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Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

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201) A psicoterapia é a aplicação do corpo de conhecimento da psicologia e da psicopatologia que, na união destas duas ciências, resulta na psicologia clínica, sendo este o local para lidar com os sofrimentos, e que estes podem se apresentar através de crises existenciais, transtornos de personalidade, distúrbios psicossomáticos, conflitos interpessoais e estados sintomáticos focais. Sobre esse contexto, na perspectiva de uma intervenção individual ou em grupo, analise as afirmativas abaixo e marque o item correto:

I. Na sessão em grupo o silêncio pode ser aceito o tempo todo e por várias sessões, sendo pontuado ou não pelo analista. Na sessão individual essa postura não é aceitável, pois todos os membros estão “expostos” compartilhando suas questões pessoais.

II. A psicoterapia grupal favorece o sentido de pertencimento social, cujas identificações projetivas e introjetivas colaboram, no ato de refletir e ser refletido e ressignificar o seu papel social.

III. A aliança terapêutica é importante no sentido de que o cliente deve estar à vontade para se entregar ao processo terapêutico.

Assinale

  • A) se apenas I e II estiverem corretas.
  • B) se apenas I e III estiverem corretas.
  • C) se apenas II e III estiverem corretas.
  • D) se todas estiverem corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) se apenas I e II estiverem corretas.

GABARITO OFICIAL: A

(GABARITO EQUIVOCADO. A alternativa correta é a Letra C)

 

 

Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"Uma diferença marcante entre a clínica individual e a psicoterapia de grupo trata da necessidade de compromisso e fala por parte dos pacientes. Em uma sessão individual o paciente pode ficar em silêncio o tempo todo e por vários encontros, resta ao analista a opção de pontuar ou não este silêncio, esta escolha dependendo de muitas questões relativas à subjetividade e à transferência. Em um grupo essa postura não é aceitável, pois todos os membros estão ali “expostos” compartilhando suas questões pessoais (PEREIRA; SIQUEIRA, 2009)."

 

Fonte: "Analisar os Benefícios das Terapias de Grupo e Atividades Manuais na Melhoria de Vida (...)" (Assis)

  

  

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Embasando o processo psicoterapêutico há a intervenção grupal com as crianças possuindo a finalidade de favorecer e dar sentido de pertencimento social, cujas identificações projetivas e introjetivas colaboram, no ato de refletir e ser refletido, ressignificar o seu papel social, identificar suas dificuldades e comparar comportamentos como normais e patológicos, favorecendo também a empatia, a cooperação, além de ajudá-las a lidar com dificuldades em habilidades sociais e outros tipos de dificuldades como memória, atenção, aprendizagem e raciocínio. E, a aplicação da auriculoterapia como uma estratégia terapêutica, realizada através da excitação de algum ponto específico localizado na orelha, promovendo um equilíbrio psicossomático e, com isso, uma melhora no processo de aprendizagem e comportamento das crianças."

 

Fonte: "Grupo Despertar para Crianças e Adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem" (Pereira et al.)

   

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"A terapia individual como relatam Ladeia e Soares (2013), prioriza as discussões práticas realizadas nas sessões com garantia de sigilo absoluto, assim como peculiaridades, individualidades e particularidades dos problemas, onde a atenção do terapeuta está focada em um único paciente. Outro fator importante na terapia individual é a aliança terapêutica no sentido de que o cliente deve estar à vontade para se entregar ao processo terapêutico garantindo assim confiança, deixando um pouco de lado o receio, medo ou vergonha de se expor diante do terapeuta."

 

Fonte: "Considerações da Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para o Tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada" (Oliveira e Vieira)

 

Portanto, estão corretas as afirmativas II e III. Encontramos a resposta na Letra C.

 

Assinale


a)  se apenas I e II estiverem corretas.
b)  se apenas I e III estiverem corretas.
c)  se apenas II e III estiverem corretas.
d)  se todas estiverem corretas.

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202) Com base nos pressupostos teóricos e práticos da técnica dos Grupos Operativos, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras ou falsas.

Objetiva promover um processo de aprendizagem para os indivíduos do grupo.

( )

O grupo se une em torno de uma tarefa, que é compreendida apenas a nível consciente.

( )

Propõe a intervenção de um coordenador, que questiona e problematiza, estabelecendo articulações entre os integrantes, direcionando o grupo para a tarefa comum.

( )

Porta-voz é o membro do grupo que reafirma um conteúdo que já estava explícito no grupo, ou seja, que já havia sido mencionado por outro membro.

A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é:

  • A) 1-V, 2-F, 3-F, 4-V.
  • B) 1-F, 2-V, 3-F, 4-V.
  • C) 1-V, 2-F, 3-V, 4-F.
  • D) 1-F, 2-F, 3-V, 4-V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) 1-V, 2-F, 3-V, 4-F.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.

(...)

A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). Para Pichon-Rivière (1998), o processo grupal se caracteriza por uma dialética na medida em que é permeado por contradições, sendo que sua tarefa principal é justamente analisar essas contradições. O autor utiliza uma representação para mostrar o movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação de um grupo, que é o cone invertido.

(...)

A técnica de grupo operativo propõe a presença e intervenção de um coordenador, que indaga e problematiza, estabelecendo algumas articulações entre as falas e os integrantes, sempre direcionando o grupo para a tarefa comum; e um observador que registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois analisa com o coordenador os pontos emergentes, o movimento do grupo em torno da tarefa e os papéis desempenhados pelos integrantes.

 

Em relação aos papéis no grupo, podemos dizer que alguns são fixos, como o papel do coordenador e do observador, enquanto outros emergem no decorrer do processo, articulando-se com as necessidades e com as expectativas tanto individuais quanto grupais, podendo alternar-se. porta-voz é o integrante que explicita o que está implícito, colaborando com a tarefa. O bode-expiatório aparece quando explicita algo não tem a aceitação do grupo. Já o líder de mudança surge no momento em que o que foi explicitado pelo portavoz é aceito pelo grupo contribuindo para o movimento dialético grupal (GAYOTTO, [1992])."

 

Fonte: "A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon" (Bastos)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 
(V)

(F)

(V)

(F)

 

Portanto, encontramos a sequência correta na Letra C.

 

A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é:


a)  1-V, 2-F, 3-F, 4-V.
b)  1-F, 2-V, 3-F, 4-V.
c)  1-V, 2-F, 3-V, 4-F.
d)  1-F, 2-F, 3-V, 4-V.

203) Sobre as dinâmicas de grupo utilizadas na seleção de pessoal, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.

( ) Sugere-se grupos de no mínimo 3 (três) e no máximo de 20 (vinte) candidatos para o melhor desenvolvimento das atividades.

( ) Para grupos com número superior a 10 (dez) candidatos, o ideal é a participação de um observador.

( ) A observação do comportamento dos candidatos durante a dinâmica é suficiente para fazer uma avaliação segura.

( ) A escolha e a aplicação das dinâmicas selecionadas devem seguir algumas etapas importantes: abertura, apresentação, aquecimento (quebra-gelo), atividade principal, avaliação e fechamento.

( ) Baseando-se no perfil de competências do cargo, o facilitador e os observadores reúnem-se para conciliar suas avaliações e discutir sobre quais candidatos serão convidados para continuar no processo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A) F / V / V / V / F
  • B) F / V / F / V / V
  • C) V / F / F / F / V
  • D) V / F / F / V / F

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A alternativa correta é letra B) F / V / F / V / V

Gabarito: Letra B

 

(F) Sugere-se grupos de no mínimo 3 (três) e no máximo de 20 (vinte) candidatos para o melhor desenvolvimento das atividades.

Falso. A sugestão é de grupos de no mínimo 5 e máximo de 15 candidatos para melhor desenvolvimento das atividades.

 

(V ) Para grupos com número superior a 10 (dez) candidatos, o ideal é a participação de um observador.

Verdadeiro!

 

 Falso. A observação de comportamento não é o suficiente, o processo de seleção em grupo é bem mais complexo que isso.

 

( V) A escolha e a aplicação das dinâmicas selecionadas devem seguir algumas etapas importantes: abertura, apresentação, aquecimento (quebra-gelo), atividade principal, avaliação e fechamento.

Verdadeiro!

 “A escolha e a aplicação das dinâmicas selecionadas devem seguir algumas etapas importantes: abertura, apresentação, aquecimento (quebra-gelo), atividade principal, avaliação e fechamento. Faissal (2009) relata que na abertura, o facilitador deve, primeiramente, cumprimentar os candidatos e apresentar-se e falar sobre o seu papel na empresa e especificamente na dinâmica de grupo. Rabaglio (2001) comenta que se este for o primeiro contato com o candidato, apresentar a empresa e clarificar a vaga. Os observadores devem ser mencionados, mas não identificados. Resumidamente, deve-se descrever o que vai acontecer na dinâmica de grupo, e pedir aos candidatos que participem com tranqüilidade e espontaneidade. Informar o tempo de duração da dinâmica.”

 

(V ) Baseando-se no perfil de competências do cargo, o facilitador e os observadores reúnem-se para conciliar suas avaliações e discutir sobre quais candidatos serão convidados para continuar no processo.

Verdadeiro!

“Finalmente, baseando-se no perfil de competências do cargo, o facilitador e os observadores reúnem-se para conciliar suas avaliações e discutir sobre quais candidatos serão convidados para continuar no processo. Gil (2001) afirma que avaliar significa prever o comportamento futuro de candidatos pouco conhecidos.”

 

Nosso gabarito é Letra B

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204) Há uma modalidade de psicoterapia em grupo em expansão nas últimas três décadas. É composta por inúmeras organizações que se formam espontaneamente, com alguns milhões de membros em todo o mundo, que compartilham problemas psicológicos ou condições médicas semelhantes e se reúnem para trocar informações e oferecer apoio mútuo. Trata-se do grupo de:

  • A) autoajuda
  • B) pós-trauma
  • C) terapia focal
  • D) análise mútua

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A alternativa correta é letra A) autoajuda.

Grupos de autoajuda são formações voluntárias onde pessoas que enfrentam problemas comuns, seja de natureza psicológica ou condições médicas, se reúnem para compartilhar experiências, oferecer suporte emocional e prático uns aos outros, e discutir estratégias de enfrentamento. Esses grupos podem ser encontrados em diversas partes do mundo e têm crescido em popularidade nas últimas décadas devido à sua abordagem colaborativa e ao empoderamento dos membros para lidar com suas questões de forma proativa.

205) No processo de psicoterapia grupal, o terapeuta tem algumas responsabilidades. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A) O terapeuta procura facilitar a participação e a interação dos membros, de modo que eles possam verbalizar livremente seus pensamentos e emoções.
  • B) Ainda que esteja facilitando as interações do grupo, o terapeuta não faz parte dele, para que possa explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo no grupo.
  • C) O terapeuta empenha-se em manter o foco da conversa, apoia os participantes que se sentem embaraçados, media conflitos e assegura o cumprimento das regras estabelecidas.
  • D) Uma das tarefas importantes nas primeiras sessões é auxiliar a criar o ambiente terapêutico e a cultura do grupo, estabelecendo, de forma explícita e implícita, as normas, os valores, as funções dos participantes e os objetivos, que proporcionam a estrutura para o seu desenvolvimento.

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Resposta: A alternativa incorreta é a letra B).

Explicação: No contexto da psicoterapia grupal, o terapeuta desempenha um papel ativo dentro do grupo. Embora sua função inclua facilitar as interações e ajudar os membros a explorar as dinâmicas grupais, ele também é considerado parte do grupo. Isso significa que o terapeuta não apenas observa, mas também participa e influencia o processo terapêutico. A alternativa B é incorreta porque sugere que o terapeuta não faz parte do grupo, o que contradiz a natureza participativa e envolvente da psicoterapia grupal, onde o terapeuta e os membros do grupo estão em constante interação.

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206) A psicoterapia, de acordo com Wolberg (1995 apud Sommers-Flanagan & Sommers- Flanagan, 2006, pag.5) é um tratamento psicológico de problemas emocionais no qual uma pessoa treinada estabelece deliberadamente um relacionamento profissional com o paciente para eliminar, modificar ou diminuir sintomas existentes, estabilizar os padrões perturbados de comportamentos e promover o crescimento e o desenvolvimento da personalidade. Relacionar os tipos de terapia da primeira coluna com suas descrições da segunda coluna:

1. Psicoterapia Infantil.

2. Psicoterapia Adolescente.

3. Psicoterapia do Idoso.

4. Psicoterapia de Família.

( ) Os objetivos dessa terapia é alívio sintomático, adaptação às alterações decorrentes da velhice, aceitação de uma dependência maior, desenvolvimento da capacidade de falar sobre si próprio e seus problemas, alívio dos sentimentos de insegurança, melhora da autoestima e utilização mais efetiva dos recursos da comunidade.

( ) É indicada quando os seus membros desejam melhorar sua forma de se relacionar, conhecer melhor as reações de cada um ou simplesmente se integrar melhor; nos casos em que está em processo de separação e divórcio.

( ) Destina-se a trabalhar dificuldades de relacionamento com adultos ou com outras crianças, problemas de comportamento como agressividade, apatia, problemas de medo excessivo, enurese noturna, encoprese, choro indiscriminado e sem causa aparente, vivência de trauma (abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono).

( ) Alguns problemas podem ser indicação: agressividade, dificuldade de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola, busca de identidade, projeto de vida, síndrome normal da adolescência.

Assinale a sequência correta debaixo para cima:

  • A) 1-2-3-4.
  • B) 2-1-4-3.
  • C) 4-3-2-1.
  • D) 3-4-1-2.
  • E) 2-4-3-1.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) 3-4-1-2.

Explicação:

  1. Psicoterapia do Idoso: Os objetivos dessa terapia é alívio sintomático, adaptação às alterações decorrentes da velhice, aceitação de uma dependência maior, desenvolvimento da capacidade de falar sobre si próprio e seus problemas, alívio dos sentimentos de insegurança, melhora da autoestima e utilização mais efetiva dos recursos da comunidade.
  2. Psicoterapia de Família: É indicada quando os seus membros desejam melhorar sua forma de se relacionar, conhecer melhor as reações de cada um ou simplesmente se integrar melhor; nos casos em que está em processo de separação e divórcio.
  3. Psicoterapia Infantil: Destina-se a trabalhar dificuldades de relacionamento com adultos ou com outras crianças, problemas de comportamento como agressividade, apatia, problemas de medo excessivo, enurese noturna, encoprese, choro indiscriminado e sem causa aparente, vivência de trauma (abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono).
  4. Psicoterapia Adolescente: Alguns problemas podem ser indicação: agressividade, dificuldade de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola, busca de identidade, projeto de vida, síndrome normal da adolescência.

207) Em relação aos grupos operativos, é correto afirmar:

  • A) A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa implícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa explícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).
  • B) O líder de mudança surge no momento em que o que foi explicitado pelo porta-voz é rejeitado pelo grupo contribuindo para o movimento dialético grupal.
  • C) A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo não é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
  • D) Ainda que seja a iniciadora de práticas sociais, a escola não pode ser considerada um meio para a constituição de grupos.
  • E) Na concepção de Pichon-Rivière, o grupo apresenta-se como instrumento de transformação da realidade, e seus integrantes passam a estabelecer relações grupais que vão se constituindo, na medida em que começam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participação criativa e crítica e a poder perceber como interagem e se vinculam.

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Alternativa E: Na teoria de Pichon-Rivière, o conceito de grupos operativos é central. Esses grupos são vistos como ferramentas para a transformação da realidade. Os membros do grupo estabelecem relações dinâmicas que evoluem à medida que compartilham objetivos comuns. A participação ativa e crítica é incentivada, promovendo uma compreensão mais profunda de como os indivíduos interagem e se relacionam dentro do grupo. Isso facilita um ambiente onde a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal podem ocorrer, refletindo a ideia de que o grupo é mais do que a soma de suas partes.

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208) Na                     , o terapeuta estabelece um vínculo profissional com o paciente, mediado por formas verbais e não-verbais de intervenção, com o objetivo de buscar alívio para o sofrimento mental, modificar comportamento desajustado e encorajar o desenvolvimento e amadurecimento da personalidade. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, o espaço:

  • A) Psicanálise.
  • B) Psicodinâmica.
  • C) Psicoterapia em grupo.
  • D) Psicoterapia individual.
  • E) Psicoterapia infantil.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Psicoterapia individual.

Gabarito: Letra D

Na                     , o terapeuta estabelece um vínculo profissional com o paciente, mediado por formas verbais e não-verbais de intervenção, com o objetivo de buscar alívio para o sofrimento mental, modificar comportamento desajustado e encorajar o desenvolvimento e amadurecimento da personalidade. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, o espaço:
a)  Psicanálise.
b)  Psicodinâmica.
c)  Psicoterapia em grupo.
d)  Psicoterapia individual.
e)  Psicoterapia infantil.

 

Isso é a descrição dada em um artigo para a psicoterapia individual:

Na psicoterapia individual, o terapeuta estabelece um vínculo profissional com o paciente, mediado por formas verbais e não-verbais de intervenção, com o objetivo de buscar alívio para o sofrimento mental, modificar comportamento desajustado e encorajar o desenvolvimento e amadurecimento da personalidade. Na psicoterapia de grupo esse processo é realizado pela interação entre terapeuta e pacientes, assim como entre os próprios pacientes. Além das intervenções aplicadas pelo terapeuta, o grupo e sua matriz interativa são instrumentos empregados para a obtenção da mudança.

Ao contrário da psicoterapia individual, o terapeuta no grupo está situado lado a lado e no meio dos pacientes. É, também, membro do grupo. Precisa ter não só a experiência do analista, mas também a presença de espírito e a coragem de colocar em jogo toda sua personalidade no momento preciso para preencher o âmbito terapêutico com calor, empatia e expansão emotiva(3).

A possibilidade de explorar as implicações interacionais do comportamento do indivíduo no grupo é a característica distintiva que confere à psicoterapia de grupo seu potencial terapêutico singular(4).”

 

Nosso gabarito é Letra D

Fonte: Bechelli, L. P. de C., & Santos, M. A. dos .. (2005). O terapeuta na psicoterapia de grupo. Revista Latino-americana De Enfermagem, 13(Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2005 13(2)).

209) O inconsciente coletivo é uma parte da psique que pode distinguir-se de um inconsciente pessoal pelo fato de que não deve sua existência à experiência pessoal, não sendo, portanto, uma aquisição pessoal. Enquanto o inconsciente pessoal é constituído, essencialmente, de conteúdos que já foram conscientes e no entanto desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos, os conteúdos do inconsciente coletivo nunca estiveram na consciência e, portanto, não foram adquiridos, individualmente, mas devem sua existência apenas à hereditariedade. Este conceito pertence a abordagem:

  • A) Psicanalítica, de Jacques Lacan.
  • B) Behaviorista, Burrhus Skinner.
  • C) Psicanalítica, de Sigmund Freud.
  • D) Comportamental, de Aaron Back.
  • E) Analítica, de Carl Jung.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Analítica, de Carl Jung.

Gabarito: Letra E

O inconsciente coletivo é uma parte da psique que pode distinguir-se de um inconsciente pessoal pelo fato de que não deve sua existência à experiência pessoal, não sendo, portanto, uma aquisição pessoal. Enquanto o inconsciente pessoal é constituído, essencialmente, de conteúdos que já foram conscientes e no entanto desapareceram da consciência por terem sido esquecidos ou reprimidos, os conteúdos do inconsciente coletivo nunca estiveram na consciência e, portanto, não foram adquiridos, individualmente, mas devem sua existência apenas à hereditariedade. Este conceito pertence a abordagem:

 

O inconsciente coletivo é um dos conceitos centrais da psicologia analítica, de Jung.

“Antes colega de Freud, Carl Gustav Jung rompeu com a psicanálise ortodoxa para estabelecer uma teoria da personalidade distinta denominada psicologia analítica, que se baseia no pressuposto de que fenômenos ocultos podem influenciar e, de fato, realmente influenciam as vidas de todos. Jung acreditava que cada um de nós é motivado não somente por experiências reprimidas, mas também por certas experiências de tom emocional herdadas de nossos ancestrais. Essas imagens herdadas compõem o que Jung chamou de inconsciente coletivo. O inconsciente coletivo inclui aqueles elementos que nunca experimentamos, de modo individual, mas que chegaram até nós provenientes de nossos ancestrais. Alguns elementos do inconsciente coletivo tornaram- -se altamente desenvolvidos e são chamados de arquétipos. O arquétipo mais inclusivo é a noção de autorrealização, que pode ser alcançada apenas pela obtenção de um equilíbrio entre as várias forças opostas da personalidade. Assim, a teoria de Jung é um compêndio de opostos. As pessoas são introvertidas e extrovertidas; racionais e irracionais; masculinas e femininas; conscientes e inconscientes; e impelidas por eventos passados ao mesmo tempo em que são atraídas por expectativas futuras”


a)  Psicanalítica, de Jacques Lacan.
b)  Behaviorista, Burrhus Skinner.
c)  Psicanalítica, de Sigmund Freud.
d)  Comportamental, de Aaron Back.
e)  Analítica, de Carl Jung.

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: Feist, Jess. Teorias da personalidade [recurso eletrônico] / Jess Feist, Gregory J. Feist, Tomi-Ann Roberts ; tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa ; revisão técnica: Maria Cecília de Vilhena Moraes, Odette de Godoy Pinheiro. – 8. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2015.

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210) Existem dois aspectos dos pacientes que indicam um bom ou mau resultado no grupo. São eles:

  • A) motivação e nível cognitivo.
  • B) capacidade de autorrevelação e diagnóstico.
  • C) diagnóstico clínico e características individuais.
  • D) motivação e diagnóstico.
  • E) estado clínico e capacidade de interação.

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A alternativa correta é letra C) diagnóstico clínico e características individuais.

 

Existem dois aspectos dos pacientes que indicam um bom ou mau resultado no grupo. São eles:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Indicações

 

Todas essas pesquisas confirmam, portanto, a idéia de que a psicoterapia grupal e a individual têm a mesma eficácia, porém ainda assim precisamos tentar prever quais são os aspectos dos pacientes que indicam um bom ou mau resultado no grupo. Nesse sentido, podemos pensar em dois aspectos: diagnóstico clínico e características individuais.

 

O diagnóstico clínico, de acordo com a CID-10, tem baixo valor como fator preditivo do comportamento interpessoal em grupos heterogêneos (ou seja, como os pacientes vão "funcionar" em grupo). Isso não quer dizer, entretanto, que grupos com portadores de patologias específicas (homogêneos) não sejam efetivos. McDermut, Miller e Brown (2001), revisando 48 trabalhos com diferentes tratamentos para depressão, concluíram que grupos com deprimidos são efetivos, que o tratamento grupal e o individual têm tamanho de efeito (TE) equivalentes e que os grupos com técnica cognitivo-comportamental se mostraram ligeiramente superiores aos grupos psicodinâmicos.

(...)

Quanto às características pessoais que possam prever uma participação exitosa em grupo, a motivação é a principal delas (Brofman, 1992; Knauss, 2007). Motivação é um conceito que inclui a presença de sofrimento psíquico. Além disso, segundo Knauss (2007), devemos estar atentos para a capacidade de auto-revelação (expor-se no grupo), para a capacidade de feedback (influenciar e se deixar influenciar) e para a história de interações em grupos sociais que, independentemente de ser satisfatória ou não, não contra-indica o grupo. Ao contrário, a maioria dos terapeutas concorda que problemas no domínio interpessoal constituem critérios de inclusão. Por exemplo, solidão, timidez, incapacidade de ser íntimo, competitividade excessiva, agressividade, suspeição, problemas com autoridade, narcisismo, incapacidade de compartilhar, sentimento de não ser amado, medo de assertividade, servilismo e dependência (Yalom; Leszcz, 2006)."

 

Fonte: "Psicoterapias: Abordagens Atuais" (Cordioli)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  motivação e nível cognitivo.


b)  capacidade de autorrevelação e diagnóstico.


c)  diagnóstico clínico e características individuais.


d)  motivação e diagnóstico.


e)  estado clínico e capacidade de interação.

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