Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo WHITBOURNE e HALGIN, sobre o curso do tratamento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

( ) Acima e além de quaisquer técnicas que um profissional utilize para tratar os problemas de um cliente, a qualidade do relacionamento entre eles é um determinante crucial de a terapia ser ou não bem-sucedida.

 

( ) A psicoterapia é um empreendimento conjunto no qual o cliente desempenha um papel ativo.

 

( ) As atitudes do cliente em relação à terapia e ao terapeuta não são uma parte importante no relacionamento terapêutico.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) C - C - E.

Gabarito: Letra A

(C) Acima e além de quaisquer técnicas que um profissional utilize para tratar os problemas de um cliente, a qualidade do relacionamento entre eles é um determinante crucial de a terapia ser ou não bem-sucedida.

Certo! Não há como hierarquizar as técnicas entre si, mas é possível afirmar que, independente da técnica utilizada, o relacionamento entre o profissional e o cliente é fundamental para o sucesso da terapia.

“Acima e além de quaisquer técnicas que um profissional utilize para tratar os problemas de um cliente, a qualidade do relacionamento entre eles é um determinante crucial de a terapia ser ou não bem-sucedida. Um bom terapeuta faz mais do que administrar objetivamente o tratamento a um cliente. Os melhores clínicos introduzem no relacionamento terapêutico um interesse pessoal, uma preocupação e um respeito pelo cliente. A dra. Tobin trabalhará com Peter nas primeiras semanas de terapia a fim de estabelecer essa base sólida para seu trabalho juntos.”

(C) A psicoterapia é um empreendimento conjunto no qual o cliente desempenha um papel ativo.

Certo! A terapia só pode ser realizada se tanto o paciente quanto o profissional estiverem engajados no processo.

Em situações ideais, a psicoterapia é um empreendimento conjunto no qual o cliente desempenha um papel ativo. Compete basicamente a ele descrever e identificar a natureza de seu transtorno, explicar as reações pessoais à medida que o tratamento progride e iniciar e acompanhar as mudanças”

(E) As atitudes do cliente em relação à terapia e ao terapeuta não são uma parte importante no relacionamento terapêutico.

Errado. As atitudes do cliente são, sim, muito importantes no relacionamento terapêutico.

As atitudes do cliente em relação à terapia e ao terapeuta são uma parte importante da contribuição que ele dá ao relacionamento terapêutico. Há uma qualidade especial na ajuda que o cliente está pedindo; envolve material que pode ser doloroso, constrangedor e pessoalmente revelador que ele não está acostumado a revelar para outro indivíduo. A maioria das pessoas sente-se muito mais à vontade discutindo seus problemas médicos, legais, financeiros e outros fora da esfera das emoções. As atitudes sociais em relação aos transtornos psicológicos também têm um papel. As pessoas podem sentir que devem ser capazes de lidar com seus problemas emocionais sem procurar ajuda. Podem acreditar que, se não puderem resolver seus próprios problemas emocionais, são imaturas ou incompetentes. Além disso, ter que procurar um profissional pode fazer uma pessoa acreditar que é “louca”. Embora as atitudes em relação a terapia estejam se tornando mais aceitas na atual cultura ocidental, ainda há um grau de vergonha ou constrangimento que os clientes devem enfrentar.”

Assim, a sequência correta é C C E

Gabarito Letra A

Referência

WHITBOURNE, S. K.; HALGIN, R. P. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. 7.ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *