Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

241) Das modalidades dos grupos em terapia cognitivo-comportamental (TCC), analise a seguinte descrição: estes grupos concentramse nos sintomas crônicos que foram submetidos à intervenção ou para quem está no período de tratamento, sejam cuidadores, sejam pacientes. São comumente abertos e funcionam adequadamente em ambulatórios. Com sessões semanais, os conteúdos discutidos e demandas da sessão são selecionados pelos participantes. Descreve-se a modalidade grupo conhecida como:

  • A) De apoio.

  • B) Ideológico.

  • C) De reflexão.

  • D) De treinamento.

  • E) Psicoeducação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) De apoio.

  

Das modalidades dos grupos em terapia cognitivo-comportamental (TCC), analise a seguinte descrição: estes grupos concentramse nos sintomas crônicos que foram submetidos à intervenção ou para quem está no período de tratamento, sejam cuidadores, sejam pacientes. São comumente abertos e funcionam adequadamente em ambulatórios. Com sessões semanais, os conteúdos discutidos e demandas da sessão são selecionados pelos participantes. Descreve-se a modalidade grupo conhecida como:

  

Base teórica para a compreensão da questão

 

Sobre os processos envolvidos na terapia cognitivo-comportamental em grupo (TCCG), acompanhe o recorte textual extraído da publicação de Neufeld et al. (2017), atentando-se especificamente para os grifos em azul:

 

De acordo com Neufeld (2011), os grupos de apoio voltam-se para sintomas crônicos que passaram por intervenção ou para quem está em tratamento, sejam cuidadores, sejam pacientes. São geralmente abertos, comportando mais de 15 membros e funcionando bem em ambulatórios. Com sessões semanais, os conteúdos e demandas da sessão são instituídos pelos pacientes. O principal fator terapêutico que se observa é o apoio entre os integrantes. Apesar da vantagem em relação ao número de participantes e à flexibilidade na estrutura e na composição do grupo, é a modalidade com menos literatura em TCCG.

 

   

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “A” (De apoio) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e pode ser depreendido da publicação supracitada;

 

  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado, servindo apenas para confundir o candidato na redação da múltipla escolha;

 

 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

_______________

Fonte consultada:

Neufeld, C. B., Maltoni, J., Ivatiuk, A. L., Rangé, B. (2017). Aspectos técnicos e o processo em TCCG. In C. B. Neufeld; B. Rangé. (Orgs.), Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: das evidências à prática (pp. 33-55). Artmed.

Continua após a publicidade..

242) A entrevista motivacional tem como objetivo principal auxiliar nos processos de mudança comportamental, trabalhando a resolução da ambivalência, e busca ajudar a pessoa a compreender melhor seu problema e a se movimentar em busca de uma ação efetiva para a mudança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Geralmente, essa técnica não se aplica aos portadores de transtornos alimentares, usuários de tabaco ou que abusam de álcool ou drogas, uma vez que estes não aceitam reconhecer o problema.

II. A entrevista motivacional não é uma confrontação, provocando mais conflitos, mas uma reflexão junto aos clientes, que são estimulados a articular para si mesmos suas razões para mudar.

III. Na entrevista motivacional, não se explora a ambivalência entre o desejo de mudar e o por que mudar, para que não haja resistência do cliente.

IV. Na entrevista motivacional, podem ser utilizadas algumas técnicas de aconselhamento, de feedback adequado e de análise de custo-benefício, dentre outras.

V. A entrevista motivacional também é reconhecida como intervenção motivacional, podendo ser realizada em uma única entrevista, ou como um processo terapêutico.

Estão corretas as afirmativas

  • A) I, III e V, apenas.
  • B) II, IV e V, apenas.
  • C) I, II e III, apenas.
  • D) II, III e IV, apenas.
  • E) I, II, III, IV e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) II, IV e V, apenas.

Explicação:

II - A entrevista motivacional é uma técnica colaborativa, não confrontativa, que visa facilitar e engajar a motivação intrínseca do indivíduo para mudar o comportamento. Ela se baseia na reflexão e na fala do próprio cliente sobre suas razões para mudar, sem provocar conflitos adicionais.

IV - Durante a entrevista motivacional, o terapeuta pode empregar diversas técnicas, como aconselhamento, feedback personalizado e discussão sobre custo-benefício da mudança, para ajudar o cliente a reconhecer as vantagens da mudança e a se sentir mais preparado para ela.

V - A entrevista motivacional pode ser aplicada tanto em uma única sessão quanto como parte de um processo terapêutico mais extenso, sendo flexível quanto ao formato e ao contexto de aplicação.

As afirmativas I e III estão incorretas porque a entrevista motivacional é aplicável também a indivíduos com transtornos alimentares, usuários de tabaco, álcool ou drogas, e a exploração da ambivalência é uma parte central da técnica, ajudando o cliente a resolver a ambivalência e a se engajar na mudança.

243) Sobre os grupos operativos, analise as sentenças abaixo.

1 Os grupos operativos foram introduzidos na década de 40 na Argentina por Pichon Rivière.

2 Todo grupo operativo é terapêutico.

3 A tarefa grupal vai depender do campo operativo do grupo, ela trata de solucionar o denominador comum de ansiedade do grupo que adquire em cada membro características singulares.

4 O principal objetivo do grupo operativo é a aquisição de insight.

5 Todos os grupos terapêuticos são operativos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Todo grupo operativo é terapêutico, mas nem todo grupo terapêutico é operativo. Para Pichon Rivière, "o grupo operativo é um instrumento de trabalho, um método de investigação e cumpre, além disso, uma função terapêutica". Todo grupo que tiver uma tarefa a realizar e que puder, através desse trabalho operativo, esclarecer suas dificuldades individuais, romper com os estereótipos e possibilitar a identificação dos obstáculos que impedem o desenvolvimento do indivíduo e que, além disso, o auxilie a encontrar suas próprias condições de resolver ou se enfrentar com seus problemas é terapêutico.

 

(...)

 

Os grupos operativos foram introduzidos por H. Pichon Rivière na década de 40 na Argentina. Acho importante para a compreensão de sua teoria sabermos algo a respeito de seu autor: Pichon nasceu na Suíça, em Genebra mais precisamente, em 1907.

 

(...)

 

A tarefa vai depender do campo operativo do grupo, ela trata de resolver o denominador comum de ansiedade do grupo que adquire em cada membro características particulares. Por exemplo, se for um grupo ensino-aprendizagem, a tarefa será a resolução das ansiedades ligadas à aprendizagem dessa disciplina se o grupo for terapêutico propriamente dito, a tarefa será a cura da enfermidade através da resolução do denominador comum da ansiedade do grupo que vai variar de indivíduo para indivíduo dependendo de sua história pessoal e suas características particulares.

 

(...)

 

Podemos resumir as finalidades e objetivos dos grupos operativos dizendo que 'sua atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e comunicação devido ao montante de ansiedade despertado por toda mudança'. (Temas, 1984)"

 

Fonte: "Como trabalhamos com grupos" (Zimerman e Osório)

 

Com isso, nota-se que apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas. Veja:

 

  

  

  

4 O principal objetivo do grupo operativo é a aquisição de insight. (objetivo dos grupos psicoterápicos)

  

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra C.

 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas


a)  São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
b)  São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
c)  São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d)  São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e)  São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Continua após a publicidade..

244) Dadas as afirmativas a respeito do processo terapêutico em grupo,

I. Kurt Lewin, orientado pela leitura psicanalítica freudiana, foi quem primeiro estudou o grupo como um sistema que possui identidade própria, que se organiza por meio de fenômenos particulares, os quais orientam o funcionamento grupal.

II. A compreensão dos fenômenos grupais na abordagem gestáltica se sustenta pelo entendimento da noção de campo. Ou seja, o trabalho com grupos passa pela descrição da totalidade do grupo, cujas partes são interdependentes, de maneira que os eventos e as pessoas são apenas uma parte do processo.

III. Pesquisas comprovam que os resultados da Psicoterapia Cognitivo Comportamental – TCC em grupo são similares aos da TCC individual, e são eficazes para diferentes questões de saúde, como transtorno de pânico, transtorno bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC e Transtorno de Ansiedade Social – TAS.

verifica-se que está/ão correta/s

  • A) I, apenas.
  • B) II, apenas.
  • C) I e III, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A afirmativa II está correta porque na Gestalt-terapia, o grupo é visto como um campo dinâmico em que as partes são interdependentes. A noção de campo é fundamental, pois enfatiza a totalidade do grupo e a inter-relação de seus membros, onde cada evento ou pessoa influencia e é influenciado pelo todo.

A afirmativa III também está correta. Estudos mostram que a Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC) em grupo pode ser tão eficaz quanto a TCC individual para uma variedade de condições de saúde mental. Isso inclui transtorno de pânico, transtorno bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtorno de Ansiedade Social (TAS).

Por outro lado, a afirmativa I não é correta. Kurt Lewin é conhecido como o fundador da psicologia social e estudou a dinâmica de grupos, mas sua abordagem não foi orientada pela psicanálise freudiana. Ele é mais associado à teoria de campo e à dinâmica de grupo, enfocando a interação entre indivíduos e o ambiente social.

Portanto, as afirmativas II e III estão corretas, fazendo com que a alternativa D seja a resposta correta para a questão.

245) A psicologia grupal tem ganhado bastante destaque na atualidade, sobretudo quando se trata de saúde coletiva, já que a abordagem com grupos pode ser um excelente recurso para um amplo espectro de intervenções. Os grupos podem ser divididos com relação à sua finalidade, podendo ser classificados como operativos ou psicoterápicos.

Acerca dos tipos de grupos, dadas as afirmativas,

I. O psicodrama é considerado um grupo operativo.

II. Os grupos institucionais têm como especial função lidar com os problemas relacionados à comunicação dentro das instituições.

III. Os grupos terapêuticos têm como principal função lidar com questões de ordem psíquica, não sendo utilizados quando se trata de patologias da saúde orgânica.

IV. Os grupos de ensino-aprendizagem têm por função formar sujeitos capazes de pensar autonomamente e não apenas transferir conteúdos prontos e acabados.

verifica-se que está/ão correta/s

  • A) IV, apenas.
  • B) I e III, apenas.
  • C) II e IV, apenas.
  • D) I, II e III, apenas.
  • E) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

Resposta:

A alternativa correta é letra C) II e IV, apenas.

Explicação:

II. Os grupos institucionais têm como especial função lidar com os problemas relacionados à comunicação dentro das instituições. Isso é correto, pois os grupos institucionais são formados dentro de organizações com o objetivo de melhorar a comunicação e resolver problemas que afetam o ambiente de trabalho e a eficiência organizacional.

IV. Os grupos de ensino-aprendizagem têm por função formar sujeitos capazes de pensar autonomamente e não apenas transferir conteúdos prontos e acabados. Esta afirmação é verdadeira, pois o objetivo desses grupos é promover um aprendizado significativo, onde o aluno é encorajado a construir seu próprio conhecimento, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas.

As afirmações I e III não estão corretas. O psicodrama, mencionado em I, é uma técnica psicoterapêutica e não um grupo operativo. A afirmação III é incorreta porque os grupos terapêuticos também podem ser utilizados para tratar questões de saúde orgânica, como no caso de grupos de apoio para pacientes com doenças crônicas.

Continua após a publicidade..

246) A Aliança Terapêutica – AT tem uma importante função nos processos psicoterápicos, já que se refere ao estabelecimento do vínculo de colaboração entre paciente e terapeuta e que é atravessada por diversas variáveis como aspectos pessoais e da personalidade do terapeuta, características profissionais e até questões demográficas como idade, gênero, grupo étnico etc. O manejo da AT é, portanto, um ponto chave para o sucesso das intervenções terapêuticas.

Acerca do manejo da AT, dadas as afirmativas,

I. No modelo de resolução de ruptura por confrontação, o terapeuta deve ir de encontro às demandas do paciente, confrontando-as.

II. As rupturas da AT podem surgir com variações de intensidade e nem sempre são percebidas por ambos, paciente e terapeuta, ao mesmo tempo.

III. É função do terapeuta identificar e intervir nas manifestações de ruptura terapêutica para que não haja o abandono do tratamento por parte do paciente.

IV. A fase da afirmação qualificada diz respeito ao momento em que o paciente começa a verbalizar sua experiência de ruptura.

verifica-se que está/ão correta/s

  • A) I, apenas.
  • B) II, apenas.
  • C) III e IV, apenas.
  • D) II, III e IV, apenas.
  • E) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) II, III e IV, apenas.

As afirmativas II, III e IV estão corretas e refletem importantes aspectos do manejo da Aliança Terapêutica (AT):

  • II - É verdade que as rupturas na AT podem variar em intensidade e podem não ser percebidas simultaneamente por paciente e terapeuta. Isso destaca a complexidade da relação terapêutica e a necessidade de atenção e sensibilidade por parte do terapeuta para detectar e abordar essas rupturas.
  • III - O terapeuta tem a responsabilidade de identificar e intervir em rupturas terapêuticas para evitar o abandono do tratamento. Isso é crucial para manter a continuidade e eficácia da terapia.
  • IV - A fase da afirmação qualificada ocorre quando o paciente expressa sua experiência de ruptura, o que é um passo importante para o reconhecimento e resolução de problemas na relação terapêutica.

A afirmativa I não está correta porque, no modelo de resolução de ruptura por confrontação, o terapeuta não deve simplesmente confrontar as demandas do paciente, mas sim explorar e entender as preocupações do paciente, trabalhando juntos para superar as dificuldades.

247) Na segunda metade do século passado, a denominada escola argentina, representada por Grinberg, Rodrigué e Langer, apresentou um modelo clínico para abordagem do grupo denominado psicoterapia do grupo. A metodologia desse modelo de intervenção grupal recomenda a

  • A) identificação do bode expiatório do grupo, com o objetivo de diluir a sua interferência na dinâmica grupal.
  • B) revelação das motivações inconscientes de cada um dos membros do grupo, relacionando-as ao inconsciente coletivo.
  • C) neutralização do mecanismo de identificação projetiva no grupo, a fim de diminuir a resistência em relação às mudanças.
  • D) dramatização de papéis no grupo, com o objetivo de estimular a espontaneidade e a criatividade grupais.
  • E) interpretação do grupo como um todo, assinalando as oscilações e fantasias subjacentes ao clima emocional do grupo.

FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a alternativa E. Esta opção está correta porque a escola argentina de psicoterapia de grupo, representada por figuras como Grinberg, Rodrigué e Langer, enfatizava a importância de entender o grupo como uma entidade única. Eles acreditavam que as dinâmicas e os padrões emocionais do grupo não podiam ser completamente compreendidos apenas examinando os indivíduos separadamente. Em vez disso, era essencial interpretar o grupo como um todo, observando como as emoções e as fantasias dos membros interagiam e influenciavam o ambiente grupal. Isso permitia uma compreensão mais profunda das forças subjacentes que afetavam o comportamento do grupo e facilitava o processo terapêutico.

Continua após a publicidade..

248) Canguilhem (2006), em sua abordagem do normal e do patológico, afirma que o médico, em sua prática, pode considerar a patologia objetiva. Entretanto, ainda assim, o paciente é provido de subjetividade e tem uma dimensão para além dos fatores biológicos observáveis. Mediante essa colocação, abre-se espaço para a:

  • A) cognição
  • B) conversa
  • C) psicoterapia
  • D) especulação

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) psicoterapia

 

Canguilhem (2006), em sua abordagem do normal e do patológico, afirma que o médico, em sua prática, pode considerar a patologia objetiva. Entretanto, ainda assim, o paciente é provido de subjetividade e tem uma dimensão para além dos fatores biológicos observáveis. Mediante essa colocação, abre-se espaço para a:

 

Observe o texto de Canguilhem:

 

"Qualquer conceito empírico de doença conserva uma relação com o conceito axiológico da doença. Não é, portanto, um método objetivo que qualifica como patológico um determinado fenômeno biológico. É sempre a relação com o indivíduo doente, por intermédio da clínica, que justifica a qualificação de patológico. Embora admitindo a importância dos métodos objetivos de observação e de análise na patologia, não parece possível que se possa - com absoluta correção lógica - falar em "patologia objetiva". É claro que a patologia pode ser metódica, crítica, armada de meios experimentais. Essa patologia pode ser considerada objetiva, em relação ao médico que a pratica. Mas a intenção do patologista não faz com que seu objeto seja uma matéria desprovida de subjetividade. Pode-se praticar objetivamente, isto é, imparcialmente, uma pesquisa cujo objeto não pode ser concebido e construído sem referência a uma qualificação positiva e negativa; cujo objeto, portanto, não é tanto um fato mas, sobretudo, um valor."

 

Fonte: "O Normal e o Patológico" (Canguilhem)

 

Como a patologia não é desprovida de subjetividade, abre-se espaço para trabalhar essas questões subjetivas por meio da psicoterapia. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  cognição
b)  conversa
c)  psicoterapia
d)  especulação

249) Na psicoterapia infantil com base na teoria winnicottiana, a presença do objeto transicional refere-se

  • A) a um tipo de uso simbólico, considerado algo negativo por alguns especialistas.
  • B) à vivência e à ilusão.
  • C) à representação da desilusão objetal.
  • D) à representação da mãe, ou do cuidador principal, quando estiver ausente.

FAZER COMENTÁRIO
Alternativa D) Na teoria winnicottiana, o objeto transicional é um conceito fundamental na psicoterapia infantil. Esse objeto, que pode ser um pano, um ursinho ou qualquer outro objeto que a criança escolha, serve como uma representação simbólica da mãe ou do cuidador principal na ausência deles. O objeto transicional ajuda a criança a lidar com a ansiedade da separação e a transição do estado de dependência absoluta para um estado de independência relativa, facilitando o desenvolvimento emocional e a capacidade de estar sozinha.
Continua após a publicidade..

250) Sobre a definição de insight, tomado como fator de mudança, é correto afirmar que

  • A) a psicanálise o compreende como a possibilidade de tornar os indivíduos conscientes de seus problemas.
  • B) a teoria cognitiva o entende como uma compreensão de natureza interna das coisas que se encontram subordinadas às experiências passadas.
  • C) na Psicologia Social, é considerado apenas um entre os vários agentes de mudança, como a empatia e a reconstrução.
  • D) na Psicologia da forma, ele expressa uma aprendizagem que conduz à solução adequada de situações problemáticas vivenciadas por um indivíduo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Na Psicologia da Forma (Gestalt), o insight é entendido como um momento de clareza súbita que leva a uma nova percepção ou compreensão de uma situação problemática, resultando em uma solução. Isso ocorre quando um indivíduo reorganiza sua percepção de elementos de uma situação de maneira que revela uma nova maneira de abordar ou resolver um problema. A aprendizagem por insight na Gestalt é vista como uma forma de aprendizagem holística e integrativa que contrasta com a aprendizagem por tentativa e erro, enfatizando a importância da compreensão da estrutura total do problema.

1 23 24 25 26 27 28