia breve é uma forma de tratamento, e não de encaminhamento.


c)  Análise focal.

Errado. Também não é isso que a questão descreve.


d)  Entrevistas de triagem.

Certo!

“A entrevista de triagem tem por objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento. Geralmente, é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais, onde existe a procura contínua por uma diversidade de serviços psicológicos, e tornase necessário avaliar a adequação da demanda em relação ao encaminhamento pretendido. Um dos equívocos mais comuns é o de pessoas que procuram ajuda individual para problemas relacionais. Outra situação importante ocorre quando existe a opção de terapia individual e grupal, tornando-se necessário avaliar a adequação dos membros conforme a composição e os objetivos dos grupos terapêuticos. A triagem é também fundamental para avaliar a gravidade da crise, pois, nesses casos, torna-se necessário ou imprescindível o encaminhamento para um apoio medicamentoso. Embora não pareça tão óbvio, o clínico que trabalha sozinho também terá que triar seus clientes e encaminhar aqueles que não julgar adequado atender, conforme sua especialidade e competência”


e)  Intervenção psicoprofilática.

Errado.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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142) A Entrevista Motivacional é um instrumento que o especialista deverá empregar nos tratamentos dos comportamentos como recurso, sendo útil para avaliação e para o tratamento e, especialmente, nos casos em que os clientes estão ambivalentes e resistentes à mudança (Cunha, 2000). Sobre o tema, pode-se dizer que

  • A) o entrevistador deve utilizar técnicas de confrontação para investigar os temas de conflito.
  • B) o objetivo dessa entrevista é o diagnóstico do comportamento aditivo.
  • C) é uma técnica breve, delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos.
  • D) é bastante adequada, sobretudo para utilização com crianças a partir de 8 anos de idade.
  • E) esta entrevista é realizada em apenas uma única entrevista de longa duração que permite, através de técnicas coercitivas e argumentativas, descobrir os significados das ambivalências do sujeito.

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A alternativa correta é letra C) é uma técnica breve, delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos.

Gabarito: Letra C

A Entrevista Motivacional é um instrumento que o especialista deverá empregar nos tratamentos dos comportamentos como recurso, sendo útil para avaliação e para o tratamento e, especialmente, nos casos em que os clientes estão ambivalentes e resistentes à mudança (Cunha, 2000). Sobre o tema, pode-se dizer que
a)  o entrevistador deve utilizar técnicas de confrontação para investigar os temas de conflito.

Errado. A confrontação é evitada na entrevista motivacional.


b)  o objetivo dessa entrevista é o diagnóstico do comportamento aditivo.

Errado. O objetivo da técnica é a mudança do comportamento aditivo.


c)  é uma técnica breve, delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos.

Certo!

“Entrevista Motivacional (EM) é uma técnica descrita originalmente pelo psicólogo americano William Miller (1983), na Universidade do Novo México (EUA), amplamente difundida na Europa, na Austrália e, mais recentemente, no Brasil. O objetivo principal é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência. Basicamente, foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos. A técnica é breve, podendo ser realizada numa única entrevista, ou, como um processo terapêutico, é comumente desenvolvida em quatro a cinco entrevistas. Inspira-se em várias abordagens, principalmente na terapia cognitivo-comportamental, terapia sistêmica, terapia centrada na pessoa, combinando elementos diretivos e não-diretivos. As estratégias da EM são mais persuasivas do que coercivas, mais suportivas que argumentativas (Miller & Rollnick, 1991).”


d)  é bastante adequada, sobretudo para utilização com crianças a partir de 8 anos de idade.

Errado. A EM até pode ser usada com crianças, mas sua utilização é sobretudo com adultos.


e)  esta entrevista é realizada em apenas uma única entrevista de longa duração que permite, através de técnicas coercitivas e argumentativas, descobrir os significados das ambivalências do sujeito.

Errado. A EM não é realizada em uma única entrevista de longa duração e nem usa técnicas coercitivas e argumentativas. Alguns protocolos utilizam 4 sessões.

   

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

   

143) A conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas de 2021, a COP26, realizada em Glasgow, é considerado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, como a “última chance de, literalmente, virar a maré”, referindo-se às mudanças climáticas que já afetam o mundo. A conferência teve como objetivo apresentar a(os)

  • A) responsabilidade representativa dos seres humanos pelo aquecimento global dos continentes.
  • B) fragmentação existente entre governos, empresas e a sociedade civil para enfrentar a crise climática.
  • C) proteção, exclusiva e com urgência dos ecossistemas dos países subdesenvolvidos.
  • D) valores necessários para que cada país possa viabilizar o financiamento de seu plano de ação.
  • E) necessidade de garantir emissões globais zero, com uma economia mais verde e resiliente ao clima.

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A alternativa correta é letra E) necessidade de garantir emissões globais zero, com uma economia mais verde e resiliente ao clima.

Gabarito: Letra E

A conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas de 2021, a COP26, realizada em Glasgow, é considerado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, como a “última chance de, literalmente, virar a maré”, referindo-se às mudanças climáticas que já afetam o mundo. A conferência teve como objetivo apresentar a(os)

 

Vamos relembrar algumas das coisas apresentadas na COP26:

  • Países desenvolvidos precisam honrar o compromisso assumido de liberar U$ 100 bilhões por ano para financiar a transição da sociedade de baixo carbono.
  • A escala e a velocidade das mudanças que precisa ser promovida demandarão todas as formas de recursos: financiamento público para o desenvolvimento da infraestrutura para fazer a transição para uma economia mais verde e mais resiliente ao clima; e financiamento privado para custear a tecnologia e inovação e para ajudar a transformar bilhões de dinheiro público em trilhões de investimentos integralmente para o clima.
  • Os Bancos Centrais e os reguladores devem assegurar que os sistemas financeiros sejam capazes de suportar os impactos das mudanças climáticas e apoiar a transição para as emissões líquidas zero.
  • Bancos, seguradoras, investidores e demais instituições financeiras devem se comprometer a garantir que seus investimentos e empréstimos estejam alinhados com as emissões líquidas zero.”


a)  responsabilidade representativa dos seres humanos pelo aquecimento global dos continentes.
b)  fragmentação existente entre governos, empresas e a sociedade civil para enfrentar a crise climática.
c)  proteção, exclusiva e com urgência dos ecossistemas dos países subdesenvolvidos.
d)  valores necessários para que cada país possa viabilizar o financiamento de seu plano de ação.
e)  necessidade de garantir emissões globais zero, com uma economia mais verde e resiliente ao clima.

Nosso gabarito é Letra E.

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144) A respeito da formação de grupos psicoterapêuticos, é possível considerar, segundo Heldt, Behenck e Wesner (2019):

  • A) Na psicoterapia grupal não há setting, apenas na individual.
  • B) Nunca há objetivo estabelecido para um grupo psicoterapêutico.
  • C) Os grupos psicoterapêuticos objetivam melhorar condiçoes psicopatológicas de seus integrantes.
  • D) A finalidade de um grupo é sempre inexistente, embora haja entre os membros necessidades em comum.
  • E) Quanto ao terapeuta, o essencial é a empatia, não havendo necessidade de embasamento teórico.

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A alternativa correta é letra C) Os grupos psicoterapêuticos objetivam melhorar condiçoes psicopatológicas de seus integrantes.

 

A respeito da formação de grupos psicoterapêuticos, é possível considerar, segundo Heldt, Behenck e Wesner (2019):

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Os grupos psicoterapêuticos visam melhorar alguma situação psicopatológica dos indivíduos, tanto da saúde física como da psicossocial. A formação de um grupo varia de acordo os objetivos e a finalidade, embora existam características gerais em comum. Para que os benefícios da terapia em grupo ocorram de fato, é necessário planejamento em relação à estrutura do grupo e das sessões. Ou seja, independentemente da orientação teórica, todo grupo deve ter um conjunto de regras e combinações para nortear a atividade proposta. 

(...)

O enquadramento ou setting é a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam funcionamento do grupo. Resulta de uma conjunção de regras, atitudes e combinações, como local das reuniões, periodicidade (reunião semanal ou quinzenal) e tempo de duração de cada sessão. Em relação ao número de participantes, pode ser desde um pequeno grupo com três componentes ou um grupo numeroso com dezenas de pessoas. Cabe salientar que os integrantes de um grupo se reúnem em torno de uma tarefa e um objetivo em comum. Assim, o número de participantes não pode exceder o limite que interfira nas comunicações entre os membros, tanto em qualidade (visual e auditiva) quanto em quantidade (todos devem ter oportunidade de falar no espaço de tempo da sessão).

(...)

Em relação ao papel do terapeuta, é essencial o embasamento teórico sobre os fundamentos da terapia de grupo das técnicas específicas que serão utilizadas. Porém, o terapeuta é mais que um especialista que aplica técnicas: a cordialidade e a empatia também exercem influência na motivação e na adesão de cada participante ao tratamento proposto."

 

Fonte: "Psicoterapias em Grupo" (Heldt, Behenck e Wesner) In: "Psicoterapias: Abordagens Atuais" (Cordioli)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a) Na psicoterapia grupal não há setting, apenas na individual.


b) Nunca há objetivo estabelecido para um grupo psicoterapêutico.


c) Os grupos psicoterapêuticos objetivam melhorar condiçoes psicopatológicas de seus integrantes.


d) A finalidade de um grupo é sempre inexistente, embora haja entre os membros necessidades em comum.


e)  Quanto ao terapeuta, o essencial é a empatia, não havendo necessidade de embasamento teórico.

145) Dentre as alternativas abaixo estão os papeis desempenhados pelo terapeuta na psicoterapia de grupo, exceto:

  • A) Evitar explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo no grupo.
  • B) Facilitar a participação e interação dos membros do grupo.
  • C) Mediar conflitos.
  • D) Assegurar o cumprimento das regras estabelecidas.

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A alternativa correta é letra A) Evitar explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo no grupo.

Gabarito: Letra A

Dentre as alternativas abaixo estão os papeis desempenhados pelo terapeuta na psicoterapia de grupo, exceto:
a)  Evitar explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo no grupo.
b)  Facilitar a participação e interação dos membros do grupo.
c)  Mediar conflitos.
d)  Assegurar o cumprimento das regras estabelecidas.

 

Todas as afirmativas trazem papeis do mediador do grupo, menos evitar explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo, uma vez que o terapeuta deve fazer isso, e não evitar.

“Em trabalhos com grupos, de acordo com Bechelli (2005), a atuação do psicólogo caracteriza-se em manter o foco na fala do grupo, apoiar os participantes que se sentem embaraçados, mediar confl itos e assegurar o cumprimento das regras estabelecidas, bem como, promover sentimentos positivos que venham a auxiliar em seus processos interpsíquicos e interpessoais através de seus comportamentos e reações, facilitando a tomada de decisão e certo controle sobre os medos e ansiedades que porventura possam surgir na dinâmica grupal. Desse modo, o psicólogo enquanto facilitador grupal, deve ater-se a uma postura criativa, coerente com o grupo, fl exível, espontânea, de modo a facilitar a interação de seus membros. Tal postura adquire-se através de um profundo contato com o aporte teórico de terapias de grupo, e também através das vivências grupais, as quais são ricas fontes de experiência e aprendizado.”

 

Nosso gabarito é Letra A

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146) “Consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações. Essa técnica pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). Com base em seu conhecimento, a qual intervenção em grupo o texto se refere?

  • A) Psicodrama.
  • B) Grupos Operativos.
  • C) Psicodiagnóstico.
  • D) Oficinas Terapêuticas.

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A alternativa correta é letra B) Grupos Operativos.

Gabarito: Letra B

“Consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações. Essa técnica pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). Com base em seu conhecimento, a qual intervenção em grupo o texto se refere?

 

O texto se refere aos grupos operativos:

“A aprendizagem centrada nos processos grupais coloca em evidência a possibilidade de uma nova elaboração de conhecimento, de integração e de questionamentos acerca de si e dos outros. A aprendizagem é um processo contínuo em que comunicação e interação são indissociáveis, na medida em que aprendemos a partir da relação com os outros.

A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.

Para Gayotto [1992]1, a psicologia social estuda o sujeito contextualizado, a partir de suas interações, no inter-jogo entre a vida psíquica e a estrutura social. A constituição do sujeito é marcada por uma contradição interna: ele precisa, para satisfazer as suas necessidades, entrar em contato com o outro, vincular-se a ele e interagir com o mundo externo. Deste sistema de relações vinculares emerge o sujeito, sujeito predominantemente social, inserido numa cultura, numa trama complexa, por meio da qual internalizará vínculos e relações sociais que vão constituir seu psiquismo.”


a)  Psicodrama.
b)  Grupos Operativos.
c)  Psicodiagnóstico.
d)  Oficinas Terapêuticas.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Bastos, Alice Beatriz B. Izique. (2010). A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicologo informacao14(14), 160-169. Recuperado em 05 de setembro de 2023

   

147) Sobre a psicoterapia de grupo, um dos modelos é a Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo, sobre a qual é correto afirmar:

  • A) As sessões de TCC em grupo são sempre desestruturadas.
  • B) Considera-se que possui um foco, o presente, e que tenha metas definidas.
  • C) Terapeuta e pacientes não trabalham em colaboração.
  • D) O terapeuta não estimula a participação dos membros.
  • E) Caracteriza-se por ser longa e com tempo ilimitado sempre.

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Alternativa B: Considera-se que a Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo possui um foco no presente e metas definidas. Isso significa que a terapia é direcionada para resolver problemas atuais e trabalhar com objetivos específicos que são estabelecidos no início do tratamento. A estruturação das sessões permite que os participantes trabalhem juntos em direção a essas metas, com o terapeuta facilitando o processo e promovendo um ambiente colaborativo.

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148) O termo “Escuta Clínica” foi inaugurado por Freud e até hoje é utilizado em todo contexto de atuação da psicologia, especialmente a clínica. Outros termos correlatos aparecem ao longo do tempo, tais como “Escuta Terapêutica” e “Escuta Psicológica”, esta última bastante utilizada em processos de formação.

Dentre as principais características e objetivos da Escuta Psicológica NÃO se encontra a seguinte:

  • A) a triagem para encaminhamento terapêutico do paciente.
  • B) o acolhimento do paciente.
  • C) a minimização do sofrimento do paciente.
  • D) a atitude de aceitação incondicional do paciente.
  • E) o foco na demanda emocional imediata do paciente.

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A alternativa correta é letra A) a triagem para encaminhamento terapêutico do paciente.

Gabarito Letra A

Dentre as principais características e objetivos da Escuta Psicológica NÃO se encontra a seguinte:
 

a)  a triagem para encaminhamento terapêutico do paciente.
b)  o acolhimento do paciente.
c)  a minimização do sofrimento do paciente.
d)  a atitude de aceitação incondicional do paciente.
e)  o foco na demanda emocional imediata do paciente.

 

Essa é uma questão que é mais facilmente respondida quando encarada de forma interpretativa e contextual. A triagem psicológica é um tipo de entrevista que deve ser feita utilizando a escuta psicológica, mas não seria um objetivo da “escuta clínica”, no sentido mais estrito da palavra. Inclusive devemos lembrar que outros profissionais não psicólogos também podem fazer entrevista de triagem e encaminhar para tratamento psicoterapêutico.

Os objetivos dessa forma específica de escuta é fornecer acolhimento, minimizando o sofrimento e focando na demanda imediata do paciente, com uma atitude de aceitação positiva incondicional. Também é possível resolver a questão percebendo que todas as afirmativas, com exceção da Letra A, caminham no mesmo sentido. A questão está mal formulada, mas podemos perceber que tem uma perspectiva da abordagem humanista para situações de crise.

 

Nosso gabarito é Letra A.

149) O tipo de psicoterapia a ser utilizado no idoso é determinado

  • A) pelo estágio de rigidez caracterológica em que se encontra e a avaliação diagnóstica deve respeitar esse movimento progressivo.
  • B) de modo diverso das outras etapas evolutivas e independentemente de suas condições clínicas, para respeitar as especificidades da velhice.
  • C) por uma avaliação diagnóstica e psicodinâmica adequada que indicará as necessidades e as possibilidades do paciente, o que passou a ser necessário por decorrência da passagem do ser jovem à velhice.
  • D) pela condição clínica do paciente e pela disponibilidade de diferentes tipos de abordagens terapêuticas.
  • E) pelo grau de incapacidade que o idoso já apresenta para realizar as mudanças intrapsíquicas na direção de uma melhor adaptação e de uma condição de vida criativa e especificidades dessa faixa etária.

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A alternativa correta é letra D) pela condição clínica do paciente e pela disponibilidade de diferentes tipos de abordagens terapêuticas.

 

O tipo de psicoterapia a ser utilizado no idoso é determinado

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Características da psicoterapia no idoso


Várias modalidades psicoterápicas têm sido reconhecidas, não somente como necessárias e úteis, mas como métodos práticos e factíveis. Dentro do espectro das psicoterapias estarão desde aquelas com o objetivo de fornecer apoio, até as modalidades dirigidas ao insight, inclusive a psicanálise (Segal, 1958). O tipo de terapia a ser utilizado no idoso é determinado pela condição clínica do paciente e pela disponibilidade de diferentes tipos de abordagens terapêuticas. Ou seja, na velhice, o processo de indicação de um tratamento se dará da mesma maneira que nas outras etapas da vida. Uma avaliação diagnóstica e psicodinâmica adequada indicará as necessidades e possibilidades do paciente de maneira individualizada, seja ele idoso ou jovem."

 

Fonte: Eizirik, C.L. e outros. Psicoterapia na Velhice. IN: Cordioli, A. V. e colab. Psicoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed. 2008. Pág. 795.

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  pelo estágio de rigidez caracterológica em que se encontra e a avaliação diagnóstica deve respeitar esse movimento progressivo.


b)  de modo diverso das outras etapas evolutivas e independentemente de suas condições clínicas, para respeitar as especificidades da velhice.


c)  por uma avaliação diagnóstica e psicodinâmica adequada que indicará as necessidades e as possibilidades do paciente, o que passou a ser necessário por decorrência da passagem do ser jovem à velhice.


d)  pela condição clínica do paciente e pela disponibilidade de diferentes tipos de abordagens terapêuticas.


e)  pelo grau de incapacidade que o idoso já apresenta para realizar as mudanças intrapsíquicas na direção de uma melhor adaptação e de uma condição de vida criativa e especificidades dessa faixa etária.

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150) São fatores terapêuticos na teoria de grupo segundo Yallom:

1. Altruísmo
2. Catarse
3. Coesão grupal
4. Universalidade do problema

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

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A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Gabarito Letra E

 


1. Altruísmo

Certo! Relembre a definição do altruísmo como fator terapêutico:

“Altruísmo. O grupo estimula a possibilidade de ajudar os outros, um desejo inerente ao ser humano”


2. Catarse

Certo! Relembre a definição da catarse como fator terapêutico:

“Catarse. Possibilidade de obtenção de alívio pela ventilação de emoções. Está ligada à universalidade e à coesão”


3. Coesão grupal

Certo! Relembre a definição da coesão como fator terapêutico:

“Coesão grupal. O sentido de pertencer a um grupo e ter afinidade com seus membros facilita a aceitação dos demais e dos aspectos inaceitáveis de si próprio, além de possibilitar o estabelecimento de relacionamentos mais profundos com os outros.”


4. Universalidade do problema

Certo! Relembre a definição da universalidade do problema como fator terapêutico:

“A universalidade do problema. Perceber outras pessoas com o mesmo problema diminui o isolamento, a vergonha e o estigma associados aos sintomas de muitos transtornos mentais.”

 

Além desses, também são fatores terapêuticos, segundo Yalom, a instilação da esperança, o compartilhamento de informações, a socialização, o comportamento imitativo, a recapitulação corretiva, os fatores existenciais e a aprendizagem interpessoal.

 

1, 2, 3 e 4 estão corretas.

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed..

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