Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os papéis ou posições da estrutura do grupo terapêutico, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(    ) No grupo há um constante jogo de adjudicação e de assunção de papéis, sendo que uma boa referência de que está ocorrendo uma apropriada evolução grupal seria quando os papéis abandonam a característica de estereotipados e determinados e adquirem uma plasticidade intercambiável.

(    ) Em cada papel do grupo se concentram as expectativas, carências e crenças racionalizantes de cada um, que compõem a imago grupal idiossincrática.

(    ) A medida que os papéis estiverem sendo reconhecidos, admitidos e alterados, os membros do grupo vão alcançando um discernimento de sua própria identidade, assim como uma distinção com a dos outros.

(    ) Concerne, geralmente, o papel de radar ao indivíduo mais regressivo do grupo.

(    ) O vestal é uma modalidade de papel que incide na ocorrência da totalidade do grupo incumbir a um certo membro a função de cometer aquilo que lhes é impedido.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) V, F, V, V, F.

Gabarito: Letra A

(V) No grupo há um constante jogo de adjudicação e de assunção de papéis, sendo que uma boa referência de que está ocorrendo uma apropriada evolução grupal seria quando os papéis abandonam a característica de estereotipados e determinados e adquirem uma plasticidade intercambiável.

Verdadeiro!

 “Assim, há sempre, em qualquer grupo, um permanente jogo de adjudicação e de assunção de papéis, sendo que um seguro indicador de que está havendo uma boa evolução grupai é quando os papéis deixam de ser fixos e estereotipados e adquirem uma plasticidade intercambiável. À medida que os papéis forem sendo reconhecidos, assumidos e modificados, os indivíduos váo adquirindo um senso de sua própria identidade, assim como uma diferenciação com a dos demais.” 

 

(F) Em cada papel do grupo se concentram as expectativas, carências e crenças racionalizantes de cada um, que compõem a imago grupal idiossincrática.

Falso. Em cada papel se condensam as expectativas, necessidades e crenças irracionais de cada um e que compõem a fantasia básica inconsciente comum ao grupo todo.

“Da mesma forma como ocorre num sistema familiar, institucional, ou social, também um grupo terapêutico comporta-se como uma estrutura na qual há uma distribuição complementária de papéis e posições. Podemos dizer que em cada papel se condensam as expectativas, necessidades e crenças irracionais de cada um e que compõem a fantasia básica inconsciente comum ao grupo todo” 

 

V) A medida que os papéis estiverem sendo reconhecidos, admitidos e alterados, os membros do grupo vão alcançando um discernimento de sua própria identidade, assim como uma distinção com a dos outros.

Verdadeiro! Essa informação está no trecho apresentado na primeira afirmativa.

 

(V) Concerne, geralmente, o papel de radar ao indivíduo mais regressivo do grupo.

Verdadeiro! Sobre o papel do radar, relembre:

“Radar. Este papel cabe geralmente ao indivíduo mais regressivo do grupo, como é o caso de um paciente borderline em um grupo de nível neurótico, por exemplo. Neste caso, esse paciente, antes que os demais, capta os primeiros sinais das ansiedades que, ainda em estado larvário, estão emergindo no grupo. Esse papel também é conhecido como “caixa de ressonância”, em razão de que tal paciente-radar, por não ter condições de poder processar simbolicamente o que captou, pode vir a expressar essas ansiedades em sua própria pessoa através de somatizações, ou abandono da terapia, ou de crises explosivas, etc.”

 

(F) O vestal é uma modalidade de papel que incide na ocorrência da totalidade do grupo incumbir a um certo membro a função de cometer aquilo que lhes é impedido.

Falso. Pelo contrário, o vestal zela pela moral e os bons costumes.

 “7) Vestal. Da mesma forma como é regra nas instituições, também nos pequenos grupos é muito comum que alguém assuma o papel de zelar pela manutenção da “moral e dos bons costumes”. Um exagero nesse papel constitui a tão conhecida figura do "patrulheiro ideológico" que obstrui qualquer movimento no sentido de uma criatividade inovadora. Há um sério risco — nada incomum — de que o papel venha a ser assumido pelo próprio grupoterapeuta.”

 

Nosso gabarito é Letra A

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *