Segundo as concepções de Enrique Pichon-Riviere, em um processo terapêutico grupal.
- A) Preconizam-se três objetivos principais: uma reeducação das concepções errôneas, um treinamento de habilidades comportamentais e uma modificação de estilo de viver.
- B) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
- C) Preconiza-se a função de controle dos afetos, apresenta o estímulo com intensidade total, impedindo a resposta antiga de ocorrer e se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
- D) Constitui-se a noção dos três Ds, apresenta o estímulo com intensidade total e afirma que a dinâmica de qualquer grupo se manifesta em três áreas: corpo, mundo interno, mundo psicossocial.
- E) Preconiza-se a manifestação da dinâmica de qualquer grupo através das três áreas corpo, mundo interno e psicossocial, acredita que a linguagem verbal como a não verbal são importantes e permite estimular o relato de todos os integrantes sobre a mesma problemática.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
Gabarito Letra B
Segundo as concepções de Enrique Pichon-Riviere, em um processo terapêutico grupal.
a) Preconizam-se três objetivos principais: uma reeducação das concepções errôneas, um treinamento de habilidades comportamentais e uma modificação de estilo de viver.
Errado. Essas são características dos grupos de abordagem cognitivo-comportamental.
b) Constitui-se o esquema conceitual referencial operativo(ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer grupo e que se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
Certo!
“A conceituação e a aplicação dos grupos operativos, como foi dito antes, devem muito a Pichon Rivièrep) que, desde 1945, os introduziu, sistematizou e divulgou. Este autor construiu o seu “esquema conceituai referencial operativo" (ECRO), considerando uma série de fatores, tanto conscientes como inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer campo grupai, e que se manifestam em três áreas: mente, corpo e mundo externo. Pichon Rivière construiu uma extensa e sólida edificação teórica, cuja reconhecida importância justifica que nos alonguemos na enumeração de seus principais conceitos, ainda que, aqui, nos limitemos praticamente a uma titulação dos mesmos.”
c) Preconiza-se a função de controle dos afetos, apresenta o estímulo com intensidade total, impedindo a resposta antiga de ocorrer e se manifesta em três áreas: mente, corpo e mundo externo.
Errado. Não é essa a definição do autor.
d) Constitui-se a noção dos três Ds, apresenta o estímulo com intensidade total e afirma que a dinâmica de qualquer grupo se manifesta em três áreas: corpo, mundo interno, mundo psicossocial.
Errado. As áreas de manifestação da dinâmica dos grupos são corpo, mente e mundo externo, não mundo psicossocial.
e) Preconiza-se a manifestação da dinâmica de qualquer grupo através das três áreas corpo, mundo interno e psicossocial, acredita que a linguagem verbal como a não verbal são importantes e permite estimular o relato de todos os integrantes sobre a mesma problemática.
Errado. As áreas de manifestação da dinâmica dos grupos são corpo, mente e mundo externo, não mundo interno e psicossocial.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: ZIMERMAN, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2.ed. Porto Alegre : Artmed, 2000.
Deixe um comentário