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Questões Sobre Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Psicologia - concurso

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81) Não há consenso na literatura científica sobre aconselhamento psicológico e psicoterapia, mas aproximações e comparações desses campos de saber. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as que estão relacionadas ao aconselhamento.

 

I. Tempo de intervenção mais breve.

II. Atende casos mais complexos e profundos.

III. Mais voltado a situações contextuais e situacionais.

IV. Foca a ação e está mais relacionado à prevenção do que ao tratamento em si.

V. O mais importante é a resolução de problemas.

 

  • A) Apenas I, II, III e IV.

  • B) Apenas II, III e V.

  • C) Apenas I, III, IV e V.

  • D) Apenas II, III e IV.

  • E) Apenas II, IV e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I, III, IV e V.

Gabarito Letra B

 

Não há consenso na literatura científica sobre aconselhamento psicológico e psicoterapia, mas aproximações e comparações desses campos de saber. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as que estão relacionadas ao aconselhamento.

 

Vamos ver, primeiro, as diferenças entre psicoterapia e aconselhamento:

“As diferenças, portanto, podem ser sumarizadas quanto aos seguintes aspectos: (a) tempo da intervenção, sendo o aconselhamento considerado mais breve, de curto prazo; (b) aprofundamento do caso e intensidade do atendimento, o que decorre da primeira característica, já que a psicoterapia permite uma investigação mais minuciosa e a longo prazo; (c) demanda apresentada, sendo o aconselhamento mais voltado para situações contextuais e mais pontuais, com foco no presente, que envolvem sofrimento emergencial e necessidade de alívio de tensões e acolhimento; (d) as intervenções em aconselhamento focam a ação, mais do que a reflexão, e são mais centradas na prevenção do que no tratamento; (e) o aconselhamento é mais focado na resolução de problemas.”

 

I. Tempo de intervenção mais breve.

Certo!

II. Atende casos mais complexos e profundos.

Errado. Quem atende casos mais complexos é a psicoterapia.

III. Mais voltado a situações contextuais e situacionais.

Certo!

IV. Foca a ação e está mais relacionado à prevenção do que ao tratamento em si.

Certo!

V. O mais importante é a resolução de problemas.

Certo!

 

Assim, I, III, IV e V estão corretas.

Gabarito Letra B

 

Referência

Scorsolini-Comin, Fabio. (2014). Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos. Contextos Clínicos7(1), 02-14

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82) A técnica dos grupos operativos começou a ser sistematizada pelo médico psiquiatra Pichon-Rivière, que observou a influência do grupo familiar em seus pacientes. Acerca dessa modalidade de grupo, assinale a alternativa correta.

  • A) Os grupos operativos são técnicas grupais centradas no indivíduo, sendo também chamados de grupos de terapia.

  • B) Grupos operativos são técnicas grupais centradas no grupo, focando a análise da própria dinâmica deste.

  • C) O grupo operativo não se centra no grupo enquanto totalidade, mas na relação que os integrantes mantêm com a tarefa.

  • D) O vínculo fundamental dos grupos operativos é a relação entre um grupo e os membros de sua família.

  • E) A técnica busca trabalhar apenas os aspectos manifestos do grupo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O grupo operativo não se centra no grupo enquanto totalidade, mas na relação que os integrantes mantêm com a tarefa.

 

A técnica dos grupos operativos começou a ser sistematizada pelo médico psiquiatra Pichon-Rivière, que observou a influência do grupo familiar em seus pacientes. Acerca dessa modalidade de grupo, assinale a alternativa correta.

 

a)  Os grupos operativos são técnicas grupais centradas no indivíduo, sendo também chamados de grupos de terapia.

 

A técnica dos grupos operativos é centrada na relação dos integrantes com a tarefa, não no indivíduo.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Grupos operativos são técnicas grupais centradas no grupo, focando a análise da própria dinâmica deste.

 

Como veremos abaixo no texto de Pichon-Rivière, a técnica dos grupos operativos é centrada na relação dos integrantes com a tarefa, não no grupo.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  O grupo operativo não se centra no grupo enquanto totalidade, mas na relação que os integrantes mantêm com a tarefa.

 

Essa é a afirmativa que está de acordo com Pichon-Rivière. Veja o texto do autor:

 

"O que acabo de dizer sobre a diversidade de técnicas grupais assinala o caráter diferencial do grupo operativo pelo fato de que não esta centrado no grupo como totalidade, mas na relação que integrantes mantém com a tarefa. Quer dizer, o vínculo fundamental, estabelecido ou a estabelecer, é a relação entre um grupo e seus membros com uma tarefa determinada; deixando um pouco de lado os problemas pessoais do grupo centrado no indivíduo e os problemas totais, que estão incluídos também como resumo de partes, de indivíduos que enunciam aspectos pessoais em forma global. Então, o essencial é esta diferenciação: o que é tarefa, o que é grupo, o que é indivíduo."

 

Assertiva Correta.

 

d)  O vínculo fundamental dos grupos operativos é a relação entre um grupo e os membros de sua família.

 

Essa alternativa distorce o seguinte trecho do texto de Pichon-Rivière:

 

"Quer dizer, o vínculo fundamental, estabelecido ou a estabelecer, é a relação entre um grupo e seus membros com uma tarefa determinada"

 

Assertiva Falsa.

 

e)  A técnica busca trabalhar apenas os aspectos manifestos do grupo.

 

A técnica trabalha com os aspectos manifestos e latentes. Veja o texto de Pichon-Rivière:

 

"Em que consiste nossa técnica? Pode se dizer que em dois aspectos fundamentais: no aspecto manifesto, explicito e no aspecto implícito, o latente."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

83) Em um serviço de saúde, um psicólogo organizou um grupo operativo terapêutico aberto, com pacientes que sofrem pelo consumo excessivo de álcool. Durante um dos encontros, uma das pacientes se queixou do fato de que um dos membros do grupo comentou, fora da sessão, sobre uma situação constrangedora e sigilosa que ela havia compartilhado com o grupo. Essa situação

  • A) é frequentemente identificada em atendimentos grupais, para os quais é dispensável a realização de um enquadre.
  • B) caracteriza um acting maligno, que solicita e justifica a exclusão do integrante que rompeu a regra do sigilo do grupo.
  • C) ilustra a inadequação da estratégia grupal para o acompanhamento de pacientes que têm diagnósticos associados ao uso de álcool.
  • D) constitui uma violação do enquadre grupal, e deve ser trabalhada pelo psicólogo com todos os integrantes do grupo.
  • E) sugere a necessidade de se oferecer à paciente que foi vítima da quebra de sigilo um atendimento em psicoterapia individual.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) constitui uma violação do enquadre grupal, e deve ser trabalhada pelo psicólogo com todos os integrantes do grupo.

Gabarito Letra D

 

Em um serviço de saúde, um psicólogo organizou um grupo operativo terapêutico aberto, com pacientes que sofrem pelo consumo excessivo de álcool. Durante um dos encontros, uma das pacientes se queixou do fato de que um dos membros do grupo comentou, fora da sessão, sobre uma situação constrangedora e sigilosa que ela havia compartilhado com o grupo. Essa situação
 

a)  é frequentemente identificada em atendimentos grupais, para os quais é dispensável a realização de um enquadre.

Errado. O enquadre é fundamental, entre outros motivos, por combinar o sigilo entre os participantes, que é essencial para o bom funcionamento do grupo.


b)  caracteriza um acting maligno, que solicita e justifica a exclusão do integrante que rompeu a regra do sigilo do grupo.

Errado. Não necessariamente é uma ação “maligna”, é só algo que deve ser bem acordado para que não aconteça, e depois que aconteceu, deve ser manejado pelo psicólogo com todo o grupo.


c)  ilustra a inadequação da estratégia grupal para o acompanhamento de pacientes que têm diagnósticos associados ao uso de álcool.

Errado. A estratégia grupal é muito utilizada e aconselhada para pacientes com diagnósticos associados ao álcool, mas os devidos cuidados devem ser tomados.


d)  constitui uma violação do enquadre grupal, e deve ser trabalhada pelo psicólogo com todos os integrantes do grupo.

Certo!


e)  sugere a necessidade de se oferecer à paciente que foi vítima da quebra de sigilo um atendimento em psicoterapia individual.

Errado. É preciso trabalhar e resolver o que aconteceu no grupo.

 

Nosso gabarito é Letra D.

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84) No decorrer de um processo terapêutico em Gestaltterapia, a relação construída entre um terapeuta e o seu cliente é

  • A) baseada no contato que cada um dos pares estabelece consigo mesmo e com o outro, e em como um toca o outro e é por ele tocado, em um sentido amplo.
  • B) alvo de tensões que desencadeiam afetos que precisam ser interpretados para que ocorra a elaboração dos conteúdos inconscientes.
  • C) permeada por ruídos que, uma vez reformulados no aqui- agora da sessão, permitem atingir uma visão única sobre o presente.
  • D) mediada pelos pensamentos com caráter disfuncional do cliente, que precisam ser reconfigurados a partir dos elementos da realidade.
  • E) regida pela lógica e pela congruência, pois a racionalidade é uma conquista que precisa ser enaltecida nos relacionamentos humanos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) baseada no contato que cada um dos pares estabelece consigo mesmo e com o outro, e em como um toca o outro e é por ele tocado, em um sentido amplo.

Gabarito Letra A

 

No decorrer de um processo terapêutico em Gestaltterapia, a relação construída entre um terapeuta e o seu cliente é


a)  baseada no contato que cada um dos pares estabelece consigo mesmo e com o outro, e em como um toca o outro e é por ele tocado, em um sentido amplo.

Certo!

“Além disso, constata-se que o conceito de contato é o eixo central dessa abordagem, sendo a Gestalt-terapia muitas vezes definida como terapia do contato. No decorrer do processo terapêutico, a relação construída com o cliente é baseada no contato que cada um dos pares estabelece consigo mesmo e com o outro, em como toca o outro e é por ele tocado, mas tocar no sentido lato. Se o terapeuta for capaz de, como diz Quadros (2007, p. 126), "captar sem capturar, experienciar sem classificar, resgatar sem recuperar, acompanhando a pessoa em seu fluxo livre em busca de si mesma", pode surgir uma relação de nutrição. Se há nutrição, é porque o contato foi enriquecido e, portanto, houve crescimento, transformação.”


b)  alvo de tensões que desencadeiam afetos que precisam ser interpretados para que ocorra a elaboração dos conteúdos inconscientes.

Errado. O que a afirmativa descreve é a transferência e contratransferência, característicos da psicanálise.


c)  permeada por ruídos que, uma vez reformulados no aqui- agora da sessão, permitem atingir uma visão única sobre o presente.

Errado.


d)  mediada pelos pensamentos com caráter disfuncional do cliente, que precisam ser reconfigurados a partir dos elementos da realidade.

Errado. Reconfiguração de pensamentos disfuncionais faz parte da terapia cognitiva.

 
e)  regida pela lógica e pela congruência, pois a racionalidade é uma conquista que precisa ser enaltecida nos relacionamentos humanos.

Errado.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

FRAZÃO, L. M. FUKUMITSU, K. O. [orgs] Gestalt-terapia: conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014.

85) Sobre os Fundamentos da Psicoterapia, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. A psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado.

 

II. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica. Seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva ou comportamental.

 

III. Em relação às especificidades técnicas, as principais diferenças se relacionam aos objetivos e recursos utilizados, frequência das sessões e tempo de duração do tratamento, setting, treinamento exigido aos terapeutas, pré-requisitos dos pacientes, alcances e resultados a serem atingidos.

 

IV. Apesar da grande diversidade de modelos e concepções em psicoterapia, pode-se dizer que as mesmas apresentam alguns importantes elementos comuns como: a necessidade de uma relação de confiança em relação ao terapeuta; a crença por parte do paciente de que o terapeuta irá ajudá-lo; que os objetivos serão alcançados; a pressuposição da existência de uma modelo conceitual que prevê uma explicação possível para o sintoma/ problema e um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-lo.

 

  • A) Apenas I, II e III estão corretas.

  • B) Apenas I, II e IV estão corretas.

  • C) Apenas III e IV estão corretas.

  • D) Todas as alternativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Todas as alternativas estão corretas.

 

Sobre os Fundamentos da Psicoterapia, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. A psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado.

 

CORRETA. Segundo Osório & Cols. (2017, p. 4):

“a psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica e seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva e comportamental”

 


II. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica. Seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva ou comportamental.

 

 CORRETA. Vide correção da Letra “A” com base na literatura de Osório & Cols. (2014).

 

 

III. Em relação às especificidades técnicas, as principais diferenças se relacionam aos objetivos e recursos utilizados, frequência das sessões e tempo de duração do tratamento, setting, treinamento exigido aos terapeutas, pré-requisitos dos pacientes, alcances e resultados a serem atingidos.

 

 CORRETA. Ratificando a assertiva supracitada, Osório & Cols. (2017, p. 5) menciona:

 

Em relação às especificidades técnicas, as principais diferenças se relacionam aos objetivos e recursos utilizados (interpretação, exposição, psicoeducação), frequência das sessões e tempo de duração do tratamento, setting (grupal, familiar, individual), treinamento exigido aos terapeutas, prérequisitos dos pacientes, alcances e resultados a serem atingidos.”

 


 

IV. Apesar da grande diversidade de modelos e concepções em psicoterapia, pode-se dizer que as mesmas apresentam alguns importantes elementos comuns como: a necessidade de uma relação de confiança em relação ao terapeuta; a crença por parte do paciente de que o terapeuta irá ajudá-lo; que os objetivos serão alcançados; a pressuposição da existência de uma modelo conceitual que prevê uma explicação possível para o sintoma/ problema e um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-lo.

 

CORRETA. A informação é corroborada por Osório & Cols. (2017, p. 4):

“Apesar da grande diversidade de modelos e concepções em psicoterapia, pode-se dizer que as mesmas apresentam alguns importantes elementos comuns. São eles: a) necessidade de uma relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta; b) crença por parte do paciente de que o terapeuta irá ajudá-lo e de que os objetivos serão alcançados; e c) pressuposição da existência de uma modelo conceitual que prevê uma explicação possível para o sintoma/ problema e um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-lo.”

 


  

Com base na análise das proposições apresentadas mediante literatura consultada ratifica-se que todas as alternativas estão corretas, portanto, LETRA “D”.

 

_______________

Fonte consultada:

 

de Lima Osório, F., Mendes, A. I. F., da Cruz Pavan-Cândido, C., & Silva, U. C. A. (2017). Psicoterapias: conceitos introdutórios para estudantes da área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto, Online.)50(Supl 1), 3-21.

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86) Na terapia de grupo, especialmente em seu início, a invalidação dos sentimentos de singularidade de um paciente é uma importante forma de alívio. Apesar da complexidade dos problemas humanos, certos denominadores comuns são claramente evidentes entre os indivíduos, e os membros de um grupo terapêutico logo percebem suas semelhanças. Esse conteúdo diz respeito ao fator terapêutico denominado

  • A) instilação de esperança.

  • B) desenvolvimento de técnicas de socialização.

  • C) altruísmo.

  • D) comportamento imitativo.

  • E) universalidade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) universalidade.

Gabarito Letra E

 

Na terapia de grupo, especialmente em seu início, a invalidação dos sentimentos de singularidade de um paciente é uma importante forma de alívio. Apesar da complexidade dos problemas humanos, certos denominadores comuns são claramente evidentes entre os indivíduos, e os membros de um grupo terapêutico logo percebem suas semelhanças. Esse conteúdo diz respeito ao fator terapêutico denominado

 

a)  instilação de esperança.

Errado. O fator terapêutico da instilação de esperança:

“Ter esperança de melhorar é crucial para qualquer terapia. Perceber a melhora de outras pessoas que têm os mesmos problemas faz com que os pacientes acreditem que também são capazes de vencer suas dificuldades.”

 

b)  desenvolvimento de técnicas de socialização.

Errado.

"“A aprendizagem social - O desenvolvimento de habilidades sociais básicas - e um fator terapêutico que opera em todos os grupos de terapia, embora a natureza das habilidades ensinadas e o grau em que o processo e explícito variem muito, dependendo do tipo de terapia de grupo. Pode haver uma ênfase explicita no desenvolvimento de habilidades sociais em, por exemplo, grupos que preparam pacientes hospitalizados para a alta ou grupos de adolescentes.”

 

c)  altruísmo.

Errado. No fator terapêutico do altruísmo:

“O grupo estimula a possibilidade de ajudar os outros, um desejo inerente ao ser humano.”

 

d)  comportamento imitativo.

Errado. O fator terapêutico do comportamento imitativo ocorre:

“Pela simples observação do comportamento saudável das outras pessoas.”

 

e)  universalidade.

Certo! O que a questão descreve é a universalidade:

“Perceber outras pessoas com o mesmo problema diminui o isolamento, a vergonha e o estigma associados aos sintomas de muitos transtornos mentais.”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

CORDIOLI, A.V. Psicoterapias – Abordagens Atuais. 3. ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2008

87) A respeito dos aspectos que têm relação com a terapia e o trabalho do terapeuta de grupo, assinale a alternativa correta.

  • A) Para se obter efetividade na psicoterapia de grupo, são essenciais a experiência do aqui-e-agora e a análise do processo, que configuram dois níveis do trabalho terapêutico.

  • B) Grupos psicoeducativos, grupos cognitivo-comportamentais e grupos de apoio destacam a importância da experiência passada inconsciente dos membros do grupo.

  • C) O foco no aqui-e-agora, para ser eficaz, implica em ações que impeçam o desenvolvimento de fortes sentimentos entre os membros do grupo, o terapeuta e o grupo como um todo.

  • D) Para que se mobilize o poderoso fator terapêutico da aprendizagem interpessoal, é desnecessário que o grupo reconheça, examine e entenda seu próprio processo.

  • E) Na busca de efetividade no trabalho grupal, é suficiente que a experiência do aqui-e-agora esteja presente, prescindindo da outra parte do aqui-e-agora, que é a análise do processo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Para se obter efetividade na psicoterapia de grupo, são essenciais a experiência do aqui-e-agora e a análise do processo, que configuram dois níveis do trabalho terapêutico.

Gabarito Letra A

 

A respeito dos aspectos que têm relação com a terapia e o trabalho do terapeuta de grupo, assinale a alternativa correta.

 

a)  Para se obter efetividade na psicoterapia de grupo, são essenciais a experiência do aqui-e-agora e a análise do processo, que configuram dois níveis do trabalho terapêutico.

Certo!

 

b)  Grupos psicoeducativos, grupos cognitivo-comportamentais e grupos de apoio destacam a importância da experiência passada inconsciente dos membros do grupo.

Errado. Esses grupos não consideram experiência passada inconsciente como fator de tratamento.

“A principal diferença entre um grupo de psicoterapia que espera efetuar mudanças amplas e duradouras no caráter e no comportamento e grupos Como o AA, grupos psicoeducativos, grupos cognitivo-comportamentais e grupos de apoio a pacientes com câncer e que o grupo de psicoterapia enfatiza a importância da experiencia no aqui-e-agora”

 

c)  O foco no aqui-e-agora, para ser eficaz, implica em ações que impeçam o desenvolvimento de fortes sentimentos entre os membros do grupo, o terapeuta e o grupo como um todo.

Errado. Pelo contrário.

“Primeiramente, tenha em mente este importante princípio - talvez a questão mais importante em todo este livro: O foco no aqui-e-agora, para ser efetivo, consiste de dois níveis simbióticos, que não tem poder terapêutico isoladamente. o primeiro nível diz respeito a experiencia: os membros vivem no aqui-e-agora. Eles desenvolvem fortes sentimentos para com os outros membros do grupo, o terapeuta e o grupo como um todo. Esses sentimentos do aqui-e-agora tomam-se o discurso principal do grupo. O foco e atemporal: os eventos imediatos do encontro assumem precedência sobre os eventos da vida exterior atual e do passado distante dos membras”

 

d)  Para que se mobilize o poderoso fator terapêutico da aprendizagem interpessoal, é desnecessário que o grupo reconheça, examine e entenda seu próprio processo.

Errado. Pelo contrário, esse reconhecimento é fundamental.

 

e)  Na busca de efetividade no trabalho grupal, é suficiente que a experiência do aqui-e-agora esteja presente, prescindindo da outra parte do aqui-e-agora, que é a análise do processo.

Errado.

“Mas o foco no aqui-e-agora rapidamente atinge os limites de sua utilidade sem o segundo nível que é o esclarecimento do processo. Para que se mobilize o poderoso fator terapêutico da aprendizagem interpessoal, o grupo deve reconhecer, examinar e entender o processo. Ele deve se examinar, deve estudar as suas próprias transações, deve transcender a experiencia pura e se aplicar a integração dessa experiencia. Assim, o uso efetivo do aqui-e-agora exige dois passos: o grupo vive no aqui-e-agora e também se volta para si mesmo. Ele realiza um cicLo auto-reflexivo e examina o comportamento que acaba de ocorrer no aqui-e-agora.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Psicoterapia de grupo: teoria e prática – Irvin D. Yalon e Molyn Leszcz. Editora Artmed, Porto Alegre, 2006

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88) Está INCORRETO quanto à Psicoterapia Analítica:

  • A) É a psicoterapia junguiana.

  • B) O psicólogo monitora o universo simbólico.

  • C) Foca a terapia nos sonhos.

  • D) Estabelece dicotomia inconciliável entre consciente e inconsciente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Estabelece dicotomia inconciliável entre consciente e inconsciente.

Gabarito Letra E

 

Está INCORRETO quanto à Psicoterapia Analítica:

 

a)  É a psicoterapia junguiana.

Certo! A psicoterapia de Jung é a psicoterapia analítica.

“Enquanto Freud acreditava que grande parte da personalidade já estava formada na metade da infância, aproximadamente. Jung preferia ver a personalidade em termos de suas metas e orientação futuras. Finalmente, a fenda entre esses dois pilares do pensamento psicológico aumentou a ponto de a separação de caminhos parecer ser a única solução. Eles começaram a seguir caminhos diferentes em 1913. Depois disso, Jung retirou-se para a privacidade de sua casa durante um período de solidão e introspecção que durou vários anos. Nessa época, ele se auto-analisou profundamente, chegando a conhecer cada um dos componentes de sua psique. Ao fim desse período, estava mais do que convicto de que os princípios básicos de sua teoria eram universalmente válidos. Para distinguir sua teoria da teoria da psicanálise freudiana, ele a chamou de psicologia analítica.” (Friedman e Schustack)

 

b)  O psicólogo monitora o universo simbólico.

Certo! Veja:

“Na psicoterapia junguiana, o psicólogo monitora o universo simbólico, focando o trabalho com os sonhos. Nesse caso, há um diálogo entre o consciente e o inconsciente, o que ajuda na transformação e na ampliação de um olhar interior do paciente. Nessa terapia também utiliza-se a forma não-interpretativa, por meio de desenhos e sandplay, que é um jogo de areia.” (Matéria site Minha vida)

 

c)  Foca a terapia nos sonhos.

Certo! Como vimos, o foco nos sonhos está relacionado com o monitoramento do universo simbólico.

 

d)  Estabelece dicotomia inconciliável entre consciente e inconsciente.

Errado. Na verdade, na teoria de Jung o inconsciente pessoal e o consciente estão mais próximos que para Freud.

“O segundo componente da mente apresentado por Jung, o inconsciente pessoal, contém pensamentos e sentimentos que não fazem parte do conhecimento consciente no presente. Os pensamentos do inconsciente pessoal, entretanto, podem ser acessados. O inconsciente pessoal contém tanto pensamentos quanto impulsos que simplesmente não têm importância no presente e aos quais foram reprimidos de forma intensa por significar ameaça ao ego. Por exemplo, quando você está assistindo a uma aula de psicologia, não está pensando sobre seu encontro amoroso na noite passada (esperamos nós). Essas informações não foram reprimidas; apenas não são importantes no momento. A pessoa que está sentada a seu lado pode estar abrigando profundo ressentimento e animosidade para com um irmão ou irmã por causa de inúmeras rivalidades no passado e, contudo, pertencer a uma família em que o amor â família é de suprema importância. Esse indivíduo talvez reprima esses ressentimentos porque eles ameaçam sua capacidade de se ver como uma pessoa 'boa". Tanto esses pensamentos quanto seus impulsos são considerados por Jung como parte do inconsciente pessoal. (Observe que os pensamentos sobre o encontro amoroso na noite passada provavelmente seriam chamados por Freud de "pré-conscientes'.) Para Jung. além disso, o inconsciente pessoal continha informações passadas (retrospectivas) e futuras (prospectivas). Essa constatação partiu da observação de que vários de seus pacientes tinham sonhos relacionados com problemas c eventos futuros. Isso não quer dizer que eles "viam ' o futuro, mas que sentiam coisas que tendiam a acontecer. Concluindo, Jung acreditava que o inconsciente pessoal serve para compensar (equilibrar) atitudes e idéias conscientes.” (Friedman e Schustack)

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Friedman, H. S. et Schustack, M. W. Teorias da personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. São Paulo: Pearson. Prentice Hall, 1999

Especialistas explicam como funciona cada tipo de psicoterapia. Disponível em: www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/33118-especialistas-explicam-como-funciona-cada-tipo-de-psicoterapia

89) Pichon-Rivière começou a trabalhar com grupos na medida em que observava a influência do grupo familiar em seus pacientes. Sua prática psiquiátrica esteve subsidiada principalmente pela psicanálise e pela psicologia social, sendo ele o fundador tanto da Escola Psicanalítica Argentina (1940) como do Instituto Argentino de Estudos Sociais (1953).

 

Sobre a técnica dos Grupos Operativos, assinale a afirmativa correta.

  • A) A técnica do grupo operativo, sistematizada por Picho n Rivière, consiste em um trabalho que tem como objetivo promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos no processo.

  • B) A técnica de grupo operativo não propõe a intervenção de um coordenador; mas propõe um observador que registra a reunião, resgata a história do grupo e analisa os pontos emergentes, o movimento do grupo em torno da tarefa e os papéis desempenhados pelos integrantes.

  • C) A técnica do grupo operativo pressupõe somente uma tarefa que está explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).

  • D) O momento da tarefa é caracterizado pelas resistências, ansiedades e medos dos integrantes do grupo, no contato com os outros e consigo mesmo. A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir se para o novo, pode se dizer que o grupo está na tarefa.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A técnica do grupo operativo, sistematizada por Picho n Rivière, consiste em um trabalho que tem como objetivo promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos no processo.

Gabarito Letra A
 

Sobre a técnica dos Grupos Operativos, assinale a afirmativa correta.

a)  A técnica do grupo operativo, sistematizada por Picho n Rivière, consiste em um trabalho que tem como objetivo promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos no processo.

Certo!

“A aprendizagem centrada nos processos grupais coloca em evidência a possibilidade de uma nova elaboração de conhecimento, de integração e de questionamentos acerca de si e dos outros. A aprendizagem é um processo contínuo em que comunicação e interação são indissociáveis, na medida em que aprendemos a partir da relação com os outros.

A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.”

 

b)  A técnica de grupo operativo não propõe a intervenção de um coordenador; mas propõe um observador que registra a reunião, resgata a história do grupo e analisa os pontos emergentes, o movimento do grupo em torno da tarefa e os papéis desempenhados pelos integrantes.

Errado. Nos grupos operativos há a presença e intervenção de um coordenador.

“A técnica de grupo operativo propõe a presença e intervenção de um coordenador, que indaga e problematiza, estabelecendo algumas articulações entre as falas e os integrantes, sempre direcionando o grupo para a tarefa comum; e um observador que registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois analisa com o coordenador os pontos emergentes, o movimento do grupo em torno da tarefa e os papéis desempenhados pelos integrantes. Em relação aos papéis no grupo, podemos dizer que alguns são fixos, como o papel do coordenador e do observador, enquanto outros emergem no decorrer do processo, articulando-se com as necessidades e com as expectativas tanto individuais quanto grupais, podendo alternar-se. O porta-voz é o integrante que explicita o que está implícito, colaborando com a tarefa. O bode-expiatório aparece quando explicita algo não tem a aceitação do grupo. Já o líder de mudança surge no momento em que o que foi explicitado pelo portavoz é aceito pelo grupo contribuindo para o movimento dialético grupal”

 

 c)  A técnica do grupo operativo pressupõe somente uma tarefa que está explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).

Errado. Além da tarefa explícita há também a tarefa implícita.

A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador). Para Pichon-Rivière (1998), o processo grupal se caracteriza por uma dialética na medida em que é permeado por contradições, sendo que sua tarefa principal é justamente analisar essas contradições. O autor utiliza uma representação para mostrar o movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação de um grupo, que é o cone invertido.”

 

d)  O momento da tarefa é caracterizado pelas resistências, ansiedades e medos dos integrantes do grupo, no contato com os outros e consigo mesmo. A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir se para o novo, pode se dizer que o grupo está na tarefa.

Errado. O momento caracterizado pelas resistências, ansiedades e medos é a pré-tarefa.

“A mudança, que é o objetivo primordial de todo grupo operativo, envolve todo um processo gradativo, no qual os integrantes do grupo passam a assumir diferentes papéis e posições frente à tarefa grupal. O momento da pré-tarefa é caracterizado pelas resistências dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, na medida em que o novo, o grupo, gera ansiedade e medo, medo de perder o próprio referencial, de se deparar com algo que possa surpreender e por sua vez suspender suas velhas e cômodas certezas a cerca de si e do mundo. A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir-se para o novo e o desconhecido, pode-se dizer que o grupo está na tarefa.

A tarefa é a trajetória que o grupo percorre para atingir seus objetivos, ela está relacionada ao modo como cada integrante interage a partir de suas próprias necessidades. Compartilhar essas necessidades em torno dos objetivos comuns do grupo pressupõe flexibilidade, descentramento e perspectiva de abertura para o novo. Quando o grupo aprende a problematizar as dificuldades que emergem no momento da realização de seus objetivos, podemos dizer que ele entrou em tarefa, pois a elaboração de um projeto comum já é possível e este grupo pode passar a operar um projeto de mudanças.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Bastos, Alice Beatriz B. Izique. (2010). A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicologo informacao14(14), 160-169. Recuperado em 15 de dezembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092010000100010&lng=pt&tlng=pt.

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90)

Com base em seu conhecimento sobre o atendimento psicoterapêutico com crianças, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do acompanhamento psicológico infantil.

  • A) As entrevistas iniciais são realizadas com os pais ou principais cuidadores da criança.

  • B) O encaminhamento à psicoterapia pode ser feito exclusivamente pela escola ou pelo pediatra da criança.

  • C) O ambiente escolar é um importante pilar na melhor compreensão da demanda e dinâmica da criança.

  • D) É através do brincar que a criança expressará seu mundo simbólico, encontrando recursos de enfrentamento para se posicionar diante do mundo através do processo terapêutico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O encaminhamento à psicoterapia pode ser feito exclusivamente pela escola ou pelo pediatra da criança.

Gabarito Letra B

 

Com base em seu conhecimento sobre o atendimento psicoterapêutico com crianças, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do acompanhamento psicológico infantil.

a)  As entrevistas iniciais são realizadas com os pais ou principais cuidadores da criança.

Certo. É fundamental que a entrevista inicial seja feita com os pais ou principais cuidadores, uma vez que a criança não é capaz de oferecer informações objetivas sobre si e sua história.

 

b)  O encaminhamento à psicoterapia pode ser feito exclusivamente pela escola ou pelo pediatra da criança.

Errado. Outros profissionais da saúde podem encaminhar a criança para psicoterapia, como nutricionistas, fonoaudiólogos, ou mesmo os próprios pais podem levar a criança ao psicólogo de forma espontânea.

 

c)  O ambiente escolar é um importante pilar na melhor compreensão da demanda e dinâmica da criança.

Certo. A criança passa boa parte de seu dia na escola, fazendo com que o ambiente escolar seja muito relevante no seu processo psicoterápico.

 

d)  É através do brincar que a criança expressará seu mundo simbólico, encontrando recursos de enfrentamento para se posicionar diante do mundo através do processo terapêutico.

Certo. Por esse motivo, é importante que os atendimentos psicoterápicos infantis tenham um caráter lúdico.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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