Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Texto 13A2-II

Natan, de 27 anos de idade, está estudando para concursos. Ele procurou atendimento psicológico devido ao fato de estar se sentido ansioso, triste e culpado. Por um lado, ele se sente incomodado com a possibilidade de passar em um concurso e afasta-se dos pais, que são idosos, já que é o único filho que ainda reside na casa dos genitores. Por outro lado, ele se sente pressionado, uma vez que é o cuidador primordial dos pais e não recebe, para essa tarefa, ajuda de irmãos e de parentes que moram em outra cidade.

Com relação ao caso clínico 13A2-II, Natan deve

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) ser submetido a aconselhamento psicológico, abordagem pautada na consideração positiva incondicional e na postura empática.

Gabarito: Letra B

 

a) passar por entrevista motivacional, especialmente, devido a seu caráter estritamente não diretivo.

Errado. A entrevista motivacional é mais indicada para comportamentos aditivos. Além disso, ela não é estritamente não diretiva.

b) ser submetido a aconselhamento psicológico, abordagem pautada na consideração positiva incondicional e na postura empática.

Certo!

c) ser encaminhado ao plantão psicológico, uma modalidade da entrevista motivacional que poderá beneficiá-lo.

Errado. O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento, não de entrevista motivacional.

“O Plantão Psicológico tem por objetivo ser um atendimento breve, que atenda a pessoa no momento em que está necessitando. Esta é a característica inovadora do serviço, pois, como salienta Mahfoud (2004), o Plantão Psicológico pretende enfrentar o desafio de atender um número maior de pessoas, ampliando, dessa forma, os recursos disponíveis em Saúde Mental, já que estes são insuficientes, especialmente no contexto da saúde pública. Além disso, deve-se levar em consideração a pouca informação da população quanto às especialidades e à diversidade de cada área da saúde. Esses fatores, em conjunto, geram um afunilamento da demanda, fazendo com que sejam atendidos como prioridade apenas os casos mais graves.

O atendimento no Plantão é baseado no aconselhamento psicológico centrado na pessoa. O desafio do plantonista é o de ouvir, acolher, acompanhar o cliente. Amparado pela crença na tendência ao desenvolvimento dos potenciais inerentes à existência humana, o trabalho do plantonista é o de estimular esta tendência, ajudar o cliente a encontrar caminhos para seu sofrimento, dentro da sua própria experiência.”

 

d) passar pelo processo de aconselhamento psicológico, cujo trabalho deve centrar-se na psicopatologia, assim como nos sinais de ansiedade apresentados.

Errado. O aconselhamento não se centra em psicopatologia. Para tratamento de psicopatologias, é necessário um processo psicoterapêutico.

 

e)  ser submetido a aconselhamento psicológico, já que seu tratamento deve considerar o interesse do cliente, a singularidade e a variabilidade da duração do processo.

Errado. Essa não é a base do aconselhamento.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Gomes, Fernanda Maria Donato. (2008). Plantão psicológico: novas possibilidades em saúde mental. Revista da SPAGESP9(1), 39-44

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *