Sobre os fundamentos da psicoterapia, relacione os autores com seus respectivos pressupostos e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Adler.
2. Jung.
3. Klein.
4. Maslow.
( ) O objetivo da terapia deveria ser a adoção de valores. Ou seja, que as pessoas valorizassem a verdade, a justiça, a bondade e a simplicidade.
( ) A terapia objetiva reduzir ansiedades depressivas e os temores persecutórios, e mitigar a gravidade dos objetos internalizados.
( ) A finalidade da psicoterapia é aumentar a coragem, reduzir os sentimentos de inferioridade e encorajar o interesse social.
( ) O objetivo final da terapia é ajudar os pacientes neuróticos a se tornarem saudáveis e encorajar pessoas saudáveis a trabalharem de forma independente em direção à autorrealização.
- A) 4 – 3 – 1 – 2.
- B) 1 – 2 – 4 – 3.
- C) 2 – 3 – 4 – 1.
- D) 4 – 2 – 3 – 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 4 – 3 – 1 – 2.
Gabarito: Letra A
(4) O objetivo da terapia deveria ser a adoção de valores. Ou seja, que as pessoas valorizassem a verdade, a justiça, a bondade e a simplicidade.
Esse objetivo é da terapia de Maslow.
“Para Maslow (1970), o objetivo da terapia deveria ser que as pessoas adotassem os valores de ser, ou seja, valorizassem a verdade, a justiça, a bondade, a simplicidade. Para atingir esse objetivo, os pacientes precisam estar livres da dependência dos outros, de modo que seu impulso natural em direção ao crescimento e a autorrealização possa se tornar ativo. A psicoterapia não pode ser livre de valores, mas precisa levar em consideração o fato de que todos possuem urna tendencia inerente a avançar em direção a uma condição melhor e mais enriquecedora, isto é, a auto realização.”
(3) A terapia objetiva reduzir ansiedades depressivas e os temores persecutórios, e mitigar a gravidade dos objetos internalizados.
Esses são os objetivos da terapia de Klein.
“A finalidade da terapia kleiniana é reduzir as ansiedades depressivas e os temores persecutórios e mitigar a gravidade dos objetos internalizados. Para atingir esse objetivo, Klein encorajava seus pacientes a reexperimentarem emoções e fantasias precoces, mas, desta vez, como terapeuta apontando as diferenças entre realidade e fantasia, entre consciente e inconsciente. Ela também permitia que os pacientes expressassem transferência positiva e negativa, situação que é essencial para a compreensão deles de como a fantasias inconscientes se conectam com as situações presentes do dia a dia. Depois de feita essa conexão, os pacientes se sentem menos perseguidos pelos objetos internalizados, experimentam redução na ansiedade depressiva e são capazes de projetar no mundo externo os objetos internos anteriormente assustadores.”
(1) A finalidade da psicoterapia é aumentar a coragem, reduzir os sentimentos de inferioridade e encorajar o interesse social.
É Adler que foca a questão dos sentimentos de inferioridade.
“A teoria adleriana postula que a psicopatologia resulta da falta de coragem, de sentimentos exagerados de inferioridade e do interesse social subdesenvolvido. Assim, a finalidade principal da psicoterapia adleriana é aumentar a coragem, reduzir os sentimentos de inferioridade e encorajar o interesse social. Essa tarefa, no entanto, não é fácil, porque os pacientes lutam para manter a visão confortável de si mesmos. Para superar essa resistência a mudança, Adler, por vezes, perguntava aos pacientes: "O que você faria se eu lhe curasse imediatamente?". Essa pergunta geralmente forcava os pacientes a examinarem seus objetivos e verem que a responsabilidade por seu sofrimento atual é deles.”
(2) O objetivo final da terapia é ajudar os pacientes neuróticos a se tornarem saudáveis e encorajar pessoas saudáveis a trabalharem de forma independente em direção à autorrealização.
Aqui, temos a terapia de Jung.
“O objetivo final da terapia junguiana é ajudar os pacientes neuróticos a se tornarem saudáveis e encorajar pessoas saudáveis a trabalharem de forma independente em direção a auto realização. Jung procurava atingir tal objetivo usando técnicas como a análise dos sonhos e a imaginação ativa para ajudar os pacientes a descobrirem material inconsciente pessoal e coletivo e a equilibrar essas imagens inconscientes com sua atitude consciente (Jung, 1931/1954a).”
Assim, a sequência correta é 4 – 3 – 1 – 2.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: FEIST, J.; FEIST, G. J. Teorias da personalidade. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2008.
Deixe um comentário