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Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

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61) “As terapias do insight têm em comum o objetivo de fornecer às pessoas maior consciência e compreensão dos seus sentimentos, suas motivações e ações, na esperança de que isso as leve a um ajustamento melhor”

(MORRIS, 2004).

São terapias do insight:

  • A) Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Cognitiva, de Aaron Beck e Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers;
  • B) Terapia Centrada na Pessoa, de Fritz Prels; Terapia Cognitiva, de Aaron Beck e Gestalt Terapia, de Carls Rogers;
  • C) Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Centrada na Pessoa, de Carls Rogers e Gestalt Terapia, de Fitz Perls;

  • D) Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Cerntrada na Pessoa, de Fitz Perls e Gestalt Terapia, de Carls Rogers;
  • E) Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Cognitivo Comportamental, de Fritz Prels; e Gestalt Terapia, de Carls Rogers.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Centrada na Pessoa, de Carls Rogers e Gestalt Terapia, de Fitz Perls;

Gabarito Letra C


São terapias do insight:
a)  Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Cognitiva, de Aaron Beck e Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers;

Errado. A terapia cognitiva não é uma terapia de insight.


b)  Terapia Centrada na Pessoa, de Fritz Prels; Terapia Cognitiva, de Aaron Beck e Gestalt Terapia, de Carls Rogers;
Errado. Além de incluir a terapia cognitiva, a afirmativa troca os autores da terapia centrada na pessoa (que é Rogers) com o autor da Gestalt terapia (que é Perls.).

 

c)  Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Centrada na Pessoa, de Carls Rogers e Gestalt Terapia, de Fitz Perls;

Certo! Essas são as terapias de insight mais famosas, associadas corretamente com seus autores.

 

d)  Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Cerntrada na Pessoa, de Fitz Perls e Gestalt Terapia, de Carls Rogers;

Errado. De novo a afirmativa troca os autores da terapia centrada na pessoa e da Gestalt terapia.


e)  Psicanálise, de Sigmund Freud; Terapia Cognitivo Comportamental, de Fritz Prels; e Gestalt Terapia, de Carls Rogers.

Errado. A terapia cognitivo comportamental, além de não ser uma terapia de insight, não é de autoria de Fritz Perls.

Nosso gabarito é Letra C

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62) Sobre os tipos de psicoterapia, está INCORRETO afirmar que:

  • A) Para a terapia racional emotiva, a maioria das pessoas que precisam de terapia mantém um conjunto de crenças irracionais e derrotistas de si mesmas.
  • B) Na terapia cognitiva de Beck a depressão resulta de padrões inadequadamente autocríticos de pensamento sobre o self.
  • C) A Gestalt terapia destina-se a ajudar as pessoas a se tornar mais sinceras ou verdadeiras em suas interações no dia-a-dia. Deve ser conduzida exclusivamente em terapia individual, sendo o terapeuta ativo e direto.
  • D) O objetivo da terapia centrada no cliente é ajudar a pessoa a agir de modo pleno, onde a responsabilidade de mudanças é colocada na pessoa dona do problema.
  • E) Na psicanálise, o cliente é orientado a falar sobre o que lhe vier em mente, com o mínimo de preparação possível e sem inibir ou controlar os pensamentos e as fantasias.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A Gestalt terapia destina-se a ajudar as pessoas a se tornar mais sinceras ou verdadeiras em suas interações no dia-a-dia. Deve ser conduzida exclusivamente em terapia individual, sendo o terapeuta ativo e direto.

Gabarito Letra C

Sobre os tipos de psicoterapia, está INCORRETO afirmar que:
a)  Para a terapia racional emotiva, a maioria das pessoas que precisam de terapia mantém um conjunto de crenças irracionais e derrotistas de si mesmas.

Certo! Essa é uma das bases dessa abordagem.

“a terapia racional-emotiva, desenvolvida por Albert Ellis (1973), baseia-se na visão de que a maioria das pessoas que precisam de terapia mantém um conjunto de crenças irracionais e derrotistas de si mesmas. Elas acreditam que deveriam ser competentes em tudo, queridas por todos, tratadas sempre bem, rápidas para encontrar soluções de todos s problemas e assim por diante. Tais crenças envolvem conceitos absolutos – ‘obrigações’ e ‘deveres’ – que não permitem exceções, em espaço para cometer erros”


b)  Na terapia cognitiva de Beck a depressão resulta de padrões inadequadamente autocríticos de pensamento sobre o self.

Certo! Beck, autor da terapia cognitiva, considera que essa seja a origem da depressão.

“Beck acredita que a depressão é resultado de padrões negativos de pensamento que as pessoas desenvolvem sobre si mesmas. Principalmente, as pessoas deprimidas interpretam os eventos de uma maneira distorcida que é forte e inapropriadamente autocrítica. Essas pessoas tem expectativas pouco realistas, maximalizam seus fracassos, a partir de pouca evidência fazem generalizações negativas absolutas sobre sua pessoa, e interpretam como fracasso tudo que não seja um êxito total”


c)  A Gestalt terapia destina-se a ajudar as pessoas a se tornar mais sinceras ou verdadeiras em suas interações no dia-a-dia. Deve ser conduzida exclusivamente em terapia individual, sendo o terapeuta ativo e direto.

Errado. A Gestalt terapia pode ser conduzida em grupos ou em terapia individual. As outras informações da afirmativa são verdadeiras.


d)  O objetivo da terapia centrada no cliente é ajudar a pessoa a agir de modo pleno, onde a responsabilidade de mudanças é colocada na pessoa dona do problema.

Certo! Por isso essa terapia é centrada no cliente.

“Carl Rogers, o fundador da terapia centrada no cliente (ou centrada na pessoa), pegou algumas ideias dos neufreudianos, as revisou e reorganizou em um enfoque terapêutico radicalmente diferente. De acordo com Rogers, a meta da terapia é ajudar as pessoas a alcançar um funcionamento ótimo, a abrir-se a todas suas experiências e a si mesmas. Essa consciência interna é uma forma de insight, mas para Rogers era mais importante obter insight sobre os sentimentos atuais que sobre os desejos inconscientes com raízes em um passado distante. Rogers chamou seu enfoque terapêutico de centrado no cliente porque designa a responsabilidade de mudança a pessoa com o problema.”

 

e)  Na psicanálise, o cliente é orientado a falar sobre o que lhe vier em mente, com o mínimo de preparação possível e sem inibir ou controlar os pensamentos e as fantasias.

Certo! Essa é a técnica da associação livre, da psicanálise.

 

Nosso gabarito é  Letra C

 

Fonte: MORRIS, C. G. Psicología. México: Pearson, 2009

63) Com relação às psicoterapias, seus fundamentos, objetivos e técnicas, é correto afirmar:

  • A) O objetivo da psicanálise é trazer à consciência o material inconsciente e libertar o paciente de seus sintomas.

  • B) As terapias comportamentais visam mudar o comportamento das pessoas, tendo como crença que os comportamentos normais ou anormais são aprendidos.
  • C) As terapias cognitivas baseiam-se na crença de que as ideias distorcidas de si e do mundo causam o comportamentoproblema, o que é eliminado por sessões de autoconhecimento e relaxamento.
  • D) Na terapia centrada no cliente (ou na pessoa), o objetivo é ajudar a pessoa a agir de modo pleno, sendo que a responsabilidade pela mudança é da relação terapeuta-cliente.
  • E) A Gestalt terapia visa ajudar as pessoas a serem mais sinceras ou verdadeiras nas suas interações no dia a dia, e a técnica utilizada é exclusivamente a dinâmica de grupo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) As terapias comportamentais visam mudar o comportamento das pessoas, tendo como crença que os comportamentos normais ou anormais são aprendidos.

Gabarito Letra B

Com relação às psicoterapias, seus fundamentos, objetivos e técnicas, é correto afirmar:
a)  O objetivo da psicanálise é trazer à consciência o material inconsciente e libertar o paciente de seus sintomas.

A questão considera essa afirmativa como errada, entretanto, o principal objetivo da psicanalise é, de fato, tornar conscientes conteúdos antes inconscientes, de forma a lidar com esses conteúdos. Ao se tornarem conscientes, esses conteúdos que podiam gerar sintomas podem ser trabalhados e amenizados, então, de certa forma, podemos sim pensar a psicanálise com esses objetivos.

“0 objetivo da psicanálise é liberar materiais inconscientes antes inacessíveis, de modo que se possa lidar com eles conscientemente. Freud acreditava que o material inconsciente permanecia inconsciente apenas através de um consumo considerável e contínuo de libido. À medida que esse material torna-se acessível, a energia é liberada e pode ser usada pelo ego para atividades mais saudáveis. A liberação de materiais bloqueados é capaz de minimizar as atitudes autodestrutivas. É possível reavaliar a necessidade de ser punido ou de sentir-se inadequado por exemplo, trazendo à consciência aqueles atos ou fantasmas que levavam à necessidade. As pessoas podem, então, libertar-se do sofrimento que, de certa forma, traziam perpetuamente consigo mesmas. Exemplificando, muitos, se não a maioria dos norte-americanos, sentem que seus órgãos sexuais não têm a medida certa: os pênis são muito curtos ou muito finos; os seios são flácidos, muito miúdos, muito grandes ou malformados e assim por diante”

 

b)  As terapias comportamentais visam mudar o comportamento das pessoas, tendo como crença que os comportamentos normais ou anormais são aprendidos.

Certo! Para essas abordagens, os comportamentos são aprendidos e mantidos por reforçadores, e por isso são passíveis de mudança.

“Para compreensão da personalidade, então, a partir da ótica do behaviorismo radical, serão considerados, de maneira sucinta, os princípios do condicionamento clássico ou respondente e operante. A rigor, no escopo do modelo behaviorista radical não é adotado o conceito de estrutura de personalidade como nas teorias psicodinâmicas. Pelo contrário, a base de análise nessa concepção é o comportamento. É postulado que os comportamentos são aprendidos e mantidos num ambiente por esquemas de reforçamento/punição. Os comportamentos são modificados ou variam à medida que os elementos de controle ambientais ou variáveis presentes num determinado ambiente – contingências – também se modifiquem (Skinner, 1953-1994).”


c)  As terapias cognitivas baseiam-se na crença de que as ideias distorcidas de si e do mundo causam o comportamentoproblema, o que é eliminado por sessões de autoconhecimento e relaxamento.

Errado. A terapia cognitiva utiliza uma série de técnicas e instrumentos para mudança das crenças, que vão além de apenas autoconhecimento e relaxamento.


d)  Na terapia centrada no cliente (ou na pessoa), o objetivo é ajudar a pessoa a agir de modo pleno, sendo que a responsabilidade pela mudança é da relação terapeuta-cliente.

Errado. Nessa abordagem, a responsabilidade pela mudança é do próprio cliente, que tem uma tendência inata para se atualizar.


e)  A Gestalt terapia visa ajudar as pessoas a serem mais sinceras ou verdadeiras nas suas interações no dia a dia, e a técnica utilizada é exclusivamente a dinâmica de grupo.

Errado. A Gestalt é muito utilizada na clínica individual.

 

Fonte: Fadiman, James, 1939— Teorias da personalidade. São Paulo: HARBRA, 1986.

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64) Muito utilizada na área da saúde, educação e ações comunitárias, tal modalidade usa informação e reflexão, mas se distingue de um processo apenas pedagógico, pois trabalha os significados afetivos e as vivências relacionadas com o tema a ser discutido. Estamos nos referindo à modalidade de:

  • A) Oficina.
  • B) Psicoterapia de grupo.
  • C) Constelação familiar.
  • D) Dinâmica de grupo focal.
  • E) Terapia sistêmica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Oficina.

Gabarito Letra A

Muito utilizada na área da saúde, educação e ações comunitárias, tal modalidade usa informação e reflexão, mas se distingue de um processo apenas pedagógico, pois trabalha os significados afetivos e as vivências relacionadas com o tema a ser discutido. Estamos nos referindo à modalidade de:
a) Oficina.
b) Psicoterapia de grupo.
c) Constelação familiar.
d)  Dinâmica de grupo focal.
e)  Terapia sistêmica.

 

A questão é retirada do livro “Oficinas em Dinâmica de Grupo: um método de intervenção psicossocial“ de Affonso, e se refere às oficinas, veja:

“A “Oficina” pode ser útil nas áreas de saúde, educação e ações comunitárias. Ela usa informação e reflexão, mas se distingue de um projeto apenas pedagógico, porque trabalha também com os significados afetivos e as vivências relacionadas com o tema a ser discutido. E, embora deslanche um processo de elaboração da experiência que envolve emoções e revivências, a Oficina também se diferencia de um grupo de terapia, uma vez que se limita a um foco e não pretende a análise psíquica profunda de seus participantes. Utilizando teorias e técnicas sobre grupo, a Oficina é, aqui, caracterizada como uma prática de intervenção psicossocial, seja em contexto pedagógico, clínico, comunitário ou de política social.”

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Oficinas em Dinâmica de Grupo: um método de intervenção psicossocial / M aria Lúcia M. Afonso (Organizadora). — São Paulo: C asa do Psicólogo® , 2005.

65) Na dinâmica do processo grupal, Pichon-Rivière (1998) estabelece cinco papéis que constituem um grupo:

A. O líder de mudança.
B. O líder de resistência.
C. O bode expiatório.
D. O representante do silêncio.
E. O porta-voz.

Estabeleça a relação entre os papéis e as suas características:

I. Assume as culpas do grupo, isentando-o dos conteúdos que provocam medo, ansiedade.

II. É aquele que leva a tarefa adiante, enfrenta conflitos e busca soluções, arrisca-se diante do novo.

III. Assume as dificuldades dos demais para estabelecer a comunicação, obrigando o resto do grupo a falar.

IV. É aquele que denuncia a enfermidade grupal, fazendo emergir as ansiedades grupais. É neste papel que o sujeito expressa os conflitos latentes do grupo.

V. Puxa o grupo para trás, freia avanços, ele sabota as tarefas levantando as melhores intenções de desenvolvê-las, mas poucas vezes as cumpre.

  • A) C-I, A-II, D-III, E-IV e B-V.
  • B) A-I, C-II, D-III, E-IV e B-V.
  • C) B-I, E-II, C-III, A-IV e D-V.
  • D) C-I, D-II, A-III, E-IV e B-V.
  • E) B-I, A-II, D-III, E-IV e B-V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) C-I, A-II, D-III, E-IV e B-V.

Gabarito: Letra A

Antes de ver as afirmativas, vamos relembrar todos os papéis grupais descritos por Pichon Riviére:

O líder de mudança é aquele que leva a tarefa adiante, enfrenta conflitos e busca soluções, arrisca-se diante do novo.

O líder de resistência puxa o grupo para trás, freia avanços, ele sabota as tarefas levantando as melhores intenções de desenvolvê-las, mas poucas vezes as cumpre. O líder de resistência muitas vezes atua em um contraponto interessante ao líder de mudança quando se descuida de parâmetros de realidade ao promover mudanças, estabelecendo equilíbrio ao grupo.

O bode expiatório assume as culpas do grupo, isentando-o dos conteúdos que provocam medo, ansiedade, etc.

O representante do silêncio assume as dificuldades dos demais para estabelecer a comunicação, obrigando o resto do grupo a falar.

O porta-voz é aquele que denuncia a enfermidade grupal, fazendo emergir as ansiedades grupais. É neste papel que o sujeito expressa os conflitos latentes do grupo”

 

I. Assume as culpas do grupo, isentando-o dos conteúdos que provocam medo, ansiedade.

Quem assume as culpas do grupo é o bode expiatório.


II. É aquele que leva a tarefa adiante, enfrenta conflitos e busca soluções, arrisca-se diante do novo.

Quem toma essa posição de enfrentamento e risco é o líder da mudança.


III. Assume as dificuldades dos demais para estabelecer a comunicação, obrigando o resto do grupo a falar.

O papel que obriga os outros a falarem é o representante do silêncio.


IV. É aquele que denuncia a enfermidade grupal, fazendo emergir as ansiedades grupais. É neste papel que o sujeito expressa os conflitos latentes do grupo.

O porta-voz expressa os conflitos latentes do grupo.


V. Puxa o grupo para trás, freia avanços, ele sabota as tarefas levantando as melhores intenções de desenvolvê-las, mas poucas vezes as cumpre.

Essa é função do líder da resistência.

 

Assim, a sequência correta é C-I, A-II, D-III, E-IV e B-V.

Gabarito Letra A

 

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

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66) Sobre as psicoterapias:

I. Importante recurso para o tratamento dos transtornos mentais e dos problemas de natureza emocional

II. Podem ser um importante coadjuvante de outros métodos de tratamento, como os psicofármacos

III. São realizadas em um contexto primariamente interpessoal e utilizam a comunicação verbal como principal recurso

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):

  • A) I e III
  • B) II e III
  • C) I
  • D) I, II, III
  • E) I e II

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) I, II, III

Gabarito Letra D

I. Importante recurso para o tratamento dos transtornos mentais e dos problemas de natureza emocional

Certo! As psicoterapias são muito relevantes para esses tratamentos.

“As psicoterapias são métodos de tratamento realizados por profissionais treinados com o objetivo de reduzir ou remover um problema, uma queixa ou um transtorno de um paciente ou cliente, utilizando, para tal fim, meios psicológicos. São realizadas em um contexto primariamente interpessoal, a relação terapêutica, e utilizam a comunicação verbal como principal recurso. Caracterizam-se, ainda, por serem uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta. As psicoterapias constituem-se em importante recurso para o tratamento dos transtornos mentais e dos problemas de natureza emocional, sendo, em algumas situações, o método mais efetivo de que se dispõe e um importante coadjuvante de outros métodos de tratamento, como os psicofármacos.”

 

II. Podem ser um importante coadjuvante de outros métodos de tratamento, como os psicofármacos

Certo! Como vimos, geralmente os melhores tratamentos envolvem a junção de terapia e outros métodos.

 

Certo! Essa é a natureza da psicoterapia.

 

 Nosso gabarito é Letra D

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed.

67) Como estratégias de mudança em psicoterapia, são fatores e intervenções de natureza cognitiva:

  • A) Psicoeducação, questionamento socrático, reestruturação cognitiva, identificação com o terapeuta e catarse
  • B) Reestruturação cognitiva, experimentos comportamentais, questionamento socrático, vínculo afetivo e aliança de trabalho
  • C) Insight, questionamento socrático, associação livre, transferência e lembretes
  • D) Psicoeducação, modelação, extinção, reestruturação cognitiva e exposição in vivo
  • E) Psicoeducação, reestruturação cognitiva, técnicas de ressignificação, lembretes e insight

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Psicoeducação, reestruturação cognitiva, técnicas de ressignificação, lembretes e insight

Gabarito Letra E

Como estratégias de mudança em psicoterapia, são fatores e intervenções de natureza cognitiva:

 

INTERVENÇÕES COGNITIVAS MAIS COMUNS

• Psicoeducação

• Identificação e registro de pensamentos automáticos disfuncionais e distorções cognitivas (RPDs ou ABC)

• Questionamento socrático e exame das evidências ou de explicações alternativas

• Técnicas de reatribuição ou ressignificação

• Seta descendente e descatastrofização

• Exame das vantagens e desvantagens ou custo-benefício

• Lembretes

• Experimentos comportamentais”


a)  Psicoeducação, questionamento socrático, reestruturação cognitiva, identificação com o terapeuta e catarse

Errado. Identificação com o terapeuta não é especificamente das abordagens cognitivas e nem a catarse.


b)  Reestruturação cognitiva, experimentos comportamentais, questionamento socrático, vínculo afetivo e aliança de trabalho

Errado. Experimentos comportamentais são técnicas comportamentais. Vínculo afetivo e aliança são comuns a todas as abordagens.


c)  Insight, questionamento socrático, associação livre, transferência e lembretes

Errado. Insight, associação livre e transferência são características das abordagens psicodinâmicas.


d)  Psicoeducação, modelação, extinção, reestruturação cognitiva e exposição in vivo

Errado. Modelação, extinção e exposição in vivo são técnicas comportamentais.


e)  Psicoeducação, reestruturação cognitiva, técnicas de ressignificação, lembretes e insight

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: Psicoterapias : abordagens atuais [recurso eletrônico] / Aristides Volpato Cordioli (organizador) – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed.

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68) A partir das postulações sobre os grupos operativos, pode-se afirmar que:

  • A) Tem mesma finalidade de uma psicoterapia
  • B) Michael Balint propôs a denominação de grupos operativos em detrimento de grupos institucionais
  • C) Os grupos operativos visam operar numa determinada tarefa objetiva, como a de ensino- aprendizagem
  • D) Tem como contribuição principal a obra de Jean Paul- Sartre
  • E) Os grupos operativos concebem a família como um sistema em que seus componentes se dispõem numa combinação e hierarquização de papeis

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Os grupos operativos visam operar numa determinada tarefa objetiva, como a de ensino- aprendizagem

Gabarito Letra C

A partir das postulações sobre os grupos operativos, pode-se afirmar que:
a)  Tem mesma finalidade de uma psicoterapia

Errado. A finalidade dos grupos operativos é a realização de uma tarefa.


b)  Michael Balint propôs a denominação de grupos operativos em detrimento de grupos institucionais

Errado. O nome foi dado pelo autor, Pichon Riviére.


c)  Os grupos operativos visam operar numa determinada tarefa objetiva, como a de ensino- aprendizagem

Certo!

“Ainda citando Tubert-Oklander (1986): “Nos grupos operativos a tarefa interna exige que os membros realizem uma permanente indagação das operações que se realizam no seio do grupo, em função da relação com a tarefa externa, vista como organizadora do processo grupal”. Essa atitude de “refletir(se)” sobre a experiência do próprio grupo como grupo é o ponto de partida para os assim chamados grupos de reflexão, contribuição da teoria e da técnica dos grupos operativos à aprendizagem supervisionada do trabalho com grupos realizada “em grupo”. Esses grupos, nos quais os supervisionados utilizam como parte do treinamento a própria experiência de participar como membros de um grupo de ensino-aprendizagem, derivam-se dos chamados grupos T (training groups), introduzidos a partir de 1949 nos laboratórios sociais de dinâmica de grupo inspirados nas idéias de Kurt Lewin. O aprendizado passou a se centralizar na indagação do que ocorre aos próprios participantes como membros de um grupo de treinamento, revertendo a perspectiva de adestramento, pois já não seria um saber institucionalizado externo ao próprio grupo a fonte de aprendizagem, mas sim os próprios fenômenos intragrupais examinados pelos participantes da experiência, segundo os princípios da pesquisa-ação descritos por Lewin.”


d)  Tem como contribuição principal a obra de Jean Paul- Sartre

Errado. A maior contribuição é de Pichon Riviére.

“Os grupos operativos, criados por Pichon-Rivière em meados dos anos de 1940, são um modelo híbrido constituído a partir dos referenciais teóricos da psicanálise e da dinâmica de grupos.”


e)  Os grupos operativos concebem a família como um sistema em que seus componentes se dispõem numa combinação e hierarquização de papeis

Errado. Os grupos operativos não são sobre família.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Osorio, Luiz Carlos Grupoterapias [recurso eletrônico] : abordagens atuais / Luiz Carlos Osorio. – Dados atuais. – Porto Alegre : Artmed, 2008.

69) Com relação às perspectivas sobre o desenvolvimento de gênero, a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico descrito por qual das teorias a seguir?

  • A) Abordagem Cognitiva - Teoria Cognitivo-desenvolvimental.
  • B) Abordagem Psicanalítica.
  • C) Teoria do Esquema de Gênero.
  • D) Abordagem da Aprendizagem Social - Teoria Social Cognitiva.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Abordagem Psicanalítica.

 

Com relação às perspectivas sobre o desenvolvimento de gênero, a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico descrito por qual das teorias a seguir?

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise do assunto que traz esta questão, peço gentilmente ao aluno que não deixe de acompanhar o breve resumo a seguir, sobre algumas das mais importantes perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano, com base nas contribuições de Papalia et al. (2006, pp.95-96), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 
  • Perspectiva Psicanalítica: a perspectiva psicanalítica considera que o desenvolvimento é motivado por conflitos emocionais inconscientes. Os principais exemplos são (1) a teoria de Freud do desenvolvimento psicossexual e (2) a teoria de Erikson de desenvolvimento psicossocial.
 
  • Perspectiva da aprendizagem: a perspectiva da aprendizagem vê o desenvolvimento como um resultado de aprendizagem, uma resposta a eventos externos. Os principais exemplos são: (1) o behaviorismo de Watson e Skinner, que afirma que o comportamento pode ser previsivelmente alterado pelo condicionamento clássico ou condicionamento operante (uso de reforço e punição) e (2) a teoria da aprendizagem social de Bandura, que enfatiza a aprendizagem por observação ou vicária.
 
  • Perspectiva cognitiva: a perspectiva cognitiva considera que as pessoas desencadeiam ativamente o desenvolvimento em resposta à experiência. Os principais exemplos são: (1) a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, baseada na organização de esquemas, adaptação (uma combinação de assimilação e acomodação) e equilibração; (2) a abordagem de processamento de informações, que analisa os processo mentais; e (3) a abordagem da neurociência cognitiva, baseada na pesquisa cerebral.
 
 

Análise das alternativas

 

a)  Abordagem Cognitiva - Teoria Cognitivo-desenvolvimental.

INCORRETA. Note que de acordo com o tópico explicativo supracitado, tal perspectiva considera que as pessoas desencadeiam ativamente o desenvolvimento em resposta à experiência, e não por processos inconscientes, portanto, opção ERRADA.

 

b)  Abordagem Psicanalítica.

CORRETA. A alternativa identifica corretamente a perspectiva sobre o desenvolvimento, onde a resolução do conflito emocional inconsciente é processo básico, portanto, opção CERTA.

 

c)  Teoria do Esquema de Gênero.

INCORRETA. Sobre a Teoria do Esquema de Gênero, Papalia et al. (2006, p.324) explicam:

“Teoria do Esquema de Gênero: Teoria, proposta por [Sandra]* Bem, de que as crianças socializam-se em seus papéis de gênero desenvolvendo uma rede mentalmente organizada sobre o que significa ser do sexo masculino ou feminino em uma determinada cultura.”

*Termo acrescentado ao recorte textual.

 

d)  Abordagem da Aprendizagem Social - Teoria Social Cognitiva.

INCORRETA. Conforme explicitado pela literatura consultada, a teoria da aprendizagem social de Bandura enfatiza a aprendizagem por observação e não por aspectos inconscientes, portanto, opção FALSA.

 

_______________

Fonte consultada:

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

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70) A literatura sobre psicoterapia com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso aos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas se sobressai o item descrito na alternativa:

  • A) A participação em comunidades terapêuticas.
  • B) O uso de dramatizações, visando à obtenção de maior insight sobre as motivações das situações críticas emergentes através de sua representação vivenciada.

  • C) A participação em grupos paralelos, que incluem procedimentos de autoajuda, adquirindo o estilo do grupo operativo, de reflexão, de aprendizagem ou de psicoeducação.
  • D) O laboratório terapêutico, também conhecido como laboratório de relações humanas, considerado como experiência importante para o desenvolvimento pessoal.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O uso de dramatizações, visando à obtenção de maior insight sobre as motivações das situações críticas emergentes através de sua representação vivenciada.

   

A literatura sobre psicoterapia com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias que facilitam o acesso aos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas se sobressai o item descrito na alternativa:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"COMENTÁRIOS SOBRE A TÉCNICA

 

A literatura sobre psicoterapia analítica de grupo com adolescentes faz referência ao emprego de técnicas acessórias, com o intuito de franquear novas e mais amplas vias de acesso ao hermético mundo interno de nossos pacientes adolescentes. Entre essas técnicas sobressai, pela freqüência das citações e a experiência já acumulada, o uso de dramatizações, visando obter-se um maior insight sobre as motivações inconscientes das situações críticas emergentes no grupo através de sua representação vivenciada."

 

A introdução do elemento psicodramático em grupos psicanaliticamente orientados pode revelar-se de extrema valia, particularmente em situações onde a comunicação verbal tornou-se difícil (como ocorre freqüentemente em grupos de púberes) ou na vigência de "impasses" na evolução de um grupo de adolescentes. Não obstante, é preciso levar-se em conta as limitações que todos temos ao trabalhar com distintos marcos referenciais teóricos, simultaneamente.

(...)"

 

Fonte: "Como trabalhamos com grupos" (Zimerman)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  A participação em comunidades terapêuticas.


b)  O uso de dramatizações, visando à obtenção de maior insight sobre as motivações das situações críticas emergentes através de sua representação vivenciada.

 

c)  A participação em grupos paralelos, que incluem procedimentos de autoajuda, adquirindo o estilo do grupo operativo, de reflexão, de aprendizagem ou de psicoeducação.


d)  O laboratório terapêutico, também conhecido como laboratório de relações humanas, considerado como experiência importante para o desenvolvimento pessoal.

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